Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Big Brother Brasil 16 – Semana 3

Por: em 11 de fevereiro de 2016

Big Brother Brasil 16 – Semana 3

Por: em

Que loucura essa casa do BBB, gente! Tudo o que não aconteceu em três meses de BBB 15 aconteceu em uma semana na 16ª edição. Reviravoltas que nem Mãe Diná preveria tornaram o feriado de carnaval da casa mais agitado do que o nosso e, pela primeira vez na temporada, NINGUÉM ficou neutro em relação às principais narrativas que a edição construiu. Na verdade foram duas: a ascensão, a queda e o futuro comeback de Ana Paula; e o triângulo Juliana-Renan-Munik. Isso sem contar os participantes que, mesmo não sendo peças chave na evolução dessas histórias, tiveram uma linearidade própria e, dada a situação conflituosa da casa, podem ter uma segurança que brothers como Ana Paula, Ronan, Daniel e Juliana não têm.

BBB 16 - Ana Paula e o Paredão Fake

Pela 2ª semana seguida, um paragrafo só para ela: precisamos falar de Ana Paula. Precisamos falar dela e de sua franqueza sem filtro que tem garantido amantes e haters ao longo do espectro do mundo virtual, e que inegavelmente tem impacto nos votantes do “mundo real”. É muito interessante ver como Ana Paula vem interagindo com a casa: de uma força imensurável na volta do paredão, ao silêncio julgador do fim de semana. Não é à toa que ela angariou mais inimigos do que deveria: é explosiva, irritadiça e meio sem noção. Maaaaas, favorecida por uma edição que constantemente a coloca como certa nas discussões – ainda que invalidade seu espírito forte -, Ana Paula não é nada perto de uma “vilã”. ‘Aninha’ (obrigado Juliana por esse momento de riso) não é vilã porque é honesta, ‘autêntica’ – ou pelo menos é isso que imaginamos aqui na frente da tela.

BBB 16 - Juliana

Fica o papel de vilão para a dupla Juliana-Daniel, que surgiu da necessidade de Daniel se aliar a alguém devido ao fim não previsto da Macholândia (a gente já chega lá). Juliana, tomada de uma espécie de ódio gratuito por Ana e Ronan, se enrola toda e sai distribuindo comentários espinhosos que não são bons para a imagem dela aqui fora. Aliar-se com Daniel, que se contradiz muitas vezes quando julga os colegas por “jogarem” mas está claramente fazendo o mesmo – inclusive quando arquitetou, com o falecido Laércio, o paredão da primeira semana – não é uma boa saída para Juju, que, com a volta de Ana Paula, vai ficar MUITO queimada.

Já o nosso #Deusniel (apelido totalmente adequado que os fãs do rapaz inventaram) continua achando que o mundo gira ao redor do próprio umbigo, e isso é receita fácil de vilão. Temos que esperar como a edição pretende tratar a volta de Ana Paula, mas se depender do que vimos até aqui, Daniel não está sendo poupado e a primeira palavra que vem à cabeça quando se fala dele é “jogador”. Porém, com a saída repentina de Alan e o sutil afastamento de Tamiel, a Macholândia – porto seguro temporário de Daniel na casa – teve um fim. Lógico que a coroa da líder chamou a atenção, então ele se aproximou ainda mais de Juliana e garantiu uma outra patota para chamar de sua: Juliana, e de brinde uma Adélia que passou a ser extremamente demagoga e perdeu o brilho que tinha, ainda que venha fazendo um bom papel no equilíbrio da casa.

Tá na hora: vou fazer um parágrafo sobre Dona Geralda, a quem eu ainda não dei muito destaque mas que vem fazendo um jogo muito interessante. Totalmente distante daquela ideia de vovozinha lerda e fofa da primeira semana, Dona Gegê é, ao lado de Ronan e Munik, a maior aliada de Ana Paula. A vantagem dela é que ela não é odiada pela casa, e, no geral, tem uma boa convivência. Sempre que achou certo, serviu de freio para a boca grande de Ana Paula, e acabou ouvindo o que não queria da sister. Vai se beneficiar diretamente da volta de Ana, assim como se beneficia da relação com Matheus, que é um vencedor pronto.

