Merlí

Merlí é uma produção catalã de 2015, exibida pela TV3 e estrelada por Francesc Orella que…

Primeiras Impressões: Mindhunter

Mindhunter estreou na Netflix nesta sexta-feira (13) sob toda a expectativa que uma série de David…

Capitu

Por: em 29 de junho de 2016

Capitu

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers leves,

nada que estrague a série ou a sua experiência.

Dizem por aí, mas não tenho certeza, que meu sorriso fica mais feliz quando te vejo, dizem também que meus olhos brilham, dizem também que é amor, mas isso sim é certeza.  

Dom Casmurro

Quem nunca estudou sobre o livro Dom Casmurro, do Machado de Assis, na escola, seja para fazer o Enem, seja para ganhar alguns pontinhos em Literatura? Considerado um clássico da literatura brasileira e conhecido internacionalmente, o livro traz aquele questionamento: será que todo narrador é confiável?

Na semana passada (mais precisamente no dia 21/06) comemoramos o 177º aniversário desse escritor maravilhoso e como uma homenagem (só um pouquinho atrasada), irei falar sobre a adaptação do seu livro de maior sucesso!

Capitu

Capitu foi uma minissérie brasileira exibida pelo canal Globo lá no finalzinho de 2008 e é composta por 5 capítulos. Escrita por Euclydes Marinho, Daniel Piza, Luís Alberto de Abreu e Edna Palatnik, a obra foi uma homenagem ao Machado de Assis pelo centenário de sua morte. O mais legal é que a minissérie fazia parte do Projeto Quadrante, que adaptava os livros brasileiros para as telonas. Infelizmente o projeto foi interrompido pela baixa audiência.

A história é dividida em duas fases (passado e presente) e segue a vida de Bento Santiago, que após perder um irmão, sua mãe Dona Glória, promete que o tornará um padre. Mesmo odiando a ideia, o jovem vai para o seminário estudar e lá conhece o seu mais novo amigo, Ezequiel Escobar. Um dos motivos, quer dizer, o motivo mais válido para Bentinho não querer ir estudar, é porque ele estava apaixonado pela sua vizinha e melhor amiga, Capitolina Pádua, mais conhecida como Capitu, a dona dos olhos de cigana oblíqua e dissimulada.

Eu amava Capitu! Capitu amava-me! E as minhas pernas andavam, desandavam, estacavam, trêmulas e crentes de abarcar o mundo.

Capitu

Após deixar o seminário, Bento vai estudar fora, se formando em Direito e consegue satisfazer o seu maior desejo: se casar com a dona dos olhos de ressaca, sendo interpretada pela belíssima Maria Fernanda Cândido. Já Escobar se torna um comerciante e se casa com uma amiga de infância de Capitu, Sancha Gurgel, com quem tem uma filha chamada Capituzinha. Todos viviam felizes em suas respectivas famílias, até que dois anos depois, o protagonista e sua mulher tiveram um filho, o qual levou o nome de Ezequiel.

A amizade entre Capitu e Escobar vai crescendo e gerando uma grande desconfiança em Bentinho, que aumenta ainda mais quando descobre que Escobar morreu afogado em um mar revolto. É a partir disso que toda a sanidade dele vai por água abaixo.

Capitu

No enterro de Escobar, o protagonista nota que Capitu chora muito e olha para o defunto de um jeito diferente. Toda aquela tristeza que ela estava sentindo era estranha para ele. Ele também começou a enxergar uma certa semelhança na aparência de seu filho com a de seu melhor amigo. Tudo isso criou um grande ciúmes, fazendo com que sua relação com Capitu acabasse, afinal ele estava acusando sua esposa de traição. Capitu e Ezequiel, cansados de serem ignorados, se mudam para a Suíça e anos mais tarde, ela morre e seu filho volta para o Rio de Janeiro para ficar por seis meses. Porém, durante uma viagem ao Egito, Ezequiel acaba morrendo por febre tifoide.

O apelido Dom Casmurro começou a fazer todo sentido, já que conforme os anos vão passando, Santiago vira um velho ranzinza, solitário e melancólico. Ele, agora, vivia sozinho em uma casa idêntica a casa de sua infância, sem manter contato com parentes próximos.

Foi aí que surge a principal pergunta: Capitu realmente traiu Bentinho? Ou tudo não passou de peças pregadas por sua imaginação?

Capitu

Na minha humilde opinião não houve traição. Primeiro de tudo é que nunca de fato saberíamos o que teria acontecido, já que D. Casmurro é quem conta toda a história e não dá espaço para nenhum outro personagem demonstrar seu ponto de vista. Todo lugar é visto sobre os olhos dele e, talvez, os personagens teriam outras características, se a história fosse imparcial. E segundo, todas as provas que ele dá para o público são duvidosas, seu filho, segundo outros personagens, era apenas parecido com Escobar na personalidade, mas fisicamente só ele enxergava e mesmo assim, Capitu sempre foi comparada com a mãe de Sancha, mesmo sem haver parentesco. Eu também tenho uma teoria meio maluca: eu realmente acho que Dom Casmurro era apaixonado por Escobar!!!

A minissérie, que mais se parece com uma encenação, é contada por Bento já adulto, que recorda os fatos de seu passado e mostra como tudo isso afetou a sua vida. E para você que gosta da quebra da quarta parede, tal como Mr. Robot, Capitu não fica para trás.

