Merlí

Merlí é uma produção catalã de 2015, exibida pela TV3 e estrelada por Francesc Orella que…

Primeiras Impressões: Mindhunter

Mindhunter estreou na Netflix nesta sexta-feira (13) sob toda a expectativa que uma série de David…

10 Séries para quem curte o mundo jurídico

Por: em 23 de outubro de 2016

10 Séries para quem curte o mundo jurídico

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers leves,

nada que estrague a série ou a sua experiência.

Vivemos numa sociedade cada vez mais sedenta de “justiça” e com a figura do juiz Sérgio Moro com tanta notoriedade e espaço na mídia, o mundo jurídico nunca esteve tão em alta na vida das pessoas. Pensando nisso, selecionamos algumas séries jurídicas para apresentar a vocês, dando destaque em como elas abordam o direito na série. Sem mais delongas, nossa lista em ordem alfabética.

Better Call Saul

better-call-saul-cast

Em Better Call Saul acompanhamos um advogado que saiu de uma grande firma para ser dono do próprio negócio. Saul não é la muito adepto de regras, faz o estilo trapaceiro e está sempre tentando encontrar atalhos para defender seus clientes, mesmo que sejam ilegais. Ética: a gente não vê por aqui.

Boston Legal

boston-legal-cast

Boston Legal mostra a rotina de trabalho de um grande escritório de Boston com casos milionários ou dramas que mexem com o coração dos fãs. Em meio a tudo isso temos a vida pessoal dos advogados que conduzem os casos. Com um elenco afiado que inclui o brilhante James Spader (The Blacklist) e a querida dos Apaixonados por Séries Monica Potter (Parenthood), a série foi indicada a vários prêmios e ficou no ar por cinco anos. Confesso que assisti apenas ao piloto, mas já estou apaixonada e planejando uma maratona em breve (Papai Noel, avisa a Netflix que Boston Legal é meu presente de Natal esse ano!).

Damages

damages-serie

Damages traz à tona grandes casos jurídicos, que envolvem cifras milionárias e interesses diversos de pessoas e empresas com alto poder aquisitivo. Patty Hewes é bem sucedida e famosa por fazer qualquer coisa para vencer seus casos, seguindo fielmente o estilo: “se querer é poder, tem que ir até o final se quiser vencer”. Em cada temporada acompanhamos um grande caso e os desdobramentos dele na vida pessoal de Patty, sua família e seus associados.

Drop Dead Diva

drop-dead-diva-serie

Drop Dead Diva é uma dramédia fofa protagonista por Jane Bing, uma advogada brilhante, mas ranzina cujo corpo passa a ser “habitado”  pelo espírito de Deb Dobkins, uma patricinha fútil e alienada. Mais uma vez acompanhamos a vida pessoal dos personagens aliada aos casos da semana, por vezes são temas polêmicos, sempre tratados com muito empenho e dedicação pelos advogados da firma de Jane, mas de uma forma mais leve do que outras séries.

Fairly Legal

fairly-legal-cast

Em Fairly Legal, o foco jurídico não está nos tribunais, mas nas tentativas de mediação da Dra. Kate Reed. A moça não é chegada ao litígio e tenta de tudo para que as partes entrem em acordo sem a necessidade de estarem na frente de um juiz, atuando mais como conselheira e psicóloga do que como advogada. Além dos casos da semana, a cada episódio conhecemos mais sobre a vida pessoal de Kate, que é sócia de sua madrasta no escritório e possui um ex-marido Promotor de Justiça.

Franklin and Bash

franklin-bash

Franklin e Bash são os advogados menos ortodoxos dessa lista. A dupla adora um caso incomum e principalmente: adoram um espetáculo e formas diferentes de defender seus casos em corte. Tudo isso quer dizer que, para eles, não há limites na defesa de seu cliente. Ei, não estamos falando de ilegalidades na condução do processo e na colheita de provas (Olá, Saul Goodman!), mas nas formas mais bizarras de se apresentar na frente de um(a) juiz(a).