BBB 16 - Matheus

Ah, é. Matheus. Ele é o medo de um retrocesso indigesto na edição mais vanguardista do programa – pelo roteiro, não pela direção. Se esforça imensuravelmente para ser o caipira do coração bão, que lá pelas tantas do meio do programa vira protagonista, e, pasmem, ganha a edição. Ainda que ele seja um pouquinho menos típico que os César e Faeis (?) que já levaram a bolada – comparar qualquer um dessa edição com César é uma ofensa – essa edição não pode ser coroada com um vencedor como ele. E ele ainda tem o bônus de estar num relacionamento em que a instabilidade emocional de Cacau o favorece DEMAIS, porque a) ele é “guerreiro” de aguentar os chiliques e ataques dela e continuar amando; e b) a edição deixa claro que ele é um ótimo “namorado” e que os ataques de Cacau são infundados (vide a edição da festa: Cacau em pânico porque ele estava lá em cima com Munik misturado com takes dos dois dançando a uns 10 passos de distância).

BBB 16 - Renan

Falando em relacionamentos instáveis, precisamos falar do rei deles (o mais rápido possível antes que a paciência acabe): Renan. Que cara mole! Não só mole nos relacionamentos, mas mole no jogo – sempre vivendo à sombra de alguém. Depois de uma leve orbitação ao redor de Daniel, encontrou em Juliana sua força gravitacional. Mas, graças à moleza, na primeira bebedeira tava lá aos beijos com Munik (depois de muita, MUITA enrolação). Tudo isso para, no dia seguinte, estar lá discutindo com Juliana e fazendo as pazes (incoerência???). Só uma frase para Renan: não foi a gente que pediu. Ainda assim, ele (infelizmente) é um grande competidor porque tem uma torcida forte, conquistada graças ao seu, hm, abdômen, e não é tão burro assim, ainda que, a principio, tenha ficado do lado “errado” da patotinha.

Sem contar que essa troca dele acabou deixando uma Munik abandonada, mas que evitou o fácil caminho da vitimização de uma garota abandonada. Com a ajuda de Ana Paula, Munik pode ser uma candidata forte e deixar Junan (?) no chinelo. Assim, claro, que a edição parar de pintar ela de burra – o que ela já deixou bem claro que não é.

BBB 16 - Ana Paula e Ronan

Para finalizar, Ronan. Continua no seu isolamento, mas agora parcial: um forte laço com Ana Paula, que vai ser essencial para a dinâmica do jogo nessa semana que começa; e um esboço de ligação com o resto da casa – a exceção de Julianadélia e Daniel – coroado com o discurso de Tamiel. Não é nem de perto a força que chegou na casa, mas não é o peso morto que poderia ser. Seu ressentimento com Daniel fica claro – e é reciproco -, e a volta de Ana Paula vai esquentar pro Ronan também.

Numa review anterior, o Artur sugeriu que eu fizesse um ranking com o posicionamento dos participantes na busca pelo prêmio, de acordo com o que eu vi, e achei a ideia ótima! Baseado nos movimentos intensos dessa semana, o ranking ficou assim:

Ana Paula
Matheus coração bão
Munik
Dona Geralda
Renan
Adélia
Daniel bad boy
Juliana
Cacau (só não tá em último pelos fãs que podem salvá-la)
Ronan (pode subir semana que vem)
Tamiel (eterna fotossíntese)


Confessionário 1: Um exemplo cabal da franqueza de Ana Paula: “Ô, Cacau, não dá pra conversar as coisas com você não, você não entende!”.

Confessionário 2: Edição usando a Veja para simular um “escândalo de corrupção”, com a direito a Elas Sabiam de Tudo e tudo o mais.

Confessionário 3: Sem levar em conta o que quer que tenha acontecido aqui fora, a saída de Alan nas condições que se deu foi muito boa para o jogo. Quebrou as pernas do plot de Juliana e Daniel e ainda vai trazer uma Ana Paula furiosa de volta para o jogo. Desculpa, Alan, não vamos sentir sua falta.

Confessionário 4: Mas que foi engraçado ele “abençoando” Matheus e Cacau, logo antes da menina ter um ataque de ciúme, ah foi.

Confessionário 5: Twitter, aquela terra de ninguém onde tags para casal de reality show são parte do, bom, show. Junan, Runik ou o hypado Catheus? Escolha seu favorito.

Confessionário 6: Todas as imagens desse post (e dos outros) são prints do @RealitySocial.


Gustavo Soares

Estudante de Cinema, fanboy de televisão, apaixonado por realities musicais, novelões cheios de diálogos e planos sequência. Filho ilegítimo da família Carter-Knowles

São Paulo - SP

Série Favorita: Glee

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×