Apesar de a história se passar no século XIX, o cenário – que por acaso é igual a um teatro e foi encenado no Automóvel Club do Brasil, um palácio abandonado – e figurino são contemporâneos que se misturam com alguns detalhes mais antigos, como por exemplo a abertura, na qual é um conjunto de imagens do século XIX e XXI.

Já a ambientação fica localizada no Rio de Janeiro e os muros pichados dão um complemento a mais nas cenas. A narração de Michel Melamed – que teve que emagrecer 20 quilos para dar viva ao Bento adulto! – é maravilhosa e são citadas diversas frases do livro, tornando tudo melhor ainda.

Capitu

Não posso esquecer de elogiar todo o elenco. Ainda tento descobrir como puderam escolher duas atrizes que conseguiram captar tão bem a essência da Capitolina. Parabéns a Letícia Persiles (interpretando a Capitu mais jovem) e a Maria Fernanda Cândido, dá para perceber que elas nasceram para interpretar a personagem quando seus olhares diziam mais que muitas palavras.

Capitu é uma prova que nosso país é capaz de criar adaptações espetaculares e que saem da zona de conforto ao qual os telespectadores estão acostumados a assistir. Tanto o cenário, figurino e trilha sonora são modernos e mostram que a obra de Machado de Assis é atemporal e pode ser entendida por todos, além de trazerem uma metáfora da vida, que o autor sempre colocava em seus livros.

A minissérie não tenta ser melhor que o livro, ao contrário, é mantido o texto original. Ela é apenas uma forma de dialogar com o público de uma forma mais divertida e contemporânea e posso dizer sem medo, foi a melhor adaptação da Globo.

Confira abaixo um vídeo lindo ao som da música tema Elephant Gun, do Beirut, com imagens da série:

E sabe o que é melhor disso tudo? Alguns capítulos estão disponíveis no Youtube!

 


Karine Medeiros

Futura jornalista. Mora em uma cidade desconhecida. Apaixonada por séries. Cinéfila e bookaholic. Sonha em um dia morar em Nova Iorque. O que ama mais do que tudo isso? Comer e dormir.

Votorantim / SP

Série Favorita: Friends

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

  • Karine, na época em que foi exibida meus pais não deixaram eu assistir por me considerarem criança, mas eu me achava O adulto aos 12 anos hahaha Hoje em dia, na aula de Literatura no cursinho dá é briga em relação ao questionamento sem resposta. Na minha humilde opiniãohouve traição sim. Ela amava os dois e não queria cotar o coração de ambos haha <3

    • Karine

      hauahauaha você sabe que eu nem lembro quando passou na televisão? Eu fui assistir só no ano retrasado e me arrependi tanto de ter demorado. Eu tinha uma amiga que fazia cursinho e ela falava que sempre debatiam sobre esse tema na aula ahauaha Ai como eu amo pessoas que discordam de mim Arthur, até porque poucas pessoas acham que realmente teve traição. Porém não sei se ela amava o Escobar também, acho que tudo não passou da imaginação do Bentinho hein

  • Ana Rebeca Tamandaré

    Não me lembro de ter assistido a minissérie, mas li o livro e o meu posicionamento está na afirmação de que não houve traição. O que nós temos é um livro inteiro narrado por somente um ponto de vista, um personagem com uma visão doentia e desconfiada de tudo e todos alimentada ainda pelas críticas tecidas à Capitu por alguns dos seus amigos e parentes. Bento pinta Capitu como dissimulada e traidora a ponto de enlouquecer, ou seria este um sintoma da sua loucura? fica o questionamento hahahahaha, e as piores consequências ficam pro filho do casal que na história é o mais inocente e sofre aversão e desprezo do pai por conta de uma teoria que só na cabeça de Bento faz sentido. Assim, dizer que Bento enlouqueceu por amor seria romantizar algo doentio, algo que não deve ser mais feito em hipótese alguma.

    Ótima análise Karine!

    • Karine

      Amei sua observação Ana. As pessoas acham que todo aquele ciúmes do Bentinho era por amor e acabam romantizando tudo, mas isso é totalmente equivocado. Ele era sim, muito possessivo, dando para notar isso até na infância e “jogou” tudo isso na Capitu, que é uma personagem muito complexa, já que ela era uma mulher independente e por isso muitos enxergam ela como traidora. Ezequiel foi uma pobre vítima que acabou sofrendo pelas imprudências do pai e até a própria Capitu acabou sofrendo muito. Ah e eu indico muito a minissérie, ela ficou muito parecida com o livro, além de ser uma produção brasileira de qualidade.
      Obrigada pelo comentário Ana 🙂

  • Janaina Helena

    Deu vontade de reler o livro.

  • Maria Botelho

    Lembro que já li uma “teoria” de que os homens costumam achar que a Capitu traiu, e as mulheres costumar achar que não. Os comentários aqui parecem confirmar isso.rsrs. A série passou bem na epoca do meu vestibular e fiquei apaixonada por ela. Até hoje tenho essa música no ipod…

    • Karine

      Gente, não sabia dessa teoria!! Mas pelo visto foi comprovada né hauah
      Elephant Gun é tão linda <3

  • Bruno Santos

    Eu adorava essa serie kkk” tudo para mim era Capitú ” kkk lembro dessa frase. Mas principalmente por conta da musica do Beirut, não sabia que banda era, mas amei a musica… Uau. 2008 eu tinha 16.

×