How to Get Away with Murder

how-to-get-away-with-murder

O título já diz tudo, não é? Annalise Keating, interpretada pela maravilhosa e aclamada Viola Davis, ensina aos seus alunos “como se livrar da culpa de um assassinato” em How to Get Away with Muder. Durante as temporadas, é apresentado algum mistério a ser desvendado na season finale, além de alguns casos da semana em que Annalise e um grupo seleto de pupilos buscam provas para inocentar seus clientes de homicídios perante o Tribunal.

Law and Order 

law_e_order

Em uma lista de séries jurídicas de qualidade, não poderia faltar o drama que permaneceu no ar na TV americana por 20 anos e deu origem a vários spin-offs. Criada por Dick Wolf (da franquia Chicago), Law and Order é uma série procedural que apresentou casos de crimes pesados e polêmicos, discutindo assuntos do momento com nova roupagem na ficção. No formato, mesclou cada caso da semana com  investigação policial e o julgamento perante o Tribunal, o que a torna ideal para os fãs dos dois gêneros.

The Good Wife

The Good Wife

Não julguem pelo nome. The Good Wife não retrata apenas a vida da advogada Alicia Florrick, esposa de um Procurador Geral envolvido em escândalo com prostitutas. Junto com a luta de Alicia para voltar ao mercado de trabalho, acompanhamos a dinâmica da firma que a acolhe como advogada “júnior” e tem feras como Will e Diane . Além dos plots políticos, acompanhamos casos da semana em que os advogados atuam tanto nas negociações de acordos quanto perante os tribunais. Além do inteligente roteiro principal, TGW nos brindou com várias atuações memoráveis de coadjuvantes, dentre eles os juízes e advogados oponentes.

Suits

suits-castjpg

Homens sérios em ternos bem cortados, mulheres em vestidos, saias e blusas elegantes, negociações extrajudiciais com viradas de tirar o fôlego: esse é o ambiente de Suits, o drama jurídico mais querido da atualidade. Mike Ross é um jovem brilhante com memória fotográfica, mas que foi expulso da melhor universidade de Direito dos EUA e não conseguiu se formar. O famoso Harvey Spector percebe todo esse potencial e decide contratar Mike pra trabalhar com ele mesmo assim, fazendo da falta de diploma um segredo na série. Completam o cast principal Jéssica, mentora e chefe de Harvey e o atrapalhado Louis, também advogado na mesma firma.

 


Pra quem tem curiosidade de comparar o direito das séries americanas com o aplicado no Brasil, clique aqui.

Agora é a sua vez de contar pra gente: qual a sua série jurídica preferida?

Vai começar alguma maratona de série dessa lista?

Capriche no comentário.


Andrezza

Mineira apaixonada por séries policiais, dramas jurídicos e séries teen de qualidade (Saudades, Greek!).

Belo Horizonte - MG

Série Favorita: Grey´s Anatomy

Não assiste de jeito nenhum: House

  • milatelcontar

    Já quero ver Boston legal.

    • Andrezza

      Vamos combinar uma maratona juntas!

      • Janaina Helena

        Tb quero ver Boston Legal. Achei bem legal Law and Order entrar ai, pq é uma das séries que mais mostra Tribunais e a falta disso me incomoda um pouco em relação a Suits… pq é muito glamour e pouca ação. Além disso eu confesso que estou quase abandonando pq é muita violação a ética e a lei vindo dos próprios advogados e não há mea culpa (achei que viria)….
        TGW é a série do meu coração e creio que irei revê-la daqui um tempo!!!!
        Adorei a lista!!!

        • Alice Reis

          Já abandonei Suits. Vi alguns episódios da temporada atual, fiquei curiosa pra acompanhar a trajetória do Mike, mas estava chata demais. Quando percebi, já tinha largado!

  • Roberto Ribeiro

    Falar de Boston Legal e não citar William Shatner, é leviano. Potter só participou de uma temporada. Shatner e Spade que carregavam o show nas costas. Muito do maniqueísmo do Red, vem do Alan Shore.

    • Andrezza

      Roberto, como eu disse ali em cima, eu só vi o piloto de Boston Legal.
      Mas espero maratonar e poder falar mais sobre ela em breve.
      Obrigada pelo comentário.

