Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

As companhias de viagem do Doutor

Por: em 28 de outubro de 2015

As companhias de viagem do Doutor

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers leves,

nada que estrague a série ou a sua experiência.

Viajar junto com o Doutor nunca é uma tarefa fácil e, muito menos, segura. Ele chega fazendo estrondo, desestabiliza suas noções de mundo, e logo faz a pergunta fatídica: você quer conhecer todo o tempo e o espaço? Claro que ninguém com um pingo de espirito aventureiro diria não a tamanha proposta, e a maioria já vai pulando na cabine azul (e exclamando aquela velha observação sobre designs interiores). No entanto, o que as temporadas da New Who têm nos mostrado é que o destino não costuma acabar muito bem para aqueles que aceitam o convite, e muitos levam de suas viagens muito mais do que apenas cartões postais… Vamos relembrar um pouco esses corajosos que aceitaram desbravar o espaço!

Rose Tyler

Rose-Tyler-Doctor-Who

Preferida de muitos e odiada por tantos, Rose (Billie Piper) é a companheira pioneira do reboot, e também a responsável por introduzir o público no mundo de Doctor Who, que íamos desvendando junto com a garota. É através dela, também, que começamos a compreender a relação do Doutor com suas companheiras de viajem, e o quão perigoso pode ser o turismo ao seu lado. Rose vivia uma vida pacata em Cardiff durante o século XXI, quando inesperadamente se vê encurralada no centro de uma invasão extraterrestre liderada pela consciência Nestine, que controla todo o plástico da terra e o utiliza como arma. Após ajudar a derrotar manequins e latas de lixo, Rose se torna tripulante da T.A.R.D.I.S, onde com o tempo vai se transformando. Por entre suas muitas paradas, a garota provou sua coragem e força, tornando-se muito mais do que qualquer um esperava. Mas, como tudo que é bom chega ao fim, seu torpe destino a aguardava: Rose acabou presa em um universo paralelo, sem poder regressar à sua Terra original.

Capitão Jack Harkness

Jack-Harkness-Doctor-Who

Quando Jack (John Barrowman) conheceu Rose e se envolveu nas aventuras do Doutor, ele era um simples agente do tempo do século 51, que decidira seguir carreira solo. Carismático, sedutor, e engraçado, Jack chega como qualquer outro personagem, mas com toda a certeza se torna um dos mais aclamados pelos fãs. Ele se torna um caso muito especial, já que leva de suas viagens a maior maldição possível: a imortalidade. Jack acidentalmente se torna um ponto fixo no tempo, sendo incapaz de morrer. Abandonado pelo Time Lord, que estava assustado com a sua condição de eternidade, Jack acaba regressando à Terra, onde eventualmente se junta à equipe de Torchwood, passando a defender o planeta contra ameaças alienígenas.

Martha Jones

Martha-Jones-Doctor-Who

Rose havia partido, e o Doutor passava por uma clássica crise de abandono, quando durante uma aventura inusitada na lua ele conhece a médica Martha Jones (Freema Agyeman). Diferente de Rose e da maioria dos companions de Doctor Who, Martha era menos sonhadora e estava satisfeita com a vida que levava na Terra, de forma que mesmo tendo aproveitado os momentos com o Time Lord, soube dizer a hora de parar e regressar à casa. Essa decisão é o que a previne do destino trágico que recai sobre a maioria dos que embarcam na T.A.R.D.I.S, muito embora a garota tenha mudado o suficiente para se juntar à UNIT, onde seguiu carreira como pesquisadora da vida extraterrestre.

