Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Big Brother Brasil 16 – Semana 2

Por: em 3 de fevereiro de 2016

Big Brother Brasil 16 – Semana 2

Por: em

Há muito não se via comoção popular tão grande sobre acontecimentos do BBB. Talvez a torcida de Clanessa (#FamíliaClanessaNãoEsqueceNãoPerdoa, saudades) ou a indignação com o caso de Daniel e Monique do BBB 12 tenham até sido sombras de uma participação ativa do público na trama da casa, mas não me lembro de nada que tenha dividido as opiniões tão intensamente como o duelo de Ana Paula e Laércio. Com a edição alimentando loucamente os argumentos de ambos os lados, a liberdade quase infinita de expressão da internet permitiu que comentários dos mais variados tipos povoassem a rede e marcassem essa semana da casa, que mais pareceu uma montanha-russa de emoções –  daquelas com um final épico.

Mas vamos com calma. Será impossível destrinchar plenamente tudo o que aconteceu nessa confusão, mas temos que analisar tudo da maneira mais fria possível – afinal, temos uma edição que controla tudo o que a gente vê e atores dispostos a mostrar apenas a versão mais interessante de si mesmos.

BBB 16 - Daniel

Para mim, a coisa já começou quando Laércio “ocupou” o lugar que era de Ronan na famigerada Macholândia. Daniel, que juntou o jogo de bom moço/justiceiro (como bem disse Dona Geralda) com o de líder articulador, viu em Laércio um ótimo aliado – porque, mesmo com o fracasso da casa semana passada, também tem a capacidade de articular as situações conforme seu interesse. Na verdade, no fim das contas, o surto de Ana Paula só serviu aos interesses de Daniel para justificar a tentativa de derrubar o primeiro “peão” do outro lado do tabuleiro.

Enquanto isso, o resto da casa se afastou dos meninos, com uma espécie de medo de se envolver demais no jogo deles. Gegê – que cada vez mais se prova uma excelente jogadora – Ronan e Ana Paula acabaram se tornando os pivôs de uma campanha anti-Daniel, que, com a liderança da semana, passou a exercer mais a liderança dentro daqueles que orbitam ao seu redor. E Ronan está certíssimo: Laércio era só um “peão” no esquema de Daniel; um peão valioso, mas só um peão.

BBB 16 - Ana Paula

Agora, vamos falar de Ana Paula. Que ser complexo e interessante!!!! De Rainha do Camarote a folgada machista, a saga de Ana Paula nas duas primeiras semanas do BBB é bem peculiar. Com a edição determinada em pintá-la como surtada e desequilibrada, achei que a saída dela era quase inevitável: o público brasileiro, quase que hipocritamente, “não gosta de gente barraqueira”. Mas, o seu concorrente no paredão parece ter favorecido sua permanência na casa. Laércio também, desde a primeira semana, recebeu um tratamento frio da edição, e apagou sua imagem de vilão em troca de uma imagem passiva e incômoda. A discussão dos dois foi só um motivo para que o confronto, que era só ideal, se tornasse efetivo e concreto. E que bom que isso aconteceu.

O paredão Ana Paula x Laércio foi um simulacro da realidade virtual que o Brasil vive em 2016: pontos de vista que se cruzam todos os dias na internet de repente se encontram numa disputa real, planejada, e com um resultado inesperado. Mas vida que segue, e, como diz Ana Paula, jogo que começa.

O mínimo que podemos esperar da semana que começa é que Daniel se esforce para não perder as vantagens que conseguiu na liderança, o que certamente será motivo de bastante conflito e tensão – ainda mais com Ana Paula barraqueira-mor e Ronan do outro lado do tabuleiro.

BBB 16 - Renan e Munik

Bônus: sempre importante comentar do que aconteceu fora do olho do furacão. Matheus e Cacau continuam firmes na missão casalzinho, mas estão começando a saturar a própria imagem. Matheus ainda tem a sua relação com Dona Gegê para aliviar os olhares, mas Cacau não consegue se segurar sozinha com apenas o recurso do casal. Renan e Munik são ainda uma incógnita: tenho medo de Munik se afastar do jogo da casa se as coisas derem certo com o boy, mas Renan precisa de alguma coisa para sair da sombra dos outros e deixar de ser só um corpo bonito. Adélia continua sendo a pessoa mais maravilhosa na convivência da casa, e a aceitação dela aqui fora reflete isso. Tamiel e Alan continuam sob as asas de Daniel, nada de novo sob o sol.


Confessionário 1: A gente vê a fragilidade da maldita Macholândia quando o Tamiel dá o anjo para a Adélia.

Confessionário 2: Dedo na água, bunda pro vento.

Confessionário 3: Adélia conversando com a coleguinha, que momento, que momento.

Confessionário 4: Que que foi aquela tentativa de desplantizar o Tamiel??? Eu hein.


Gustavo Soares

Estudante de Cinema, fanboy de televisão, apaixonado por realities musicais, novelões cheios de diálogos e planos sequência. Filho ilegítimo da família Carter-Knowles

São Paulo - SP

Série Favorita: Glee

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×