Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

As escolas das séries

Por: em 11 de agosto de 2013

As escolas das séries

Por: em

Você sabia que hoje, dia 11 de agosto, é comemorado o dia do estudante? Pois é, e assim como quase todo mundo é ou já foi estudante um dia, os personagens das séries também passam por essa fase, com seus bons em maus momentos, seja em escolas ou em universidades. Esses locais são muitas vezes onde acontece a maior parte da ação da série, ou, no mínimo, têm grande relevância na formação – não só acadêmica – dos personagens.

Relembre algumas das instituições de ensino mais marcantes das séries e veja qual delas tem mais a ver com o seu perfil de estudante, ou qual lembra mais aquela fase inesquecível da sua vida.

Springfield Elementary SchoolThe Simpsons (Laís)

springfiels

Embora grande parte das séries mostre a vida de adolescentes e jovens adultos no colegial ou na faculdade, The Simpsons nos lembra que crianças também estudam! Bart e Lisa frequentam a escola primária de Springfield, uma instituição pública com o mesmo espírito politicamente incorreto da série. A vida não é lá muito fácil para nenhum dos extremos: Bart, da turma da bagunça, acaba sempre de castigo por ter aprontado algo, e Lisa, mesmo certinha e inteligente, é incompreendida e nunca deixam que ela explore completamente seu potencial. Apesar de ser uma animação, é uma das escolas que trazem os personagens mais identificáveis da “vida real”: o zelador imigrante mal humorado, a professora solteirona, o diretor almofadinha, o valentão implicante, entre outros. 

Constance Billard School – Gossip Girl (Marina)

constance

A Constance Billard School, escola particular da high society de Nova York, localizada no Upper East Side, ponto nobre da cidade, não é, apesar de todos os seus méritos, a escola ideal para se estudar. Bom, não se você não é nenhuma Serena Van der Woodsen ou Blair Waldorf. A escola, só para mulheres, lida com adolescentes que são a nata da nata da riqueza dos Estados Unidos da América, tornando o ambiente escolar propício para muita disputa (de ego, de notas e, porque não, de roupas) e completamente hostil para quem não frequenta este mundo. Era assim para a pobre Jenny Humphrey (que acabou não tão coitadinha assim), que aceitava ser capacho da “Queen B” em busca de status. Apesar de clima insuportável dentro do colégio, as alunas da Constance eram reconhecidas por suas botas notas e bons modos (este segundo virtualmente representado para a sociedade). A lição de moral para quem procura esta escola é: venha para boas notas, mas sobreviva ao canibalismo social imerso lá dentro. Se nasceu para ser queen, como Blair e Serena, esta é a escola para você!

Menção honrosa para a escola St. Jude, para meninos, onde o ambiente é praticamente similar. Pergunte a um tal de Dan Humphrey o que ele pensa de lá…

William McKinley High SchoolGlee (Laís)

fantastic-glee-mckinley-high-wallpaper-by-alexiahart-dkxer

Música, slushies e bullying. Se o colégio de Ohio precisasse ser descrito em três palavras, certamente seriam essas. A sede do glee club mais querido do mundo das séries passa por problemas orçamentários, tem os professores mais exóticos e já presenciou os acontecimentos mais surreais, mas também foi cenário de situações sérias, dramáticas e que colocam bem o dedo nas feridas abafadas pela sociedade norte-americana. Aqui, os estudantes precisam matar um leão por dia para estar no topo da cadeia de popularidade, porque um escorregão já é o suficiente para fazer o quarterback ou a líder de torcida levar uma dose generosa de raspadinha pelos corredores. Apesar das brigas, na McKinley High os alunos acabam sempre se unindo quando é necessário e até os losers têm seus dias de glória.

Kennedy HighPopular (Laís)

Popular-2

O colégio é quase o “pai” do McKinley, de Glee. Antes da série musical, Ryan Murphy já tinha retratado o ambiente hostil das escolas americanas em “Popular”. A linguagem sarcástica e o humor ácido pairavam em mais quantidade nos corredores da Kennedy High do que o próprio oxigênio… e para os estudantes de lá, as boas notas, o destaque nos esportes e (principalmente) fazer parte da equipe das líderes de torcida não eram um caminho para ter um futuro melhor ou ingressar em uma boa universidade, eram um caminho para ser popular, é claro! Dois grupos em especial – liderados por Brooke McQueen e Sam McPherson – viviam uma verdadeira guerra por status, na qual jamais se soube quem venceu porque a série foi cancelada no meio do caminho.

Dillon High SchoolFriday Night Lights (Aline)             

friday_night_lights_1                               

Uma escola pública completamente convencional, numa cidade onde as pessoas respiram futebol americano, principalmente quando se trata dos Panters, time de futebol do High School. A rotina de todos muda quando treinador Taylor assumo o cargo na escola e logo em seu primeiro jogo, o quaterback, estrela do time, sofre uma lesão e fica paraplégico. Muito dos dramas do Dillon High giram em torno da adaptação do Jason, o menino que perdeu o movimento das pernas, a esse novo mundo na cadeira de rodas. Enquanto Matt Saracen, o quaterback reserva, se torna o titular tem que dar o sangue para chegar as finais e honrar sua escola. No meio de tanto esporte, temos muitos “ex-atuais”, como Matt e Julia (a filha do treinador, sim ele é ousado mesmo) e Tim Riggins e Lyla e Tyra… Mas o mais interessante dessa escola são os dramas, que tratados da forma como são, parecem reais, principalmente quando falamos de aborto, classe social e racismo, onde “Smash” Willians tem muito a dizer. Mesmo que você não entenda nada de futebol americano, vai se apaixonar pelo Dillon High.

