Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Bromance: por esse cara eu desligaria até o video game… #2

Por: em 12 de janeiro de 2016

Bromance: por esse cara eu desligaria até o video game… #2

Por: em

Sabe de uma coisa, aqui no Apaixonados por Séries, somos a favor do amor e da mais pura forma de demonstração dele: a amizade, venha ela como vier. Com a evolução da sociedade (pelo menos esperamos que isso esteja acontecendo), os homens vem se permitindo demonstrar seu lado mais emocional, principalmente nas relações com outros homens. E é esse relacionamento totalmente afetivo, porém nada sexual, que damos o nome de bromance e exploraremos nesse especial (já conferiu a primeira edição dele que rolou uns aninhos atrás?).

Veja bem, todo cara tem um bromance. Ele pode até negar, falar que isso é bobagem, mas é só analisar a relação dele com o melhor amigo mais de perto, que você vai achar indícios ali. Pode ser na dose de ciúmes ao descobrir que o amigo foi curtir a noite com a galera e esqueceu de ligar ou naquele comentário nada inocente sobre estar sendo trocado pela nova namorada (ou namorado), tudo mostrando que se importar também é uma demonstração de amor. Separamos alguns caras que cumprem os requisitos, vamos dar uma olhada juntos?

 

Stiles e Scott (Teen Wolf)

scott-stiles

Talvez a relação mais forte desta lista, Scott e Stiles já redefiniram a palavra “bromance”. Amigos por uma vida inteira, os dois conhecem um ao outro como ninguém e largariam a namorada, o pai, a mãe, quem quer fosse no meio da noite, ao menor chamado do outro – como Scott já o fez, quando Stiles lhe ligou chorando por não saber onde estava. E Stiles sempre esteve presente quando Scott ainda tinha que lidar com sua recém transformação em lobisomen, suas brigas com Allison ou sua tumultuada relação com Derek. Ele até mesmo entrou numa poça de gasolina para impedir que o amigo se matasse, quando estava controlado por espíritos malignos. “Você não é ninguém, Scott. Você é meu melhor amigo. Você é meu irmão. E se você fizer isso, vai ter de me levar junto.” Atualmente, a relação dos dois sofreu um pequeno abalo, com o objetivo cruel de nos colocar as lágrimas, mas todos sabemos que, no fim das contas, tudo vai ficar bem e eles sempre estarão lá para o outro.

Barry e Cisco (The Flash)

barry-cisco

É quase uma lei: todo super herói precisa de um melhor amigo para ajudar no combate ao crime. Uma amizade que começou bem tímida, acabou se transformando em um dos pontos altos de The Flash. Cisco tem um carisma incrível, dando a leveza que a série precisa nos seus momentos mais tensos e, na sua amizade com Barry, vemos momentos de extrema cumplicidade (e, claro, muita diversão). A confiança existente entre os dois é tanta que quando estava incapacitado de enxergar, o velocista pediu que o amigo fosse seus olhos – tornando aquele um dos momentos mais divertidos da série em muito tempo. Isso fora todas as zoações de Cisco, que não poderia ser mais gente como a gente. Vale citar também a maneira como Barry ajudou seu amigo com a recém descoberta de seus “poderes”. Claro que existe elementos fundamentais na equipe, mas a amizade desses dois é uma das mais sólidas relações ali estabelecidas.

 

Harvey e Mike (Suits)

harvey-mike

Quando seu trabalho é ler pessoas e entender até onde elas estão dispostas a ir, se importar se torna realmente um ponto fraco. O que começa como um relacionamento profissional, baseado em mentiras, se torna uma forte (e franca) amizade entre o mestre e o aprendiz – mesmo que esses papeis se invertam hora ou outra. E é bem interessante ver o deslumbramento de Mike pelos feitos do seu chefe e como este pouco demonstra seu orgulho na evolução do aprendiz. Daí temos momentos como a luta de Harvey pela permanência de Mike na firma, que nos comprovam que ele sempre se importou e muito. Quando a avó de Mike morre, Harvey faz o que estava dentro das suas possibilidades e depois ainda fica chapado junto com seu pupilo, nos proporcionando entretenimento de qualidade. E quando eles parafraseiam filmes? Sério, eles são uma dupla praticamente perfeita. A real é que esses dois, além dos ternos, compartilham muito mais sentimento do que dizem, tornando esse bromance tão sensacional.

 

Raj e Howard (The Big Bang Theory)

howard-raj

Quando falamos de um relacionamento de amizade intenso, não podemos fugir de Raj e Howard. É interessante a maneira como o próprio roteiro os coloca como duas pessoas dentro de um relacionamento, com algumas conotações sexuais propositais para causar o humor da série, mas sempre tentando voltar seu viés para a amizade dos dois. Juntos, eles já passaram por muitas coisas e talvez o momento mais complicado foi quando Howard se casou, precisando dividir seu tempo entre Raj e Bernadette. Na mais recente empreitada, eles fundaram uma banda que conta com um total de UM fã (mas que não podemos negar que tem um primeiro sucesso chiclete – vai dizer que você não ficou cantando Thor e Mr. Jones por uns dias?). Seja como for, os dois estão ligados por esse vínculo de amizade e é impossível imaginar um seguindo o caminho sem o outro por perto.

