9 séries nova-iorquinas citam Sex and the City (e o que isso significa)

10 de abril de 2017 Por:

Há um universo paralelo, do outro lado da TV, em que as séries coexistem. Às vezes, podemos percebê-lo claramente em crossovers promovidos pelas emissoras – como quando o casal de Mad About You provocou um blecaute em Manhattan, que repercutiu no episódio de Friends, exibido em sequência na grade da NBC. As duas sitcoms também dividiam uma personagem: Ursula, a irmã gêmea de Phoebe (Friends), era garçonete no restaurante frequentado por Paul e Jamie (Mad About You). Assim fica fácil notar o mundo comum. Outras vezes, simplesmente acreditamos que todos vivem no mesmo tempo e espaço: apesar de as personagens de Girls e 2 Broke Girls nunca terem se cruzado pelas ruas do Brooklyn, por exemplo, sabemos que elas estão lá.

A também nova-iorquina Sex and the City, porém, rompe este pacto quando é citada por outras comédias conterrâneas. A menção recorrente comprova que Carrie, Charlotte, Miranda e Samantha são reconhecidas como personagens fictícias e entretenimento televisivo nas demais séries – e não como pessoas pertencentes àquela Nova York. Ironicamente, a metrópole é tão importante para a série, que está até no título: sexo e a cidade. Na HBO entre 1998 e 2004, Sex and the City ainda teve dois filmes lançados e não exclui as chances de ganhar um terceiro longa-metragem em breve. O quarteto feminino sempre falou abertamente sobre sexo, moda e estilo de vida e faz jus à fama que leva até hoje, dentro e fora da TV. Vamos às referências.

30 Rock

A série de Tina Fey mencionou Sex and the City seis vezes, isto é, quase uma vez por temporada – o que provavelmente estabelece um recorde.

  • 1×20 Jenna cita a série num restaurante: “Eu sou a Samantha, você é a Charlotte. E você [Liz] é a moça que fica em casa assistindo.”
  • 5×03 Regina diz que vai a uma turnê “tipo Sex and the City” com Rob Reiner.
  • 5×13 Liz assiste à série e diz que quer o espaguete do Mr. Big.
  • 6×04 Liz conversa com amigas no bar – e elas são uma paródia de Carrie, Charlotte, Miranda e Samantha.

  • 7×03 Liz revela estar pronta para falar “besteiras” durante um brunch, bem como aconteceria em Sex and the City.
  • 7×03 Ainda neste episódio, ela incorpora a Carrie e narra questões sobre o episódio, igual à personagem de Sarah Jessica Parker, Carrie.

E ainda tem uma curiosidade: Alec Baldwin, do elenco de 30 Rock, quase interpretou Mr. Big em Sex and the City. Já pensou?

Will & Grace

Will & Grace chegou perto do recorde de 30 Rock: quatro vezes.

  • 4×01 “Sei lá, elas são um pouco Sex and the City,” diz Rosario.
  • 4×18 Grace culpa a série por ter de usar salto alto.
  • 5×10 Jack conta que vão gravar um episódio de Sex and the City em seu apartamento.

  • 6×19 O título do episódio, de 2004, é No Sex ‘N’ the City. Num diálogo, Jack e Karen conversam sobre o final de Friends (1994-2004).

Brooklyn Nine-Nine

  • 1×06 Terry pensa que Boyle está fantasiado de Miranda, de Sex and the City, para o Halloween – mas ele é o chef de cozinha Mario Batali.

  • 1×17 Jake e Boyle conversam sobre a série enquanto estão numa investigação.
  • 3×22 Gina ensina tudo sobre Sex and the City para o Capitão Holt, que usa o conhecimento para distrair um recepcionista e pegar arquivos escondido. “Eu sou muito a Samantha,” ela diz. Que danado!

2 Broke Girls

  • 3×04 O celular de Luis toca com a música de Sex and the City.
  • 2×24 Sophie pede um Cosmopolitan, o drink clássico de Sex and the City, e Max avisa que não estão mais em 1998. A atriz Kat Dennigs, que faz Max em 2 Broke Girls, participou da série em 2000.

Carrie, em Sex and the City.

Friends

  • 5×12 No telefone com Chandler, com quem ainda mantém o namoro em segredo, Monica diz: “Você sabe qual é seu apelido, Mr. Big.” A referência ao namorado de Carrie, em Sex and the City, é um trocadilho com o sobrenome de Chandler Bing. Do outro lado da linha, Rachel ouviu o diálogo e ficou chocadíssima:

Em tempo: quando Rachel está grávida, na oitava temporada, defende que pode criar Emma na cidade grande porque “até a Sarah Jessica Parker faz isso.”

Girls

Girls é frequentemente comparada a Sex and the City. A série também traz quatro garotas em cena, uma protagonista que sonha com a carreira de escritora, sexo e a cidade. Não poderia faltar menção à colega da HBO.

