Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

15 Anos de Sucesso, 15 Anos de ER

Por: em 28 de outubro de 2009

15 Anos de Sucesso, 15 Anos de ER

Por: em


O último episódio de ER os norte-americanos já viram, mas só nessa quarta-feira os brasileiros terão a chance de conferir, na televisão, o final da série mais longeva dos últimos tempos. ER chega ao fim com o impressionante número de 331 episódios. A comemoração do 100º episódio é hoje um marco relativamente comum entre as séries de qualidade, agora 300… Não é todo dia que se vê por aí.

ER entrou no ar em 1994, na NBC, um dos maiores canais abertos da TV norte-americana. Foi um ano vitorioso pra NBC que também emplacaria Friends. Pra quem não sabe, ou não lembra, em 1995, no episódio The One With Two Parts: Part 2 de Friends, aconteceu um “quase cross-over” da comédia com ER. Noah Wyle e George Clooney apareceram no papel de médicos, mas não nos seus personagens de ER.

ER manteve, até a sua 4ª temporada,uma média de mais de 30 milhões de telespectadores por episódio. Ficando entre 20 e 30 milhões da 6ª até a 10ª temporada. Hoje, depois de números menores de audiência, ER se recupera nessa reta final, fechando com 10 milhões de telespectadores, número não tão menor que as séries de maior audiência, já que desde a década passada não se vê mais números tão altos quanto ER apresentava em seu início.

Ao longo desses 15 anos nossa série médica favorita concorreu em diversas premiações e categorias.

Destacam-se, entre os prêmios alcançados, o Emmy de Melhor Série Dramática (1996) e Melhor Atriz Coadjuvante em uma Série Dramática para Julianna Margulies (1995). Também o Globo de Ouro de Melhor Performance de Ator em Série Dramática para Anthony Edwards (1998). Sagrou-se vencedora ainda por vários anos no Screen Actors Guild Awards, pela Melhor Performance de Elenco em Série Dramática (de 1996 a 1999), Melhor Performance de Atriz em Série Dramática para Julianna Margulies (1998 e 1999) e Melhor Performance de Ator em Série Dramática para Anthony Edwards (1996 e 1998).

As participações especiais também não foram poucas. Entre médicos e pacientes participaram de ER dezenas de importantes nomes da televisão e do cinema norte-americanos.

Passaram pelo County, entre outros: Ewan McGregor, Don Cheadle, Alan Alda, Dakota Fenning, Julie Delpy, Cynthia Nixon, Kirsten Dunst, Danny Glover, Lucy Liu, Rebecca De Mornay, Stanley Tuccie, e, mais recentemente, Forest Whitaker e Susan Sarandon. Ainda Sally Field (no papel da mãe bipolar de Abby, Maggie) e Ray Liotta (um paciente alcóolatra) que ganharam, pela sua participação em ER, os Emmys de Melhor Ator/Atriz Convidado(a), respectivamente em 2001 e 2005.

Embora a única carreira realmente catapultada por ER tenha sido a de George Clooney, a série foi responsável por colocar no mapa centenas de nomes antes desconhecidos do grande público. Fica pra eles a minha homenagem. O mundo artístico seria muito mais pobre se não fosse pela presença desses profissionais que, independente do tamanho da sua participação, contribuíram para a realização da maior série da virada do século. Maior em quantidade, maior em qualidade.

E, pra que a justiça seja feita, nada de nomes. Afinal, são quinze anos de atores, roteiristas, diretores, produtores e equipe técnica. Muita gente pra ser lembrada, ninguém merece ser esquecido.

Caso você tenha a impressão de que já leu esse texto em algum lugar, pode ser que já tenha lido mesmo. Ele foi escrito e publicado por mim, em outro blog, antes do Apaixonados por Séries existir.


Cristal Bittencourt

Soteropolitana, blogueira, social media, advogada, apaixonada por séries, cinéfila, geek, nerd e feminista com muito orgulho. Fundadora do Apaixonados por Séries.

Salvador / BA

Série Favorita: Anos Incríveis

Não assiste de jeito nenhum: Procedurais

×