      • Roberto Ribeiro

        Esquenta não, rsrs. Esse sou eu puxando a sardinha para meus atores favoritos.

        • Andrezza

          Eu li que ele ganhou um globo de ouro pela atuação na série.
          Só pelo piloto eu já percebi que foi merecido. =)

          • Roberto Ribeiro

            Sim, e um Emmy tb no mesmo ano. Na verdade havia na época um hype muito grande com a participação dele na série. Não vai se arrepender quando assistir.

          • Andrezza

            Acredito que não me arrependerei mesmo.
            Valeu pelo incentivo 😉

  • Virgínia Martins

    Suits ❤️

  • Eu assisti DDD e TGW (que ainda não terminei a 7ª, shame on me) e adoro as duas!
    Um dia pretendo dar uma chance pras outras haha

    • Andrezza

      Pretende dar chance pra quais?
      Todas?

      • Quase todas hahaha Better Call Saul não, e HTGAWM não sei ainda…
        Quais você acha que valem mais a pena?

    • Alice Reis

      Aquele nosso post que falava do Ben Feldman me deixou com mais vontade de ver DDD, Lou!

      • Assisti sim Alice Alice, a série é bem legal e interessante, não só pelo ângulo jurídico! E o personagem do Ben é super amorzinho!

  • Wander

    Que lista maravilhosa Dezza! <3

    Sou suspeito para falar de TGW, porque é minha série favorita e com os melhores personagens, melhor protagonista, melhor roteiro e melhores diálogos da história!!! Só aceitem. Haha!

    Vejo Suits e, apesar da queda de qualidade da última temporada e da saída de uma de minhas personagens preferidas, continua uma delícia de assistir.

    Damages tem Glenn Close e Rose Byrne né. E Patty Hewes é uma das pessoas mais motherfucker ever, mas as duas ultimas temporadas foram bem arrastadas.

    Murder é aquela coisa ame ou odeie. Um bando de personagens totalmente antipáticos, uma Viola Davis dando um show a cada semana e levando a série nas costas e uma trama que sempre consegue desvencilhar dos próprios clichês nos 45 minutos do segundo tempo e entregar um plot twist alucinante, mas tenho minhas dúvidas até quando irão conseguir entregar uma trama consistente.

    Better Call Saul ainda não vi a segunda, mas adorei a primeira. Mas sinto que falta "algo" pra chegar o nível de BB (se é que um dia irá chegar).

    Tenho muita vontade de fazer maratona de Boston Legal, mas infelizmente é tarefa árdua achar torrent e legendas e Netflix ainda não fez o favor de liberar. Papai Noel, avisa a Netflix que Boston Legal é meu presente de Natal esse ano! [2]

    De restante, nunca assisti ou me interessei.. Exceto episódios avulsos de Law and Order, tenho preguiça! haha

  • Alice Reis

    Drop Dead Diva está eternamente na minha bucket list, preciso assistir. Fiquei curiosa pra ver Boston Legal.

    • Nathalia Regina

      Você não vai se arrepender, é simplesmente perfeita!!
      Eu assisti em menos de um mês toda a série , é viciante, e você aprende muita coisa! Vale muito a pena!

  • Karmem Corrêa

    Minha queridinha dessa lista é Damages, maratonei em dias kkkkk!!! Muito boa e viciante.
    Hoje dessa lista assisto só How to Get Away with Murder, mas gosto também de The Good Wife. Na minha lista de possíveis maratonas quando tiver um tempo das 365 mil séries que assisto é Suits.

  • Eu não costumo muito ver séries desse gênero por ser muito ansioso. Sempre que rola julgamento em alguma série eu quase passo mal vendo hahaha mas agora deu vontade de começar, então vou seguir essas indicações hahaha ótimo texto!

  • Lissandra Queiroz

    Muito boa lista, mas ficaria ainda melhor se incluísse informações sobre o status (cancelada ou não) e o número de temporadas de cada série, pra gente saber se vale a pena encarar. #ficaadica

×