Merlí

Merlí é uma produção catalã de 2015, exibida pela TV3 e estrelada por Francesc Orella que…

Primeiras Impressões: Mindhunter

Mindhunter estreou na Netflix nesta sexta-feira (13) sob toda a expectativa que uma série de David…

Animal Kingdom – 1×09 Judas Kiss

Por: em 7 de agosto de 2016

Animal Kingdom – 1×09 Judas Kiss

Por: em

Em seu penúltimo episódio, Animal Kingdom apostou alto na construção da tensão e suspense; mas sem deixar de lado os conflitos e ameaças que permeiam a família Cody. Confesso que ao ler o titulo do episódio eu pensava que já estavam antecipando a decisão do J em entregar sua avó e tios, por isso o desenrolar da narrativa me surpreendeu bastante, já que não esperava uma personagem dando adeus à trama tão cedo.

3

No fim do episódio anterior, vimos que J, enfurecido, tinha procurado Alexa após descobrir que Nicky, supostamente, tinha transado com seu tio Craig. A professora não perde tempo então e tenta aliciar J para a turma dos delatores e já chama a detetive Yates e o outro policial que, sinceramente, não faço a mínima ideia qual é o nome. Algo que incomoda muito na construção da detetive Yates é a sua falta de tato, o que me faz acreditar que ela deve ter faltado várias aulas de técnicas ligadas a psicologia em seu curso de formação. Utilizar argumentos como “Smurf te jogaria aos lobos para proteger os seus filhos”, “você é dispensável para eles” ou “eles nunca se importaram com você e sua mãe”, me pareceram tão eficazes quanto uso de ar-condicionado para combater o aquecimento global. Percebendo que ela não ia ter sucesso em suas tentativas de persuadir o J, ele apela pra Alexa; mesmo sob protestos de seu parceiro, ela sugere que a professora seduza e ate mesmo abra as pernas para o garoto, caso isso faça com que ele aceite o acorde de delação. A falta de escrúpulos em sugerir que Alexa praticamente se prostitua em troca de informações, reforça ainda mais o ponto em que ela está ocultando algum motivo muito forte nessa perseguição implacável a Smurf.

Aparentemente Yates não teve muita paciência para esperar que o poder de persuasão da Alexa surgisse efeito e logo partiu com uma chantagem para cima do garoto. Ameaçando expor o fato de que ele passou a noite falando da família para dois policiais, ela tenta fazê-lo usar uma escuta e fazer os tios confessarem suas atividades criminosas. Sério que ela vai insistir nessa de usar escuta novamente? Falta de criatividade hein querida.

Quanto à execução do plano do Baz, contrariando todas as expectativas, todos os passos foram executados praticamente a risca, sem grandes sustos e finalizado com êxito. Volto a dar crédito a ele, pois todos os detalhes foram pensados, apesar de eles terem que contar com um bocado (para não dizer muito) de sorte. No final das contas, a insistência do Paul em não fazerem uso de armas de fogo e a desobediência dos irmãos nesse sentido, não valeu de nada, já que encontraram o caminho livre durante toda execução. Ainda assim não faltou tensão no desenrolar das cenas, Animal Kingdom já mostrou antes o uso de uma montagem e cinegrafia interessante, e nesse episódio, esses fatores não decepcionaram e, aliado uma excelente trilha sonora, a sequencia da invasão a base foi um dos pontos altos da temporada. Todos tiveram papel fundamental na execução, e teve até um momento de humor, ao ver Craig resignado em deixar grande parte do dinheiro para trás. O plano de utilizar os barris de resíduos de óleo para esconder as sacolas com dinheiros e implantar rastreadores, me pareceu sensacional. Apesar de que fica a dúvida se o investimento vale o retorno. Mas o importante, até então, é que tudo correu bem e eles saíram sem serem pegos.

1

Em casa, Smurf está ansiosa a espera de noticias dos filhos, resolve cozinhar uma torta e lavar roupas, quando recebe visita de Catherine com um pedido de desculpas tão sincero quanto o feito pelo Kanye West a Taylor Swift alguns anos atrás. Todo esse teatro não passava de embromação para colocar a mão num pacote de dinheiro escondido atrás da lavadora de roupas. Deixar a sua filha Lena sozinha com Smurf por alguns minutos se tornou um erro fatal, e a pequena acabou revelando a amizade de sua mãe com o policial. Após se despedir, Smurf descobre a falta do dinheiro e assim como “2+2” são 4, não demorou ela desconfiar das intenções da nora.

