Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Blindspot – 1×14 Rules in Defiance

Por: em 23 de março de 2016

Blindspot – 1×14 Rules in Defiance

Por: em

Blindspot demonstra que estamos caminhando para um final de temporada dramático e revelador

Tráfico de mulheres é um tema antigo na sociedade humana, sempre tivemos casos em que somos vítimas devido aos mais variados motivos. Mas o motivo catalisador é a suposta fragilidade do sexo feminino e a visão hierárquica que alguns homens – normalmente os violentos – têm de que somos inferiores de alguma forma e devemos ser submissas. O episódio desta semana trouxe para discussão o tema do tráfico de uma forma real e desesperadora, apesar de o tempo em cena dentro da casa de prostituição ter sido pequeno, os discursos realizados tanto por Natalie, quanto por Zapata foram emocionantes e demonstraram o desespero enfrentado por aquelas mulheres.

Blindspot - 01x14 Zapata e Natalie

Todas elas buscavam nos Estados Unidos o sonho americano tão idealizado por imigrantes, tentaram perseguir esse sonho a qualquer custo e acabaram sendo pegas, em uma situação de extrema vulnerabilidade – a extradição – eram sequestradas e levadas a uma casa de prostituição. A escolha de Natalie mostra que a violência psicológica e sexual que aquelas mulheres passavam era extremamente superior a qualquer violência física que o segurança seria capaz de infligir. O que era tirado delas era mais do que o livre arbítrio por seu corpo ou que a escolha de vida… Elas perdiam a dignidade. Uma das coisas essenciais para o ser humano é exatamente a dignidade, e ao perder algo tão inerente ao nosso psiquismo, acabamos perdendo a vontade intrínseca de viver. A violência sofrida nunca foi apenas física e sexual, elas tinham que conviver com a violência psicológica também.

Blindspot - 01x14 Imigrante

Por esse motivo que o desabafo de Tasha ao final foi emocionante, o que ela passou não foi nada comparado ao que as verdadeiras vítimas enfrentaram, e saber que ninguém procurava por elas ou buscava por respostas apenas servia para tornar mais importante ainda a missão.

Enquanto Zapata arriscava sua vida na missão, Jane enfrentava dificuldades em assimilar sua parcela de culpa em tudo que aconteceu com ela. No momento de desespero, a única atitude em que consegue pensar é se afastar do FBI e tentar seguir com sua vida. Já sabíamos que isso não aconteceria e, perceber que o motivo da mudança de decisão da morena foi a preocupação com o que sua amiga teve que enfrentar, apenas dá mais crédito a sua frase final para Oscar. Ela não está ali apenas por conforto ou por não fazer ideia de quem é, ela está ali porque pertence aquele grupo… Ela se importa, protege, cuida e ajuda o grupo por respeitá-los e amá-los.

A ameaça feita pelo ex-noivo volta a colocá-la na posição de agente dupla, visto que dificilmente deixará que algo aconteça a Weller por culpa sua. Teremos um embate ainda mais agressivo dentro de sua mente agora, e estou ansiosa para descobrir qual será a alternativa que encontrará para se livrar do antigo grupo.

Blindspot - 01x14 Jane

Chegamos então a Reade… Não consegui me importar com a possível ameaça a sua vida, mesmo que acredite que algo sério acontecerá com o agente. Desde o momento em que vimos o discurso de Kurt para Sarah sobre o perigo que a profissão traz, a série faz questão demostrar que o tempo de Reade está contado na trama. O drama que uma morte traria para a relação da família Weller e o sentimento de culpa de Kurt poderia ser trabalhado muito bem no futuro da temporada, além de servir para aproximar o agente com Jane. Ficarei no aguardo de que pelo menos em morte (se vier a acontecer) Reade sirva para alguma coisa em Blindspot.

Rules in Defiance foi um excelente episódio por conciliar uma história interessantíssima e um grande desenvolvimento na mitologia da série. O que vocês acharam do episódio? Deixem seus comentários e nos vemos semana que vem!


Observações:

– ADS: Rules in DefianceFind a Secure Line – Encontre uma linha segura.

– A frase inteira dos anagramas se encontra assim: “Quem é Jane Doe? Taylor Shaw, a garota desaparecida? Ou talvez não. O passado vai obscurecer nossas vistas. Não confie em ninguém. Desconfie de todos. Levante a cortina e desvende o mentor. Em caso de emergência, siga estas instruções: fique onde está, encontre uma linha segura (…)”.

– Mais alguém se lembrou da novela Babilônia?

– Se levarmos em conta a facilidade com que mataram David, devemos realmente cogitar a morte de Reade… Será que é pedir muito?

– Já disse isso antes, mas as sessões de terapia de Jane são uma das melhores coisas da série.

– Fiquem com a promo do próximo episódio:


Camila Ascencio

Estudante de psicologia neurótica que acredita possuir todos os transtornos estudados e vive em busca do seu "lugar ao sol". Enquanto isso, alterna trabalho, faculdade e hobbies em uma rotina incessante. Completamente viciada em séries, livros, super-heróis, Star Wars... E que a força esteja com você, jovem Padawan!

São José do Rio Preto/SP

Série Favorita: Hannibal

Não assiste de jeito nenhum: Glee e Sense8

×