Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Chance -1×10 Fluid Management (Season Finale)

Por: em 31 de dezembro de 2016

Chance -1×10 Fluid Management (Season Finale)

Por: em

Fluid Management tinha um objetivo principal: confirmar se Eldon Chance concluiu com seu plano de matar Raymond Blackstone. Com uma tarefa tão simples, a season finale de Chance passeia entre diferentes perspectivas e oferece a resposta ao seu protagonista apenas no final do episódio.

Começamos o episódio com Eldon sendo resgatado na praia. A princípio, ele não entende o que aconteceu e as informações são apresentadas aos poucos. Aparentemente, Eldon caiu de um “estúpido” penhasco e teve uma concussão e quebrou alguns ossos. O médico se recupera rapidamente, mas enquanto está no hospital tem que lidar com a perda de memória, visita de um detetive que está investigando os crimes ou acidentes daquela noite e – em uma escala mais psicológica – com sonhos com Jaclyn e pesadelos com Raymond.

chance-1x10-eldon

Até aqui, o que aconteceu naquela noite é um mistério para Eldon e para os espectadores. A única informação revelada é que em um quarto de hotel que não estava tão longe do acidente do neuropsiquiatra, a polícia encontrou dois corpos e um deles é de Raymond. Honestamente, esses foram os melhores minutos da season finale. Ao focar na recuperação de Eldon, a série limita a nossa visão e abre milhões de possibilidades para os acontecimentos daquela noite.

No entanto, esse “pequeno suspense” acaba no momento que Eldon sai do hospital e encontra D e Carl. Logo, Chance troca a perspectiva restrita do sobrevivente pela detalhada do guerreiro que D acredita que é. Então, D faz o favor de narrar as aventuras que culminaram na morte de Raymond. Ao som de Electric Pow Wow Drum (música apresentada anteriormente em A Still Point Into the Turning e que anula todo o clima sombrio construído na primeira parte do episódio), D conta sobre o acidente causado por Carl, o golpe de Eldon e que Raymond fez questão de voltar a Jaclyn mesmo ferido, e é no hotel que D retira a faca e acaba com o que o médico começou.

É preciso notar que Eldon não aceita inicialmente os fatos narrados pelo amigo, e o consentimento só acontece quando o próprio lembra do que ele fez. Para o personagem, é importante tem a confirmação do seu consciente para comprovar que ele é capaz de concluir a missão que ele traçou.

Outra elemento importante de Fluid Management é a insatisfação de Chance com a conclusão da história. A todo momento, Eldon pergunta o que acontece a seguir, como se ele tivesse que se preparar para possíveis consequências. É claro que o assassinato não vai sair de graça, e o detetive – que Eldon trouxe para sua bagunça – está lá para lembrá-lo disso. No entanto, As Aventuras de Eldon Chance e D para salvar a Mocinha do Terrível Monstro Blackstone terminaram e o que vem a seguir é responsabilidade do neuropsiquiatra.

Talvez essa seja a parte mais difícil para o personagem: entender como sua história com Jaclyn e a consequente morte de Raymond moldou sua personalidade e lembrar que ele é o único que está guiando a sua vida. O que vem a seguir não é questão de necessidade ou preocupação com uma paciente, o futuro é responsabilidade apenas de Eldon Chance.

chance-1x10-jaclyn-blackstone

A última perspectiva apresentada por Chance é a de Jaclyn. Apresentar a versão da personagem no último episódio e depois de narrar os acontecimentos daquela noite é a pior escolha da série. Com isso, o drama mostra como a visão de Jaclyn – a personagem feminina presente em todos os momentos importantes – é dispensável. Porém, se tem uma coisa que fez falta durante toda a temporada foi a versão de Jaclyn sobre os fatos. Como conduzir uma série que se apoia na bipolaridade de uma mulher quando tudo o que vemos dela é construído pela visão de outros personagens. Em um período curto, isso funciona porque aumenta o mistério sobre a personagem. Mas Chance deveria ter dedicado mais tempo a Jaclyn conforme a narrativa caminhava. Jaclyn é uma personagem complexa e extremamente interessante que foi deixada de lado para sustentar um suspense que já não era mais importante para a série.

Então, por que revelar agora que Jaclyn matou sua psicóloga? Nada desse caso poderia mudar os acontecimentos que já estavam estabelecidos naquele momento e a visão de Eldon sobre Jaclyn também já não era importante. Não existe uma razão para essa última cena da personagem na série e gastar tanto tempo com fatos irrelevantes prejudicam o ritmo do episódio e sua importância.

Fluid Management não é um episódio ruim, mas ele se perde em decisões tomadas antes desse episódio. Apresentar uma season finale que não mostra nada de novo ou não revela nada interessante para o arco de seus personagens é triste. E deixa muitas questão abertas para o futuro da série. Será que Chance consegue sustentar mais dez episódios – que já foram anunciados pelo Hulu? E mais importante, até onde Chance consegue empurrar seu protagonista?

Agora é sua vez. O que achou do último episódio de Chance? Deixe seu comentário e até a próxima.


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×