Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Castle – 8×09 Tone Death

Por: em 10 de fevereiro de 2016

Castle – 8×09 Tone Death

Por: em

Depois de um tenebroso inverno, Castle está de volta. Mas a sensação é que a temperatura ainda está abaixo de zero. Sim, isso mesmo: para o que se espera de um retorno após um grande hiato, Tone Death deixa a desejar.

Na verdade, toda esta oitava temporada tem me decepcionado exponencialmente, desde a sua estreia, em 2015. Houve dois excelentes episódios, contados a partir do ponto de vista de cada protagonista, mas, desde então, parece que os roteiristas perderam a mão. Uma das grandes reclamações fora a separação do casal principal, por ser algo que vai de encontro à evolução de sua história. Isso se resolveu antes do hiato, mas, com o episódio desta semana, podemos perceber que esse não é o problema principal.

A impressão que tenho é que a criatividade acabou, e, assim, os casos semanais, que sempre foram impecáveis, vêm se tornado cada vez mais cansativos e desinteressantes. Além disso, parece-me que se esqueceram daquela que é a característica principal de Castle durante as investigações: sua habilidade em fantasiar. Nesta temporada, raramente vemos Castle criar suas teorias tão amadas e adoradas pelos telespectadores, e a série se torna, consequentemente, apenas mais uma produção de romance policial, sem aquele diferencial para chamar de seu.

Castle - 8x09 Rick

É claro que, se os casos semanais fossem somente o plano de fundo, e o desenvolvimento da trama principal estivesse a pleno vapor, isso não seria problema nenhum. Ocorre que a trama principal é que está fazendo as vezes de plano de fundo, e, se a série se reserva o direito de só fazê-la avançar por meio dum mísero diálogo – baseado, por sua vez, apenas numa promessa de sinceridade e num oferecimento de ajuda – durante um encontro amoroso, o mínimo que se deveria entregar, semanalmente (e considerando que a respostas dos problemas principais não serão dadas facilmente), é um caso interessante o suficiente para nos manter interessados pela simples diversão em assistir-lhe.

Esse meu desabafo surgiu após eu assistir ao nono episódio da atual temporada, que segue sem rumo e sem direção. Foi um episódio cansativo e tedioso. Não me importei com a vítima, não fiquei curiosa em saber o motivo do assassinato nem surpresa ao ver que o culpado era o marido da advogada – na verdade, não sei se foi proposital, ou a atuação que deixou a desejar, mas, logo na sua primeira cena, nota-se que ele é o grande culpado (estou propensa a culpar a atuação mesmo) – e nem mesmo a inserção do tema a cappella serviu para me empolgar (sim, eu adorei A Escolha Perfeita).

Para que não me acusem de pessimismo extremado, admito que houve um pequeno desenvolvimento na trama “Caskett”, que funcionou muito bem como o ponto cômico do episódio. E, para não dizer que os 40 minutos foram totalmente perdidos, o humor exercido pelo casal ao inventar novos pares foi realmente divertido, e assistir à confusão de Ryan e Espo com essa nova informação me animou um pouco. Outro ponto divertido foi a disputa musical protagonizada por Javier.

Castle - 8x09 Ryan e Esposito

Isso posto, o que me resta é rezar por um melhor desenvolvimento da trama principal, ou, então, para que os casos semanais se tornem realmente criativos e empolgantes, porque, devo confessar, está difícil esta vida de fã de Castle!

Gostaria muito de saber se esta temporada também está decepcionando vocês, ou se acham que estou virando uma velha resmungona mesmo… É que não consigo evitar a comparação com as excelentes temporadas iniciais. Deixem seus comentários e vamos discutir sobre esse oitavo ano da produção.


Camila Ascencio

Estudante de psicologia neurótica que acredita possuir todos os transtornos estudados e vive em busca do seu "lugar ao sol". Enquanto isso, alterna trabalho, faculdade e hobbies em uma rotina incessante. Completamente viciada em séries, livros, super-heróis, Star Wars... E que a força esteja com você, jovem Padawan!

São José do Rio Preto/SP

Série Favorita: Hannibal

Não assiste de jeito nenhum: Glee e Sense8

×