Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Arrow – 5×22 Missing

Por: em 21 de maio de 2017

Arrow – 5×22 Missing

Por: em

Se eu soubesse que o episódio ia ser assim, teria esperado para ver junto com o season finale.

Em uma sequência final que beira o incrível, Arrow entregou seu penúltimo episódio, preparando o terreno para o esperado embate final entre os antagonistas da temporada. E, agora que a batalha está preparada para acontecer, a gente começa a entender algumas antigas entrevistas da produção, que comentavam que pela primeira vez Star City não seria abalada por uma grande devastação no episódio final – toda a ação foi deslocada para Lian Yu, o que faz todo sentido com a trama que vem sendo contada e com o momento que a série se encontra como um todo, perto de acabar de contar parte importante da sua história.

Reprodução/CW

Isso nos leva ao primeiro ponto que quero comentar por aqui: os flashbacks. A apenas um episódio de ser encerrados, o recurso que pautou cinco temporadas da série e já teve seus altos e baixos, parece configurar uma ação tão forte quanto o presente, tudo culminando na fuga de Oliver Queen da ilha, voltando, depois de 5 anos, para a civilização. O que é importante de tudo isso? A gente não tinha a noção de como tudo tinha se encaminhado para esse retorno e o porquê dele ter passado tanto tempo longe de casa, por opção. Nesses últimos episódios, mais especificamente, tivemos a oportunidade de ver que seu plano não deu certo de primeira, tendo que lutar, mais uma vez, com aquele russo incapaz de morrer – foi Mirakuru que aplicaram nele, né?

De qualquer forma, teremos nosso ponto final. Já sabemos que Oliver consegue escapar, mesmo com a droga que foi injetada em seu corpo. Já sabemos que muito da força que criou foi em cima do seu “amor” por Laurel, que vem sendo super explorado nos últimos anos – mesmo que isso tenha sido pouco abordado enquanto a personagem estava viva. Agora claramente podemos esperar também um embate final entre ele e Kovar, colocando um ponto definitivo nessa história que acabou se arrastando demais. Vai ser bem “emocionante” ver Oliver sendo resgatado e levado ao ponto de início onde a série começou. Seria o final perfeito, mas como não estamos prontos para nos despedir do Arqueiro Verde por agora, vai ser um momento marcante na trajetória da série.

Reprodução/CW

Já no presente, a gente teve a certeza de que, mais uma vez, Adrian Chase conseguiu manipular toda a situação para ficar a frente de Oliver. É impressionante que mesmo depois de tudo que já aconteceu, ele ainda consegue vantagem, com um jogo pensado em cada detalhe, prevendo cada um dos movimentos do seu oponente. Mesmo preso, ele estava exatamente onde queria. Descobrimos que o sumiço de René, no último episódio, não foi por medo de lidar com a paternidade, mas sim o começo do plano de Adrian sendo colocado em ação. E, um por um, todos os aliados e pessoas com quem Oliver se importa, foram colocadas exatamente onde Chase queria: um avião com destino a Lian Yu.

Agora me diz uma coisa: só eu surtei com a criação desse cenário caótico para o final da temporada? Eu adoro quando o roteiro brinca com essa simetria entre começo e fim, colocando todas as peças em jogo. Grandes nomes da série de volta para uma luta de proporções que lembram demais o final da segunda temporada. O retorno da Sereia Negra, que já tinha anunciado, pontua a personagem como alguém que teremos que lidar daqui para frente, num claro pedido de desculpas da série, que se arrepende todos os dias de ter tirado Laurel de cena. É interessante que pudemos perceber uma certa conexão entre ela e Lance, algo relacionado a ela ter perdido o pai na sua Terra. Podemos esperar mais disso no futuro, sem dúvida nenhuma. Não duvido também que a gente veja uma certa recuperação da personagem com o tempo, mas isso é história para outra hora.

Reprodução/CW

Quem também deu as caras foi Evelyn, que a gente odeia com todas as forças, né? Essa vigarista só enganou a gente o tempo todo e ainda tem coragem de aparecer na série. Quero mais é que tome umas boas porradas para aprender a ser gente. Agora sabe o que eu estou mais ansioso? A batalha entre Talia e Nyssa, que aparentemente tem muito a acertar. Na verdade, os aliados de Oliver nessa batalha prometem demais: Malcolm, Nyssa e … Slade Wilson. O QUE FOI AQUELE FINAL, MEUS AMIGOS?

Tá que todo mundo já tinha tomado esse spoiler, mas alguém se importa? Depois daquele último retorno mequetrefe, eu espero que aproveitem bem o personagem e façam valer essa aparição que tem tudo para ser um dos grandes marcos da série. Amell também contou que tem mais um retorno que não é anunciado no vídeo promocional e que ele ama: meu coração quer acreditar que seja Roy, mas tudo aponta para que seja Moira – sabe-se lá como. Mas a torcida fica registrada aqui de qualquer maneira.

E é isso, né? Agora temos que esperar até quarta. Eu realmente não sei o que esperar. Tudo aponta para a morte de Adrian, mas será que a série tiraria de cena um personagem tão forte como ele? Ainda não sei. Mas estou curioso e muito feliz com a maneira que vamos encerrar um ano tão importante e bom para a série. Deixo vocês com o vídeo promocional e o aviso de que, se você é ansioso, é melhor passar longe!


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×