  • 1×01 Jessa chega à casa de Shoshanna, onde há um cartaz de Sex and the City. A novata não conhece a série e, pasma, Shoshanna define que Jessa é Carrie, com algumas características de Samantha e o cabelo de Charlotte – o que, segundo Shosh, trata-se de uma ótima combinação. O pôster ainda aparece em outros episódios.

  • 1×09 Shoshanna compara a capa de um livro com Sex and the City.

How I Met Your Mother

  • 2×19 As mulheres conversam sobre Sex and the City durante a festa de despedida de solteira da Lily.

The Mindy Project

  • 1×16 Danny responde à Mindy que já viu um episódio de Sex and the City, em que as quatro personagens caminhavam pela rua. Já pode entrar para o nosso time de reviews, hein, Danny?

Gossip Girl

  • 2×23 Georgina pergunta se Poppy é uma Carrie e, em seguida, revela ser uma Charlotte. Com esta piada, encerramos a lista!

 


Vale lembrar que Carrie e suas amigas também estão no roteiro de muitas obras, como Gilmore Girls e The Office. Demos destaque às comédias nova-iorquinas, aqui, a fim de provar que a série foi extremamente absorvida pela cultura pop e “expulsa” da Nova York televisiva, em que as outras séries conterrâneas vivem. Tanto na idolatria quanto na paródia, é evidente que Sex and the City se tornou um ícone sem igual.

Jornalista que não bebe café, mas vai ao Central Perk com frequência. Gostaria de viver em todas as séries filmadas em Nova York.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: Friends

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

  • Su

    Não é uma comédia, mas a série Castle também se passa em Nova Iorque e logo na segunda temporada tem uma referência a Sex and the City. É no episódio 2×23, o Castle aproveita-se de uma investigação para pedir amostras de produtos grátis e desculpa-se dizendo que são para o Ryan e o Esposito, ao que a Beckett responde sarcasticamente se ele não quis dizer Charlotte e Miranda, ao que ele replica que isso faria dele a Carrie 😉

    • Alice Reis

      Muito bom!

Músicas que conhecemos através das séries

5 dias atráscomentarios

Uma das melhores coisas que as séries podem nos proporcionar são suas incríveis músicas. Algumas dessas músicas já conhecemos, mas não dávamos tanto valor até ouvir de novo; outras ouvimos pela primeira vez e nos apaixonamos logo de cara. É tão bom assistir um episódio, ir procurar no Youtube e depois baixar no computador ou no celular aquela canção que fez parte da abertura, de um beijo esperado do casal, dos minutos finais… Enfim, de muitos momentos expressivos que precisavam de um toque ou uma letra no fundo. Então, vem comigo embarcar nesse post de sentimentalismo e ouvir as músicas que eu tive a oportunidade de conhecer pelas séries. Bad Reputation Freaks and Geeks tem toda aquela inspiração de ser jovem e livre, […]

Leia o post completo

CCXP Tour – Dia #3 – 15/04 Diário de Bordo (ou Aquele do Painel da Netflix)

1 semana atráscomentarios

Quem conhece um pouco de CCXP, sabe que a primeira regra de qualquer Apaixonado por Séries é: Dia de Netflix é dia de acordar junto com o sol, pegar uber ou metrô, uma fila imensa, passas horas em pé… Tudo pra curtir aquelas horinhas já reservadas ao painel daquele que já é o “canal” favorito de provavelmente 8 entre 10 fãs de seriados. E, é claro, eu não ia deixar o ritual falhar. Mesmo tendo ido dormir tarde (pós meia-noite), 5h da madrugada estava de pé e cheguei ao Centro de Convenções de Pernambuco entre 6h30 e 7h. Problemas de falha de comunicação aqui e ali (algo que acontece muito em dias como esse), consegui entrar no auditório Twitch mais […]

Leia o post completo

Easter Eggs: a origem das mensagens secretas nas séries

1 semana atráscomentarios

O coelhinho já te visitou hoje? Então, enquanto você se delicia com chocolates, te convido para ler a história dos famosos Easter Eggs (ovos de Páscoa, na tradução) – que não têm nada a ver com cacau. É assim que chamamos as mensagens que roteiristas escondem nas séries, em referência a elementos da cultura pop ou da própria narrativa. O apelido Easter Eggs deve-se à tradicional caça aos ovos e à surpresa que geralmente há dentro deles. A Páscoa não costuma ser representada na TV, igual a outras datas festivas – como Natal, Réveillon, Halloween e Thanksgiving -, mas a homenagem está aí. Por ora, esqueça tudo que você já aprendeu sobre a origem da Páscoa. No mundo geek, essa história começa com o vídeo game Atari 2600, em 1979. O criador da linha Adventure, Warren Robinett, cansado de […]

Leia o post completo

Siga as nossas redes sociais e fique sempre conectado:

Assine nossa newsletter