Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Better Call Saul – 2×03 Amarillo

Por: em 3 de março de 2016

Better Call Saul – 2×03 Amarillo

Por: em

Better-Call-Saul-Goodman-Jimmy-Mcgill

O asilo Sandpiper está restringindo o acesso dos advogados a clientes em potencial, portanto tem sido muito difícil para Jimmy conseguir novos clientes da forma convencional. Na hilária cena de abertura do episódio desta semana Better Call Saul, Jimmy entra em um ônibus de excursão do asilo, para falar com uma das poucas idosas que responderam à mala direta. Ao fazê-lo num espaço tão restrito, acaba informando a todos os idosos que estavam no ônibus sobre as irregularidades no asilo. É eficaz? sim. É ético? Bom, essa é sempre a pergunta que ecoa na vida profissional de Jimmy.

Better-Call-Saul-Goodman-Jimmy-Kim

Chuck segue participando das reuniões sobre Sandpiper, em uma clara disputa de poder com Jimmy. Chuck percebe um rastro de irregularidade e questiona Jimmy, que rapidamente arranja uma desculpa mas diz que vai conseguir outra forma de captar novos clientes. É triste perceber que Chuck tinha uma certa razão em não querer Jimmy trabalhando em seu escritório, está claro que se as irregularidades de Jimmy forem descobertas, o caso de Sandpiper poderá ir por água abaixo. Jimmy já havia recebido um sermão de Kim sobre esse tipo de prática. Esta semana Kim o alerta que cada deslize dele era também uma falta dela, pois foi ela que indicou Jimmy para este emprego. Portanto, o julgamento (e a carreira) dela também estão em jogo, e a cada passo fora do caminho, os dois se afastam.

Uma das marcas clássicas de Saul Goodman, em Breaking Bad, era sua propaganda televisiva super extravagante, que deu origem ao nome do spin-off: Better Call Saul. Em Amarillo, Jimmy tem seu primeiro contato com esse tipo de publicidade. Ele decidiu veicular uma propaganda no horário do programa de tv favorito dos idosos de Sandpiper. Funcionou muito bem, o problema é que ele fez isso sem a aprovação dos sócios da Davis & Maine. Mesmo quando Jimmy escolhe o caminho legal, ele o faz usando atalhos. É muito provável que ele acabe perdendo sua posição dentro da empresa e com isso, perdendo o amor e o respeito de Kim.

Better-Call-Saul-Mike

Contudo o que mais me chamou atenção esta semana, foi a história de Mike, que explorou seu lado mais humano. Mike é um avô devotado, que quer prover o melhor para a sua neta. Sua nora precisa de sua ajuda, mas não quer pedir por ela. Ela inventa uma mentira para Mike sobre ouvir tiros na rua durante a madrugada e, embora Mike saiba que se trata de uma mentira, ele não a desmascara. Mike decide ajudá-la a se mudar de casa, mas para isso ele precisará pegar trabalhos mais pesados. Isso quer dizer se envolver mais profundamente com o crime.

Neste episódio há um contraste claro entre as trajetórias de Jimmy e Mike neste ponto da série. A história de Jimmy é contada com humor, ele oscila no limiar da legalidade e até aqui, o máximo que poderia acontecer a Jimmy é perder a licença de advogado ou pegar alguma pena leve. Como sabemos, a história de Mike é um desvio permanente e sem volta, ainda que entendamos suas motivações. Esse desvio cobrará seu preço no futuro e não vai sair barato.


 

Notas:

– Achei o episódio um pouco arrastado e o humor ficou muito restrito às cenas iniciais.

– Estou curiosa para ver os próximos contatos entre Jimmy e Mike, senti falta disto nesse episódio!


Gizelli Sousa

Arquiteta, feminista, prefere uma noite de maratona de séries do que sair para a balada.

Brasília/DF

Série Favorita: The Walking Dead

Não assiste de jeito nenhum: Gilmore Girls, The O.C., One Tree Hill, Girls, Love

×