Donna Noble

Donna-Noble-Doctor-Who

Donna (Catherine Tate)  era uma mulher alienada, que não sabia muito do mundo a não ser sobre o status de relacionamento das celebridades, e por isso foi sem dúvida a companheira do Doutor que mais mudou durante suas viagens, tendo presenciado destruições inimagináveis como a erupção do Vesúvio e injustiças com as quais ela se compadeceu, como a escravidão dos Ood. Donna deixou a terra uma, e teria retornado outra não fosse seu triste destino. Durante sua última aventura, a moça acidentalmente absorve energia de regeneração, tornando-se parte Time Lord, embora mantendo um cérebro humano que não poderia comportar os conhecimentos dos senhores do tempo. Para salvá-la, o Doutor bloqueou todas suas memórias relacionadas à vida alienígena e a ele próprio, deixando aquela antiga pessoa fútil de volta à porta de casa, alheia a todas as grandezas que tinha realizado e a todas as pessoas que tinha salvo.

Amelia Pond

Amy-Pond-Doctor-Who

A primeira humana com quem o Doutor teve contato em sua décima primeira encarnação, é também a garota que mais teve de esperar por ele, já que o ”homem maltrapilho” não regressara até Amy (Karen Gillan) ser uma mulher adulta, que já o considerava mero produto de um sonho infantil. Sonhadora e aventureira, Amy ficou por muito tempo ao lado do Doutor, presenciando o melhor e o pior do espaço, mas, diferente de outras companheiras, a garota nunca perdeu sua aura de donzela em perigo. Acabou sendo enviada ao passado por um Weeping Angel, onde viveu uma vida completa com seu marido Rory Williams, embora fora de sua época.

Rory Williams

Rory-Williams-Doctor-Who

Inicialmente o noivo que Amy deixara para trás, Rory (Arthur Darvill) não tardou a embarcar como tripulante da T.A.R.D.I.S. Embora muito medroso e desajeitado, Rory sempre encontrava em seu amor e lealdade por Amy a força para enfrentar seus limites, tendo inclusive, antes do universo ser reiniciado, guardado a Pandorica com sua amada durante séculos a fio, tornando-se até mesmo motivo de lendas em algumas galáxias. Seu destino foi o mesmo de Amelia, tendo sido enviado para 1969, onde viveu uma vida completa e morreu aos 82 anos.

River Song

River-SOng-Doctor-Who

Filha de Amelia Pond e Rory Williams- e ai tem toda uma história muito louca que a explica- River (Alex Kingston) foi concebida sob condições especiais durante as viagens dos seus pais na T.A.R.D.I.S, o que fez dela uma Time Lady de nascença. Destemida, aventureira e apaixonada, River não conhecia limites para sua vontade e vivia sempre a vida ao máximo. Sofreu nas mãos da organização que queria usá-la para assassinar o Doutor, passando por uma lavagem cerebral que através de muito esforço foi superada. Com o tempo, desenvolveu uma profunda relação com o Doutor- muito embora suas linhas do tempo se interceptassem ao contrário- chegando até mesmo a se tornar sua esposa antes de morrer.

Clara Oswald

Clara-Oswald-Doctor-Who

A garota impossível, aquela que se arriscou e fragmentou-se, espalhando-se por toda a linha do tempo do Doutor a fim de protegê-lo. Eventualmente, após muitos desencontros enigmáticos, seu eu do século XXI esbarra com o senhor do tempo, e após viver com ele uma aventura na terra passa a viajar ao seu lado. Conviveu com duas encarnações do Doutor, com as quais desenvolveu uma profunda amizade e um amor quase paterno, sendo descrita por muitos inimigos como a maior fraqueza do alienígena. Sofreu com a morte do seu noivo, Danny Pink, (Samuel Anderson), perda que a transformou e a tem deixado cada vez mais parecida com o Doutor– irresponsável e pragmática- fato que o preocupa profundamente. Embora seja a companheira atual, seu destino começa a apontar para algo trágico, que há de estar sendo arquitetado nas vis pranchetas de Steven Moffat… Mas isso, só o tempo dirá.


E você, leitor, tem algum companion preferido da série Doctor Who? Compartilhe sua opinião nos comentários!


Bernardo Nery

Romântico soteropolitano que adora brincar de poesia. Apaixonado por séries e qualquer tipo de história, pois a vida é feita de pessoas e o que elas têm a contar.

Salvador/BA

Série Favorita: Doctor Who

Não assiste de jeito nenhum: American Horror Story

×