Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

A história de D.B. Cooper contada nas séries

Por: em 21 de maio de 2015

A história de D.B. Cooper contada nas séries

Por: em

Vira e mexe nós vemos as séries americanas fazendo menção a D. B. Cooper, mas você sabe mesmo quem foi ele e porque ele ficou tão famoso? Ele sempre aparece em séries criminais porque ainda hoje sua história envolve muito mistério.

Dan Cooper (o B. foi inserido num erro de um jornal e ficou marcado junto com o criminoso) em 1971 entrou em um Boing 727 da Northwest Airlines como um passageiro comum. No meio do voo de Portland para Seattle ele anuncia o sequestro do avião, diz estar com uma bomba e exige que as autoridades o esperem no aeroporto com 200mil dólares e dois pares de paraquedas como resgate. Tudo ocorre tranquilamente e ele consegue o que quer.dbcooper-prison-break

Como vimos em Prison Break, ele parte de Seattle com destino ao Mexico, a bordo da aeronave estavam ele e os pilotos e a aeromoça como refém, mas entre Seattle e Reno (onde deveriam parar para reabastecer a aeronave) D. B. Cooper manda todos para a cabine do piloto e, sozinho na área de passageiros, abre a porta e salta do avião. Fica claro que ele já tinha estudado os manuais do avião e de alguma forma aprendido o que era necessário para poder sobreviver, pois tinha dado ordens muito específicas sobre a altura que deveriam voar por exemplo.

Mas ao contrário de Prison Break onde o personagem Charles Westmoreland admitiu ter o dinheiro que financiaria a fuga planejada por Scofield e confirmando que era o D.B. Cooper, o FBI nunca achou o dinheiro do resgate. Algumas notas marcadas foram achadas perto de um rio, mas não era nem 1% do valor que ele levou consigo.

Diferente do que vimos também em Leverage, não sabemos nem se ele sobreviveu quando saltou do avião. Ele simplesmente desapareceu, assim como o dinheiro. Ele morreu? Nunca acharam o corpo, e muitos acreditam que sim, afinal, saltou de um avião de noite, sobre uma área de floresta (segundo acredita o FBI) e com uma temperatura perto de 0˚C. Ele fugiu para o Mexico? O FBI nunca conseguiu nenhuma pista. db-cooper-leverage

Será que ele realmente pulou? Ao contrário do que mostraram na série, a tripulação só saiu da cabine quando chegaram em Reno, mas há uma teoria conspiratória que fala que ele não existiu, era um plano dos pilotos e da aeromoça. Mas como isso poderia ter acontecido com tantas testemunhas dentro do avião?

De qualquer forma ele virou um mito, o único crime aéreo nos Estados Unidos que não foi solucionado e ninguém foi ferido. Todo agente do FBI sonha em poder resolver o caso, e a única pista que pode levar a isso é acharem o dinheiro que D.B. Cooper levou, como na 6ª temporada de Numb3rs. Mas em toda série ele continua solto, e a história real é ainda mais fabulosa do que sempre vemos nas séries.

Se D. B. Cooper fosse encontrado, ele contrataria Saul Goodman?


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

  • Renata

    Muito legal a história. Tinha escutado essa história somente em Prison Break, mas nem sabia que era real. Adorei!
    Ah, e uma pergunta: Leverage é uma boa série? Vale a pena fazer uma maratona?

  • Janaina Helena

    Essa história é um mistério mesmo!!!!

  • Guimaraes Dinho

    K k k k… Já está bem próximo de se completar 50 anos desta aventura e o FBI jamais chegou perto de destramar o que realmente aconteceu. Quem sabe quando completar o “jubileu” o FBI descubra. Uma “dica”: Dan jamais saltou daquele jato.

×