Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

5 Motivos para assistir Stranger Things na Netflix!

Por: em 29 de julho de 2016

5 Motivos para assistir Stranger Things na Netflix!

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers leves,

nada que estrague a série ou a sua experiência.

“- Só queremos achar o nosso amigo. – afirma Dustin.
– O que é “amigo”? – pergunta Eleven.
– Ela está falando sério? – indaga Lucas.
– É alguém por quem você faria de tudo – responde Mike.
– Você empresta coisas legais, como gibis e figurinhas – convence Dustin.
– E eles nunca quebram uma promessa – finaliza Mike.”

Stranger Things Banner.

A cada dia que passa eu continuo acreditando na minha teoria de que a Netflix irá dominar o mundo, ou melhor, a empresa de serviço streamingjá está fazendo isso! Se ano passado a queridinha de todos era Sense8, por apresentar uma quebra de tabus na sociedade, o ano de 2016 já tem a sua estrela do momento: Stranger Things, com muito mistério e amor de criança.

A sua estreia ocorreu no último dia 15 de julho (sexta-feira) e levou muitos espectadores a fazerem uma maratona curtíssima, já que a primeira temporada apresenta apenas 8 belíssimos episódios! Se você, meu caro leitor, ainda não viu essa nova obra prima, não sabe o que está perdendo!

Por isso, venho aqui tentar lhe convencer em asssitir, já que os anos 80 estão de volta! 

1) O Clichê que Faltava: Mistério Sobrenatural

Starnger Things: Elenco Infantil.

Produzida pelos irmãos Matt e Ross Duffer (ambos presentes nos bastidores de Wayward Pines), Strangers Things, inicialmente se chamaria Montauk, mas por motivos de força maior eles resolveram mudar o nome. Ainda bem, né? Ficou bem melhor! 

Vamos começar com o resuminho básico para você, se ambientar:

O seriado conta a história de um grupo de pré-adolescentes de uma pequena cidade chamada Hawkins, no estado de Indiana, no interior dos Estados Unidos, que acidentalmente esbarra com a “criatura”. Em um bela noite do ano de 1983, o pequeno Will (Noah Schnapp de The Boook of Pooh) desaparece misteriosamente e começa a caçada pela sua busca, mobilizando toda a cidade e, principalmente, os seus melhores amigos, que viram verdadeiros detetives em busca de uma solução para esse grande mistério que é mostrado.

A partir daí, nós somos apresentados a todos os personagens deste “filme”. Acompanhem a lista:

Jim Hopper (David Harbour de Banshee), o xerife grandalhão, muito bonito por sinal;
– Nancy Wheeler (Natalia Dyer de Till Dark), a menina toda certinha que anda com a roupa engomadinha (um charme, diga-se de passagem!);
– Jonathan Byers (Charlie Heaton de Casualty), irmão mais velho de Will, que se sente culpado pelo seu sumiço inesperado;
– Joyce Byers (Winona Ryder de Alien – A Ressurreição), mãe que praticamente enlouquece com a possível perda do filho querido e;
– Steve Harrington (Joe Keery de Empire), o bad boy chato que namora Nancy e se acha a última bolacha do pacote de biscoitos Passatempo.

Vamos abrir só um pequeno parênteses aqui para destacar – de novo! – a belíssima atuação de Winona na trama. Isso porque em praticamente todas as nossas Reviews (vide p.s.2) do seriado, nós destacamos o trabalho dela! Que mulher incrível! Ela consegue gritar tanto quanto a Norman Bates (Vera Farmiga) em Bates Motel. Depois de um longo currículo em filmes, ela voltou para a televisão em um papel de destaque graças a Netflix! Desejamos todo o sucesso do mundo pra ela!

2) As Crianças: Destacando o Querido Dustin! 

Stranger Things Elenco.

Se até agora você está lendo sem nenhuma motivação para asssitir, eu tenho certeza de que esse motivo vai banir todas as suas dúvidas: Crianças! E, antes que venha alguém falar que a série é destinada ao público infantil, já afirmo com todas as letras que isso é um engano, tá bom? A série é feita por crianças! Sabe aquele amor puro, sem medo, corajoso, unido e sem pretenções? É isso que nós temos aqui! É a coisa mais fofa! São eles:

– Mike Wheeler (Finn Wolfhard de The 100), o inteligente líder da turma;
– Lucas Sinclair (Caleb McLaughlin de Unforgettable), o idealista nervosinho, mas de bom coração;

E, o preferido dos fãs:
– Dustin Henderson (Gaten Matarazzo de The Blacklist), que é o alívio cômico do time, pois possui um sorriso (olha a foto lá em cima para comprovar tal fato! É o garoto de blusa azul e paletó cinza a direita) e uma fala encantadoras!

Já a criancinha que merece destaque neste post é a Eleven (Millie Bobby Brown de Intruders). A misteriosa menina careca, que “cai de paraquedas” na vida dos meninos, consegue, apenas com o seu olhar, alavancar os seus poderes!

Nessa primeira temporada, não ficamos sabendo muito sobre o seu passado, mas sabemos que ela está envolvida com experiências secretas do governo e com forças sobrenaturais! Meu coração não aguenta com a foto dela de peruca loira! Um charme sem igual!

3) As Diversas Referências à Filmes e de Outros Gêneros

Winona em Stranger Things.

