Merlí

Merlí é uma produção catalã de 2015, exibida pela TV3 e estrelada por Francesc Orella que…

Primeiras Impressões: Mindhunter

Mindhunter estreou na Netflix nesta sexta-feira (13) sob toda a expectativa que uma série de David…

Chance – 1×07 Unlocking Your Hidden Powers

Por: em 2 de dezembro de 2016

Chance – 1×07 Unlocking Your Hidden Powers

Por: em

Ao finalizar Unlocking Your Hidden Powers tive a impressão que esse era o pior episódio de Chance, mas não sabia explicar por que. A série entregou mais profundidade a D, que era uma das coisas que o drama estava precisando, além de fornecer informações essenciais sobre o mistério-Jaclyn. Então, por que o sétimo episódio se afasta da qualidade apresentada por Chance nos outros capítulos dessa história?

O maior problema do episódio é que ele não consegue equilibrar as diferentes tramas que o compõe. Unlocking Your Hidden Powers tinha duas funções: apresentar o histórico de D e mostrar a Eldon que Jaclyn tem mais facetas do que ele imagina. O que prejudica é que o único elemento que uniria essas duas histórias é a paranoia do seu protagonista que acaba não sendo suficiente para cumprir esse objetivo. Assim, o episódio se divide em duas partes distintas e estranhas.

chance-1x07-d-hospital

Na primeira parte, Eldon entra em contato com o passado do seu amigo e mentor. A vida anterior de D, ou melhor, Darius Pringle, é uma importante adição a série. Um personagem que apenas dizia frases prontas e agia como um soldado sem nenhum motivo aparente ganha fundamento para se comportar dessa forma. D se transformou em quem ele é para sobreviver em um ambiente e realidade que foi constantemente injusto com a sua existência. Agora nos resta saber se a presença de Eldon na vida de Darius é mais um desses fatores que podem transfigurar a vida de um homem.

Outro acerto desse plot é fazer o neuropsiquiatra rever a sua amizade com D e notar o efeito que os pensamentos dele tem em suas ações. É interessante ver como mesmo estando ausente, D ainda tem muita influência sobre Eldon e que faz o médico operar de uma forma diferente, mais ativa.

No entanto, o episódio muda o foco quando Eldon abre um pen drive com relatórios policiais de Blackstone nos dez minutos finais. A partir desse momento, passamos a acompanhar um relatório do marido de Jaclyn que a princípio não tem muita conexão com a história que conhecemos. Por isso, a cada sinal de “estranheza”, Chance nos faz o favor de pontuar porque aquele detalhe é importante.

chance-1x07-jaclyn-blackstone

Aos poucos a voz de Blackstone vai ficando mais forte e entramos em uma outra história. Eldon também muda de ambiente e passa a seguir Jaclyn. Assim, quando a testemunha do policial e conclui sua fala com “Eu só quero te ajudar a encontrar Jackie”, o protagonista de Chance já concluiu o que ele precisava: Jaclyn não é quem ele imaginava.

É óbvio que essa revelação é importante para a série, mas eu sinto que ela podia ter acontecido um pouco antes e desejo que ela não precisasse de uma peruca. Afinal, Eldon teve constantes provas de que Jaclyn, ou Jackie (se é que a ideia de dupla personalidade continua válida), estava mentindo.

De qualquer forma, as questões que essas informações levantam são mais importantes do que a forma que elas foram apresentadas. E essa é uma constatação que resume Unlocking Your Hidden Powers. O conteúdo do episódio não é tão excitante quanto as possibilidades que ele abre para os episódios seguintes do drama e espero que isso seja verdade.


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×