Menção honrosa ao East Dillon High, time dos Lions, do quaterback Vince, onde Landry também tem a chance de brilhar.

Mystic Falls HighThe Vampire Diaries (Leandro)

Mystic falls

Mystic Falls não é lá um lugar bom para se viver. Se existe alguma coisa que pode dar errado ou algum ser estranho que possa existir, aposte que isso acontecerá por lá. E claro que seu centro educacional não poderia ser muito diferente. Apesar de ser um dos cenários que deveria ser bastante frequentados na série – já que nossos personagens estavam no ensino médio até então -, pouco vimos eles dentro de salas de aulas. Mas isso não quer dizer que deixamos de ver ótimas cenas por lá. Grande parte da ação de The Vampire Diaries se passou dentro daqueles corredores. Como esquecer Stefan estripador pirado sob controle de Klaus correndo atrás de Elena e tendo seus sentimentos desligados? Ou então a festa de Halloween que termina com a morte de Vicky? Ou, em fatos mais recentes, a briga das dopplegangers, que culminou com uma delas se tornando humana novamente? Enfim, com certeza essa escola não nos deixou na mão no quesito ação, porém eu não recomendaria que você matriculasse seu filho por lá se você quiser mantê-lo vivo.

Smallville High  – Smallville (Laís)

smallville

Uma série que se propõe a falar sobre a adolescência de Clark Kent não poderia deixar de retratar sua vida de estudante, e é aí que conhecemos a Smallville High School. Foi na pacata escola de interior que Clark suspirou pelo seu primeiro amor, encontrou seus melhores amigos e também alguns freaks afetados pela chuva de meteoros que caiu sobre a cidade junto com ele. Não se pode negar também a influência do The Torch, o jornal da escola, na escolha da carreira do super herói, que mais tarde acabou no grande Planeta Diário.

Tree Hill High SchoolOne Tree Hill (Alexandre)

one tree hill

Tree Hill High School, certamente, tem história. A escola secundária de One Tree Hill, onde a maior parte das ações das quatro temporadas iniciais se estabeleceu (e que continuou presente mesmo depois disso, graças ao tempo em que Haley passou como professora lá após o salto no tempo e a época em que Lucas assumiu o time de basquete – o que foi uma gostosa referência da série aos tempos do high school), foi o lar de gerações de estudantes, como o técnico do time de basquete Whitey Dunham e os irmãos Dan e Keith Scott (que a exemplo de Lucas e Nathan, também dividiram as quadras do colégio nos tempos de adolescência). Como em qualquer escola de série teen, contudo, a vida lá não era assim tão fácil para alguns determinados estudantes. Que o diga o próprio Lucas Scott, protagonista da série, que foi vítima de provocações e armações quando entrou no time de basquete. O caso mais marcante, contudo, diz respeito a Jimmy Edwards, garoto que sofria bullying direto por ser gordo e excluído socialmente, que um dia leva uma arma até a escola, faz vários personagens de reféns e desabafa sobre a dura vida que sempre enfrentou ali. O trágico caso, que termina com o suicídio do garoto e a morte de outro personagem bastante querido na série, marcou paras sempre a memória dos personagens (e dos fãs de One Tree Hill).

Chilton – Gilmore Girls (Laís)

chilton

A ida de Rory para Chilton foi um dos principais acontecimentos da primeira temporada de Gilmore Girls, e desencadeou várias tramas secundárias. A escola preparatória era extremamente rígida e tinha como política o foco nos resultados, não nas necessidades dos alunos. Rory chegou a Chilton como uma garota simples vinda de uma escola pública e passou por maus bocados até conseguir explorar todo o seu potencial e se tornar a garota que mais tarde iria para Yale. Adaptar-se à nova rotina, a um ritmo mais puxado de estudos e ter jogo de cintura para lidar com os companheiros de classe nada gentis foram fundamentais para que a Gilmore Girl sobrevivesse e coroasse sua passagem pela escola com um belíssimo discurso de formatura que arrancou lágrimas da maior parte dos fãs da série.

Greendale Community College  – Community (Douglas)

greendale (1)

Quando Jeff foi para a Greendale Community College esperava apenas recuperar seu diploma facilmente e nada mais que isso, afinal, segundo ele, é apenas uma faculdade comunitária. A experiência não poderia ter sido mais diferente: com seu grupo de estudos mais diversificado possível (com uma fanática cristã, um idoso, uma judia, um fanático por seriados, uma hipster e um jogador de futebol fracassado) passou por diversas mudanças ao longo dos episódios e fez amigos que jamais imaginaria que teria. Além disso, quem não iria querer estudar nessa faculdade? Os alunos até jogam fantásticas partidas de paintball no edifício!

Cyprus-Rhodes University Greek (Andrezza)

greek

Normalmente, universidades são meras coadjuvantes em séries teen, algo que, felizmente, não acontece em Greek. Se você é daqueles que acreditam na diversão aliada à responsabilidade no meio universitário, deve conhecer a Cyprus-Rhodes University. Repleta de aulas interessantes, alguns professores bem rígidos e fraternidades pra todos os tipos de calouros, essa universidade foi palco de romances épicos, festas memoráveis e muitas intrigas entre os personagens de Greek durante 4 temporadas da série da ABC Family.

 

E você? Acha que alguma delas tem a sua cara? Qual das escolas receberia melhor você como estudante, e de qual você passaria bem longe? Esquecemos de alguma importante que seria a sua favorita? Deixe sua opinião!

 


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×