Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

As expansões ao universo de Doctor Who

Por: em 8 de agosto de 2014

As expansões ao universo de Doctor Who

Por: em

E aí, com saudades de Doctor Who? É uma absoluta certeza que todo Apaixonado por Séries está roendo as unhas de ansiedade para o retorno das aventuras do Doctor, que ocorrerá dia 23 de agosto, principalmente porque veremos a estreia de Peter Capaldi como o lendário personagem. Porém, logo após algumas semanas após a season premiere teremos que aguentar mais um hiato até o especial de Natal e é exatamente por causa disso que esse post foi criado. Os hiatos acontecem a cada passo, mas o universo de Doctor Who é extremamente extenso e aqui damos algumas dicas de como matar a saudade dos “Wibbly Wobbly Timey Wimey…Stuff”, pois material é o que não falta.

NOTA: Gostaríamos de agradecer ao portal brasileiro Universo Who, que serviu de fonte para uma grande parcela do post. Além disso, o site disponibiliza uma boa parte do material citado abaixo para os acessantes.

SÉRIE CLÁSSICA

Todo fã de Doctor Who já ouviu falar da série clássica, aquela que foi ao ar de 1963 a 1989 e que, além de criar esse universo, tornou o personagem popular, principalmente em países europeus. Todo telespectador precisa no mínimo dar uma conferida, nem que seja um pouquinho para ter um mínimo conhecimento. O melhor? Se você começar, terá muita coisa para assistir e que ocuparão uma grande parcela de tempo. Afinal, são 26 temporadas, totalizando em um número de 694 episódios (!). Isso mesmo, 694 episódios. Mas não se assuste, eles possuem 20 minutos e são divididos em arcos, sendo que você pode ficar alternando entre as temporadas para não cansar. Outro fato importante: quando você finalmente decidir começar, primeiramente esteja ciente que a época de exibição foi completamente outra e o ritmo/formato é diferente que o atual, mas aos poucos você acaba se acostumando.

SPIN-OFFS

Ao longo dos anos Doctor Who teve três spin-offs que você pode conferir. O mais famoso deles, Torchwood, possui até então quatro temporadas (mas ainda não foi renovada nem cancelada oficialmente, tendo permanecido numa “bolha” por anos). Nele acompanhamos as aventuras do Capitão Jack Harkness, um personagem recorrente da era Russell T. Davies, juntamente com sua equipe. Torchwood possui um tom mais sombrio, com um humor mais visceral teor sexual maior. Outro spin-off com um personagem importante, The Sarah Jane Adventures, mostra a Sarah Jane, que foi companheira do 4º Doctor na série clássica e fez uma participação no 2×03 School Reunion. A série estreou em 2007 e foi um sucesso. A atriz principal, Elisabeth Sladen, infelizmente acabou falecendo em 2011 devido a um câncer, então a BBC exibiu uma 5ª e última temporada que contia episódios já gravados como uma forma de homenagem à Elisabeth. Já Doctor Who: Confidential, o último spin-off, sempre foi exibido logo após os episódios inéditos de Doctor Who desde a sua re-estreia em 2005. O programa focava nos bastidores do episódio em questão, ou seja, era uma espécia de “making off”. Porém, para a tristeza dos fãs, a BBC decidiu cancelar Confidential em 2011, que chegou ao seu fim juntamente com a 6ª Temporada de Doctor Who.

livros

LIVROS

Você pode não saber, mas Doctor Who possui muitos livros. Primeiramente eles surgiram como adaptações dos arcos da série clássica, pois na época não existiam aparelhos de reprodução caseiros de forma acessível. Assim foram lançados quase todos os arcos em forma de livro, além de alguns que chegaram a não ser produzidos. Com o cancelamento do seriado, em 1989, a Virgin Publishing lançou duas novas sagas: New Adventures, com histórias do 7º Doctor, e Missing Adventures, com os 6 primeiros Doctors. A partir de 1996 mais duas séries foram lançadas pela BBC: Eight Doctor Adventures, com aventuras do 8º Doctor, e Past Doctors Adventures. Já em 2005, com a volta do seriado, a BBC passou a publicar New Series Adventures, além de alguns audiobooks que contém material inédito. A pior parte é que praticamente tudo encontra-se em inglês. Você pode até encontrar algumas traduções feitas por fãs internet afora, mas serão poucas. Porém, a boa notícia é que, com o recente sucesso de Doctor Who no Brasil, a editora Suma das Letras começou a publicar algumas coisas. Primeiramente foi SHADA: A Aventura Perdida, livro escrito por Douglas Adams, que contém um arco perdido do 4º Doctor. E mais recentemente lançou Quando Cair o Verão e Outras Histórias, que reúne três contos: Quando Cair o Verão*, “escrito” pela Amy Pond, O Beijo do Anjo, da Melody Malone (a.k.a River Song) e que foi inspirado no episódio “The Angels Take Manhattan”O Demônio na Fumaça, narrado por Justin Richards e inspirado no especial de Natal “The Snowmen”.
*Quando Cair o Verão já apareceu na série, em forma de easter-egg, no 7×06 The Bells of Saint John. Confira clicando aqui.

QUADRINHOS

Doctor Who começou a aparecer nos quadrinhos logo nosanos 60 com o lançamento da série clássica e com o passar do tempo foi ganhando mais espaço no mercado. A partir dos anos 80, a Doctor Who Magazine lança histórias divididas entre suas edições. E com a volta da série em 2005, a IDW relançou algumas histórias antigas e as recoloriu, sendo que também começou a lançar aventuras com os Doctors da série atual.

GAMES

No ano de 2010 a BBC lançou a 1ª Temporada dos Adventure Games, jogos de Doctor Who em terceira pessoa para computador, que foram disponibilizados gratuitamente no site da corporação para download somente no Reino Unido. Após o fim da 6ª temporada da série, o primeiro episódio da 2ª temporada do jogo foi lançado, The Gunpowder Plot. Mas em fevereiro de 2011, a emissora anunciou o fim da série de jogos. Agora eles estão disponíveis na Steam, onde os usuários precisam pagar para tê-los. Lá você também encontra “Doctor Who: The Eternity Clock” um jogo mais recente, lançado em 2012, onde o jogador alterna entre o Doctor e a River tentando desvendar o mistério do Relógio da Eternidade e tentando impedir a destruição que ele causará antes que seja tarde. No jogo você precisa enfrentar alguns vilões que já passaram pela série como por exemplo Silurians, Cybermen, Daleks e os Silence.

Assim chegamos ao fim desse post especial, já que basicamente essas são as principais expansões ao universo da série. E você, gostou das dicas? Já assistiu/leu/jogou alguma das coisas citadas? Conta pra gente!


Douglas

Possui mais séries na grade do que tempo disponível. Viciado em cultura pop, bandas indies e, principalmente, ketchup.

Curitiba / PR

Série Favorita: Seinfeld

Não assiste de jeito nenhum: Anger Management

×