Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Band of Brothers: a guerra que mudou o mundo na minissérie que mudou a TV

Por: em 20 de março de 2010

Band of Brothers: a guerra que mudou o mundo na minissérie que mudou a TV

Por: em

À luz da aguardada chegada de The Pacific, nada mais justo que lembrarmos da grande obra-prima da HBO que deu início a esse projeto e que estabeleceu há quase 10 anos um novo patamar para produções voltadas para a TV: Band of Brothers.

Também produzida por Steven Spielberg e Tom Hanks, Band of Brothers mostrou em 10 episódios a história real dos soldados do primeiro esquadrão de para-quedistas da história do exército americano, que saltou na Normandia no Dia D e lutou contra os nazistas na Europa até o fim da II Guerra Mundial. Tudo pontuado por depoimentos dos veteranos sobreviventes reais (embora só seja relevado quem é quem no episódio final).

Uma minissérie que primava pela perfeição técnica, superior até mesmo à grande maioria dos filmes de grande orçamento sobre o tema. A gente se sentia dentro da guerra. E não apenas pela riqueza na direção de arte, que recriou a Normandia devastada, cidades holandesas destruídas e até o Ninho da Águia, residência de verão do Hitler. Não apenas nas imagens impressionantes do salto de pára-quedas que acompanhamos na visão do Winters. No sentimos dentro da guerra porque todo o roteiro, direção e elenco nos levavam a fazer parte daquele grupo de homens que só tinham a si mesmos para confiar naquele situação extrema.

Nós rimos com as palhaçadas de Bill Guarnere e George Luz. Respeitamos a liderança e serenidade de Dick Winters ou do Sargento Lipton. Vibramos com o capitão porralôca e testosterona Speirs (interpretado por um Matthew Settle bem diferente do que o que conhecemos de Gossip Girl). Viramos amigos de Shifty, Malarkey, Buck, Bull, e vários outros. E claro, sofremos muito quando vimos vários deles morrerem ou perderem membros sob o horror dos ataques a uma floresta belga.

Band of Brothers carregava tanta força para nos absorver naquele mundo, que fomos capazes logo de cara a odiar o Ross de Friends! Ok, na verdade não era o Ross, e sim o David Schwimmer como o babaca Tenente Sobel, mas vale lembrar que Friends ainda estava no ar naquela época, e não era fácil detestar o cara. E conseguiram.

A minissérie, tanto pelo seu orçamento quanto pela sua produção impecável, estabeleceu um novo parâmetro para produções voltadas para a TV. Se hoje em dia muito do que é feito na televisão tem o mesmo nível de exigência técnica e artística de grandes filmes de Hollywood, as obras da HBO têm grande parte da “culpa”. E Band of Brothers é o ápice disso.

Afinal, se Band of Brothers fosse um filme, seria o melhor filme de guerra de todos os tempos. E em um gênero que já nos brindou com Patton, A Ponte do Rio Kwai, O Resgate do Soldado Ryan, Platoon e Nascido Para Matar, isso não é pouca coisa. Aproveitem que o Box anda baratinho e vejam. Não conheço ninguém que tenha achado a minissérie menos que magnífica.


Alexandre

Série Favorita:

Não assiste de jeito nenhum:

×