 

Nate e Dan (Gossip Girl)

nate-dan

Quando a gente para e pensa em ‘amizade entre dois homens’ dentro de Gossip Girl, a resposta óbvia seria Chuck e Nate. Mas olhando um pouco mais a fundo, existe outra relação, inesperada, que despontou como promissora e acabou se firmando como o melhor bromance da série. Nathaniel Archibald e Daniel Humphrey não tinham absolutamente nada a ver um com o outro. Nate era o riquinho da alta sociedade e Dan, o pobretão do Brooklyn. Mas isso não foi impedimento para que, por um acaso do destino, os dois começassem uma amizade que se mostrou a mais sólida da série. Seja qual fosse o problema, envolvendo o que quer fosse, de mulher a família a dinheiro, Nate e Dan serviram de suporte e apoio um para o outro.

 

Sam e Blaine (Glee)

E quem disse que um cara gay não pode ser melhor amigo de um cara heterossexual? Glee tratou de quebrar esse preconceito (bem como tantos outros), ao trabalhar a relação fantástica de Sam e Blaine. A relação que no começo era apenas mais uma amizade ganhou força na quarta temporada, quando o elenco original da série se mudou para Nova York e Blaine ficou distante de Kurt. Sem que nós dessemos contas, os dois começaram a ficar cada vez mais próximos e tornaram-se confidentes e melhores amigos. Sam conseguiu entender até mesmo o começo de uma crush que Blaine ameaçou desenvolver por ele e, ainda assim, não mudou em nada sua relação com o amigo. Alguém ainda tem dúvidas que eles se tornaram padrinhos dos filhos um do outro?

 

Sherlock e Watson (Sherlock)

sherlock-john-drunk

Sherlock não gosta de muitas pessoas e, na verdade, não faz questão nenhuma de interagir com outras pessoas. Com exceção, claro, de Watson. O nosso detetive preferido deixa claro o quanto despreza a maioria da raça humana e como pode viver muito bem sem um convívio. Com exceção, claro, de Watson. E Watson entende muito bem o lado “arredio” de Sherlock e não o culpa, pelo contrário. Consegue se fazer presente, mesmo com todas as birras e confusões de Holmes. Muito por gostar da companhia do melhor amigo, muito por se preocupar com ele. Basta o menor sinal de perigo, a menor ameaça… e Watson estará lá, pronto para salvar a pessoa sem a qual ele não consegue viver (e, depois daquele discurso no casamento do Watson, a gente sabe que a recíproca é verdadeira).

 

Jack e Nolan (Revenge)

jack-nolan

Provavelmente outra amizade improvável, mas que provou que, quando existe um querer bem, nada mais importa. Se teve algo que sempre fez com que Nolan hesitasse às vezes em ajudar Emily em seu plano de vingança, era o fato de precisar mentir para Jack, seu melhor amigo e uma das poucas pessoas que, durante toda a sua vida, se importou com ele. Durante a guerra entre Emily e os Grayson, Nolan sempre cuidou de Jack, de longe e de perto, tentando evitar que o barman sofresse respingos da batalha – nem sempre conseguindo, é verdade. Nolan foi ainda o padrinho do filho de Jack, Carl, e um dos maiores torcedores do seu romance com Emily.

 

Dawson e Pacey (Dawson’s Creek)

dawson-pacey

Quer separar dois amigos homens em uma série adolescente? Coloque uma mulher no meio. Foi isso que estremeceu, na 3ª temporada, a relação até então forte e linda de Dawson e Pacey. Os dois cresceram juntos, viviam na casa um do outro e passavam praticamente todos os dias se divertindo no riacho da pequena Capeside, enquanto Dawson suspirava por Joey e Pacey suspirava por… bom, qualquer mulher. Quis o destino que Pacey terminasse apaixonado por Joey – a mesma garota por quem Dawson sempre foi louco. E quis, também, que Joey se apaixonasse por Pacey e preterisse Dawson ao invés do amigo de infância. Obviamente, a relação dos dois mudou da água para o vinho, mas ainda assim, o sentimento forte ainda continuou. Quando o pai de Dawson morreu, Pacey não ligou para a briga. Abraçou o amigo à força e, mesmo que a contra gosto de Dawson, esteve presente. Com o tempo, a amizade dos dois foi mais forte do que qualquer briguinha juvenil e eles voltaram a contar um com o outro, se não como no passado, ao menos de maneira semelhante.

 

Barry Allen e Oliver Queen (The Flash/Arrow)

oliver-barry

Apesar de não estarem na mesma série, Oliver e Barry compartilham de um mesmo universo e têm suas histórias completamente ligadas. Barry enxerga em Oliver um mentor para a sua empreitada no mundo heróico, enquanto o Arqueiro vê no Velocista a chance de um passado limpo de problemas. E o que começa como um relacionamento forçado, foi se transformando em uma amizade bastante divertida. Já vimos os dois resolvendo alguns problemas juntos, Oliver treinando Barry (que acabou sentindo as dores das flechadas nada amistosas), eles competindo para saber quem levava a melhor e até um salvando a vida do outro perante um vilão secular. Mas se um momento ficará na memória como representativo dessa amizade foi o abraço do último crossover, que mesmo relutante, Oliver não pareceu nada infeliz em dar. E que venham mais alguns muitos momentos dessa relação, já que a gente ama ver os dois juntos em tela.

 


E aí, o que achou da nossa lista? Faltou alguém que você lembra?

Sempre válido lembrar que esse post foi escrito por dois autores do blog que vivem um bromance de, aproximadamente, 6 anos. Se você também vive uma amizade assim, conta um pouco dela nos comentários pra gente!

Post em parceria com Alexandrito: meu amigo, irmão e eterno bromance.


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×