Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Big Brother Brasil 16 – Semana 12 (Final)

Por: em 8 de abril de 2016

Big Brother Brasil 16 – Semana 12 (Final)

Por: em

Eu sei que eu já falei isso algumas vezes ao longo da temporada, mas é a última review e não custa dizer: o BBB 16 fez história. E não, não é só por causa de Ana Paula. Ana foi protagonista de uma obra espetacular (e espetaculosa) onde tudo, ou quase, deu certo. O principal argumento desse roteiro, e talvez o responsável pelo sucesso da trama, foi a quebra de paradigmas. O progresso versus o status quo. O novo – nu e cru – versus um velho montado e tipificado. E sim, Ana Paula foi peça fundamental nessa discussão, mas tudo não se resume a ela.

BBB 16 - Ana Paula (Final)

Pensa comigo: o vencedor “médio” do BBB é homem, branco, magro/forte. Maioria das vezes de personalidade forte, impositivo, mandão. Galã. Claro que houve exceções, muito importantes, mas nos últimos 15 anos o Brasil preferiu premiar o mesmo tipo do gente.O top 4 do BBB 16 era composto de: uma adolescente chorona e gorda, uma jovem adulta sincera e comprometida demais, uma senhora idosa MUITO desbocada e um aspirante a filósofo negro e gordo. Então, meus queridos, é fácil prever que veremos novos tempos. Tempos em que os participantes fortes e batalhadores do coração bão, os que falam bonito mas falam vazio, os modeletes paladinos da verdade e da boa índole, esse povo que não gera entretenimento mas gera discurso clichê, fica para trás. Talvez eu esteja sendo trouxa (sou muito Alice sim) mas gosto de crer que os BBBs que estão por vir vão ser tão bons quanto esse. É aquilo, não se mexe em time que tá ganhando.

Lá na primeira review eu parabenizava a edição pela escolha do elenco, diversificado em muitos aspectos. Veem como isso deu certo? O Brasil está mudando, a televisão está mudando e o comportamento das pessoas também. Um elenco chato e pouco expressivo como o do BBB 15, e um elenco modelete como de alguns BBBs do passado, não cabe mais. A gente quer briga, quer barraco, quer jogo, quer ENTRETENIMENTO. Se não tiver, a gente pega nossa internet e assiste o que bem entender. E parece que a direção entendeu isso, mesmo que tenha falhado em muitos alguns pontos, tipo Carol Paixão, mas o esforço ta aí. A mudança começou e começou com o pé direito.

BBB 16 - Adélia (Final)

No fim, foi tudo como previsto, apesar da imprevisibilidade da temporada. Geronik falhou nas provas, mesmo com a faca e o queijo na mão, deixando a vaga da final com uma Cacau nem um pouco merecedora. Mas o jogo é o jogo, e de alguma maneira tivemos uma final de novinhas (mais um tiro na cara da turminha madura do bem). Foi uma final linda, com a edição jogando a carta da emoção sem se conter – e deu certo. Foi um BBB cheio de eventos, cheio de momentos marcantes, e a final usou e abusou disso. Tanto que as duas finalistas lá dentro da casa – e a ideia do prêmio em si – ficaram levemente ofuscadas pelo que acontecia no estúdio do lado de cá. Bial estava afinadíssimo, o trio Ivete-Lud-Safadão foi maravilhoso, e era choro depois de choro.

Tudo isso celebrado com um discurso da vitória que deixou muito claro tudo isso que eu tô falando: do começo ao fim, esse não foi um BBB dos discursos prontos, dos personagens tipo. E todo mundo se deu mal com isso. Quem veio com discurso pronto não foi capaz de sustentá-lo com o desenrolar dos acontecimentos, quem se fez de surdo saiu de falso e quem lutou para quebrar o discurso se queimou e pagou de desmiolado. Foi lindo ver a TV aberta brasileira, cheia dos gessos e fórmulas, dando uma abertura para o acaso, para a verdade. Do jeitinho que ela é.

Volta BBB 16, volta pras nossas vidas!


Confessionário 1: Munik se vestiu bem a temporada inteira, ai me vem com aquele troço em plena final.

Confessionário 2: Cacau não consegue chorar ao vivo? Tá.

Confessionário 3: O cabelo do Bial também tava cagadíssimo.

Confessionário 4: Lista de coisas que deram errado nos últimos 70 segundos de programa: a) portão mais emperrado que o relacionamento de Renan aqui fora b) Munik/Mãe de Munik deu um tabefe no óculos de Bial que foi parar no chão e finalmente c) “O que você pretende fazer com o prêmio, Pequi?” “Não sei não”

Confessionário 4: Lembrava mais da existência de Harumi do que de seres como Alan e Tamiel.

Olha Ela 1: Ana Paula estava linda demais, to êm shock.

Olha Ela 2: “Mas eu não iria nem se me pagasse 30 mil que eu to ganhando de cachê”, Ana Paula sobre comparecer a um churrasco na casa de Adélia. Sim.

Olha Ela 3: Geroannik melhores pessoas. Cês viram o ensaio de Dona Gê que coisa mais <3?

ÔDecheSêFalsaMenina 1: Gente, como a Adélia é falsa. Aquele choro falso, aquele sorriso amarelo. Pelo menos a Juliana demonstra(va) emoções sinceras.

ÔDecheSêFalsaMenina 2: E aquele beijo Catheus hahahahahahahahahah ai eu não me conformo.

Ce Tá Me Entendendo? 1: Laham, por onde anda Laham? Um beijo pro Laham.

Não Sou Obrigada a Nada 1: Flopou o novo sistema de votação. Foi tudo 6 a 0.


Gustavo Soares

Estudante de Cinema, fanboy de televisão, apaixonado por realities musicais, novelões cheios de diálogos e planos sequência. Filho ilegítimo da família Carter-Knowles

São Paulo - SP

Série Favorita: Glee

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×