Outro ponto forte e que merece destaque são as Referências! Logo no piloto, os garotos estão jogando RPG (uma partidinha de Dungeons & Dragons) e, a partir desse ponto, somos apresentados à diversos filmes que estão implícitos nos cenários e nas falas dos personagens. Como em praticamente todas as cenas temos as crianças, as menções são feitas por elas, deixando um aspecto natural, não sendo nada, absolutamente nada, forçado! É uma graça só! 

“Stranger Things escolhe cuidadosamente o melhor de King e Spielberg de maneira incrivelmente vertiginosa. A trama é esperta, a direção é elegante, [a série] é arrepiante, divertida, emocionante e um milhão de outras coisas.” WAMPLER, Scoot, crítico do site Birth.Movies.Death.

Dando uma pesquisada, encontrei 17 referências à filmes (possivelmente existem mais!), que vão desde Star Wars (1977) à E. T. – O Extraterrestre (1982). Outros sucessos são Clube dos Cinco (1985), Os Goonies (1985), Conta Comigo (1986) e Alien – O Oitavo Passageiro (1979).

Além disso, temos pôsteres que fazem menção à Steven Spielberg (Under the Dome) e Stephen King (À Espera de um Milagre) nos cenários dos quartos.

4) A Produção: Trilha Sonora, Cenários e Anos 80

Cena de Stranger Things.

O roteiro não deixa rastros de possíveis erros, já que destaca perfeitamente o estilo oitentista da época. Somos levados a uma sensação de suspensão de realidade, um paralelo entre dois mundos, tornando-se um ingrediente positivo que agrada todo eterno fã nerd da cultura dos anos 80! O mistério da história é baseado em fatos reais, pois o projeto conduzido pelo governo aconteceu de verdade pela CIA (Agência de Inteligência Central) dos Estados Unidos, no século 20, sendo uma das mais famosas teorias da conspiração modernas.

Outro fator positivo são os cenários da cidade fictícia! As folhas secas pelo chão, o mobiliário, as roupas e a floresta contribuem para uma harmonia encantadora. Sabe aquele filme que passa nas tardes da Rede Globo na Sessão da Tarde? É exatamente isso! Uma delícia!

Não posso me esquecer da Trilha Sonora, né? Ao som da música de propaganda da Coca-Cola (Should I Stay or Should I Go da banda The Clash) cenas divertidas e emocionantes são mostradas! Assistam, por favor! Aposto que você cantará debaixo do chuveiro depois! Em breve teremos um post dedicado às músicas da primeira temporada. O Spotify já liberou as músicas em seu site.

5) Os Casais para serem #Shippados!

stranger Things: Nancy e Steve.

Esse último motivo é mais do que especial! Que apaixonado por série de plantão não curte um bom, belo e apaixonante casal? E o mais engraçado é que em Stranger Things, existe uma certa hierarquia dos casais, mostrando os amores de três fases da vida: na infância, na adolescência e fase adulta! Legal, não é mesmo? Vejam:

I) Mike Wheeler + Eleven são #Mikelen

Sabe aquele primeiro amor de infância, que você não sabe o que está acontecendo direito, mas sabe que tem algo implícito no ar? Esse é puro, sem pretensões e claro, super ingênuo e inocente!

II) Jonathan Byers + Nancy Wheeler são #Jonancy

Esse é um mais sério e também é descoberto por acaso! Dois adolescentes têm as suas histórias cruzadas e acabam criando uma relação de amizade que aos poucos pode ser apimentada.

III) Jim Hopper + Joyce Byers são #Jimce

Apesar de haver uma certa barreira entre os dois, devido a autoriadade que ele exerce na sociedade, os dois possuem o petencial de se darem bem, já que se respeitam. Cadê o beijo? Tô esperando!


p.s.1: Publicamos aqui no Apaixonados por Séries  no último dia 06 de julho de 2016, a possível renovação do seriado, antes mesmo da sua data de estreia (15/07/2016). O feito foi oficialmente confirmado pela Netflix, ou seja, teremos uma segunda temporada! Ainda sem informações precisas, os novos episódios devem ser liberados em 2017 no catálogo do site;

p.s.2: Fizemos uma pequena maratona e publicamos, também, todas as Reviews dos episódios! Basta clicar nos títulos abaixo que você confere cada uma:

p.s.3: A pequena Millie deu uma entrevista ao site Vulture, dizendo como convenceu os seus pais em raspar a cabeça. Vale dar um lida! Ela é super simpática!;

p.s.4: Para Quem Assistiu I: Fiquei morrendo de medo da cara feia da “criatura”. Não sei se aquilo é rosto ou boca sendo misturados. Além de ser super estranho, bota um pouco de nojo nisso aí! Só sei que me deu medo e tive pesadelos na noite em que assisti!;

p.s.5: Para Quem Assistiu II: Como assim eles não pediram ajuda aos irmãos Winchesters (Dean e Sam) de Supernatural para caçar a “criatura”? Ah… É mesmo! Naquele época o seriado não existia! #FalhaMinha


Arthur Barbosa

20 anos, técnico em Química de Beagá. Usa esse cantinho para expor suas ideias, pois adora escrever sobre séries... É vestibulando de Medicina e pretende se graduar na UFMG: sua casa, seu lar... Acredita que em um dia próximo a Netflix irá dominar o mundo.

Belo Horizonte / MG

Série Favorita: Sense8 e Stranger Things

Não assiste de jeito nenhum: Smallville

×