Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Better Call Saul – 2×09 Nailed / 2×10 Klick (Season Finale)

Por: em 21 de abril de 2016

Better Call Saul – 2×09 Nailed / 2×10 Klick (Season Finale)

Por: em

Better Call Saul – 2×09 Nailed

Better-Call-Saul-Jimmy-Mcgill

O penúltimo episódio de Better Call Saul continua a explorar a moralidade das decisões de Jimmy, desta vez indo ainda mais longe na gravidade das consequências. O golpe que Jimmy aplicou em Chuck funcionou perfeitamente. Chuck foi desmoralizado diante de seus clientes da Mesa Verde, como se tivesse cometido um erro amador. Contudo, ele rapidamente monta as peças do quebra-cabeça. Chuck sabe que Jimmy é o responsável e que ele fez isso para que Kim fosse a advogada da Mesa Verde.

Em uma das cenas mais interessantes da temporada, Chuck revela para Kim o golpe de Jimmy. O embate que se seguiu entre Kim e Chuck foi memorável, uma vez que são duas pessoas com um senso ético elevado, cada um da sua forma. Enquanto para Chuck a legalidade das ações de Jimmy eram condenáveis, para Kim, a moralidade das ações de Chuck são ainda mais questionáveis. Ali estão dois grandes advogados, a defesa e a acusação pesando contra Jimmy, quase descrevendo aquilo que estamos assistindo durante a temporada inteira: O debate sobre quem são os verdadeiros culpados. Kim foi certeira em dizer que Jimmy é, também, o que Chuck fez dele ao não oferecer amor ou respeito. É um debate sem lados errados, todos estão certos.

É óbvio que Chuck pretende provar a culpa de seu irmão, enquanto Jimmy tenta apagar os vestígios, subornando o atendente da copiadora 24 horas onde ele falsificou os documentos . Chuck vai pessoalmente até a copiadora interrogar o atendente, mas gradativamente vai ficando mais fraco por causa da eletricidade do lugar, cheio de máquinas, luminárias, letreiros em neon. Na sequência final do episódio, Chuck desmaia e bate a cabeça no balcão. Resta saber se Jimmy continuará se esquivando das consequências de seus atos.

Paralelamente, o plano de Mike também funciona perfeitamente. Ou quase. Ele planejou e roubou o dinheiro de Salamanca sem matar ninguém. Um detalhe observado por Nacho, que imediatamente percebe que Mike foi o responsável pelo roubo. Contudo, ele conta para Mike que um inocente tentou ajudar o motorista do caminhão onde o dinheiro estava escondido e acabou sendo morto por Hector Salamanca. Apesar de ser um episódio que coloca as peças no lugar para a Season Finale, Nailed foi um episódio muito interessante, onde os dois arcos, de Jimmy e Mike parecem levar os personagens um passo à frente na jornada que culminará em Breaking Bad.

Better Call Saul – 2×10 Klick

Better-Call-Saul-Chuck-Mcgill

A season finale de Better Call Saul se inicia com um dos momentos mais tristes da série, o flashback no qual a mãe de Jimmy e Chuck morre num leito de hospital. A história destes dois personagens é muito rica. Chuck esteve com Jimmy por toda a sua vida, acumulando camadas e mais camadas de rejeição. Nesta cena não foi diferente, Jimmy resolve sair do quarto da mãe para comprar um sanduíche, enquanto Chuck estoicamente resolve permanecer ao lado da mãe nos momentos finais, o filho mais dedicado. Contudo, é por Jimmy que sua mãe chama imediatamente antes de morrer. Quando Jimmy volta, sua mãe já está morta e Chuck não revela suas últimas palavras para seu irmão.

Chuck é, talvez, o personagem mais intrigante da série, já que a história de Jimmy está entrelaçada na dele. É Chuck que faz com que nós, que assistimos, não percamos a essência do que é certo, do que é justo, sem contudo, ser um personagem perfeito. Talvez em sua melhor intenção, sem perceber, Chuck tenha apenas empurrado Jimmy para dar um passo de cada vez em direção ao abismo. Better Call Saul tem o poder de levantar essas questões sobre as características inatas dos personagens versus a moldagem causada pelas situações em torno deles. E no caso de Chuck e Jimmy as duas coisas parecem andar juntas, formando gradualmente a moralidade ambígua dos dois personagens, cada um corrompido a sua maneira.

O estado psicológico de Chuck se agrava. Devido à queda, ele é levado para um hospital, onde é exposto à eletricidade e radiação, levando-o a um quadro de catatonia autoinduzida. A sofisticação das decisões estéticas de Better Call Saul é inquestionável. A cena em que chuck é levado de maca pelos corredores do hospital, filmada de cabeça para baixo, transmitiu a sensação de inadequação e desconforto do personagem. Quando ele finalmente recobra a consciência, ele entende que Jimmy subornou o atendente da copiadora, mas Ernie ajuda a encobrir Jimmy porque ele é seu amigo. Jimmy tem um lado charmoso e encantador que faz com que todos gravitem em torno dele e seja querido apesar de suas imensas falhas. Chuck retorna para casa e arma um plano para conseguir uma gravação da confissão de Jimmy. Por enquanto, aqueles ao redor de Jimmy sofreram as consequências de seus atos. A gravação de Chuck promete mudar esta perspectiva.

Mike decidiu cruzar a linha. Ele decidiu matar Hector Salamanca. Até aqui, Mike não matou ninguém, embora tenha sido responsável pela morte do transeunte que ajudou o motorista do caminhão no episódio anterior. Mike espreita no meio da aridez da paisagem da região de Albuquerque, esperando o momento de atirar. A decisão de matar parece pesar sobre ele, sobretudo quando a única possibilidade é matar Nacho e Hector ao mesmo tempo, a tensão é latente. Contudo, Mike percebe um barulho de buzina e vai atrás da fonte, o carro onde ele encontra o aviso: “Não faça”, provavelmente um aviso de Nacho. Nós sabemos que em Breaking Bad Mike é um assassino, mas em Better Call Saul, a linha ainda existe. A pergunta que inevitavelmente virá com a na terceira temporada é: até quando?

A segunda temporada de Better Call Saul se encerra com um episódio excelente, com aprofundamento dos personagens e com questões a serem resolvidas no futuro, provando que apesar de ser um Spin-Off, Better Call Saul consegue ter força para seguir como uma obra independente. As referências, a fotografia, os toques de humor de Breaking Bad estão presentes, contudo, nem é preciso gostar de Breaking Bad para gostar de Better Call Saul. Os temas são correlatos, mas aqui a história da virada do personagem é contada num tom mais íntimo, mais pessoal.


Gizelli Sousa

Arquiteta, feminista, prefere uma noite de maratona de séries do que sair para a balada.

Brasília/DF

Série Favorita: The Walking Dead

Não assiste de jeito nenhum: Gilmore Girls, The O.C., One Tree Hill, Girls, Love

×