Para expor suas preocupações em relação à Catherine, Smurf procura Pope e coloca o filho contra ela. Para uma mãe super protetora como Jeanine, é fácil entender o motivo da implicância que ela nutre contra a Catherine, afinal não apenas seu filho mais velho se apaixonou pela garota, como também o filho adotivo; ela vê a nora como uma ameaça à sua influência na família. Andrew vai de encontro Catherine em sua casa e a questiona sobre seus planos de fuga. Aqui cabe um questionamento: se Catherine já tinha deixado claro sua intenção de fuga (inclusive, eu achava que ela já tinha fugido no episódio anterior) e já tinha dinheiro suficiente para tanto, porque postergou o plano?

Devo dar o devido mérito aos roteiristas, atores e direção na construção das cenas. O suspense foi elevado ao máximo, e o desfecho foi realmente surpreendente. O que me incomodou foi a falta de sutileza da Catherine ao seduzir o Pope; ficou bem claro que ele não ia cair nessa sedução fácil dela, uma típica atitude desesperada. Ao decidir matar Cath (enquanto transava com ela, existe forma mais mórbida de matar alguém?), Pope mostrou o quão desequilibrado está. Não que ele não seja capaz de alguma atitude do tipo; mas por se tratar de mulher de seu irmão e sua paixão de infância. Shawn Hatosy, mais uma vez, brilhou nessa cena. Seus soluços desesperados apontavam que uma parte não queria ter que fazer isso, mas na visão deturpada que ele tem das coisas, era a única solução.

2a

Sinceramente, acho uma pena a Catherine se despedir tão cedo da série, acredito que a personagem tinha muito mais a render e entregar; ela foi subaproveitada por vários episódios e fica a sensação que o triângulo envolvendo ela, Pope e Baz poderia ter sido mais bem explorado, inclusive a relação desses com a morte de seus pais e a traição já citada em episódios anteriores. Mas isso também abre várias possibilidades futuras de como o Baz irá descobrir que o irmão assassinou sua esposa e as consequências disso para a família. As primeiras ligações já foram feitas e Baz não encontra Catherine em casa. Será que vai demorar para a verdade vir à tona? A season finale pode nos trazer resposta para essa pergunta.

Ps1: Que sono pesado da Lena hein? Eu já teria acordado no primeiro soluço do Pope, haha. E olha que ela ainda foi levada de carro até terreno deserto onde sua mãe foi enterrada, trazida de volta para casa e o seu pai ainda a encontrou dormindo.

Ps2: Falando em Lena, quando o Pope vai tirar ela da cama e pega o travesseiro por um segundo me passou a ideia de que ele fosse sufocar ela também! Eu hein.

Ps3: Ao pedir que Pope lidasse com a Cath, Smurf imaginaria que o filho fosse tomar uma medida tão extrema? Ou ela já falou prevendo isso?

Ps4: Uma cena: após saírem da base, Deran leva a SUV para o desmanche; acende um cigarro, tira o elástico que prendia o cabelo, solta os fios com a mão e sai caminhando até ser pego pelos irmãos. Confesso, achei lindo. Achei sexy. Achei comercial da Pantene.

Ps5: Aliás, a trilha para a cena em questão, não saiu do repeat em minha playlist. Quem quiser conferir: Sun Drug – Soaked

Ps6: Se está bem chato para nós acompanhar essas vigílias a espera de que os barris sejam despejados, imagine para eles.

Ps7: Se acompanham no tablete, porque não fazem isso em casa? E a bateria não acaba?

Ps8: Não tivemos Nicky e Vin, e as pessoas que se importam com isso é o expressivo número de NINGUÉM.

Ps9: Por outro lado, será que teremos volta do Adrian ainda nessa temporada? Estamos com saudades, haha.

Com um episódio sólido, com cara de “season finale parte 1”, Judas Kiss foi muito eficiente em abrir as arestas e apontar o rumo da trama. Sendo assim, as minhas expectativas para o último episódio estão muito altas. A TNT já liberou o promo, e promete ser eletrizante. Quem quiser conferir, só clicar no play:

 


Wander Alves

Série Favorita: The Good Wife

Não assiste de jeito nenhum: The Leftovers

×