Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Containment – 1×11 Nothing Gold Can Stay

Por: em 8 de julho de 2016

Containment – 1×11 Nothing Gold Can Stay

Por: em

Devastador. Acredito que nenhuma outra palavra seria capaz de descrever tão bem esse décimo primeiro episódio de Containment. Embora a morte de Katie não tenha sido exatamente uma surpresa, muito pelo contrário, foi impossível se manter insensível diante aos sofridos minutos finais da professorinha. Desde o episódio piloto, tínhamos consciência de como o vírus que aterroriza Atlanta é perigoso e capaz de provocar uma morte rápida e dolorosa. Ainda assim, essa foi a primeira vez em que acompanhamos um personagem durante esse terrível processo, ver alguém tão querido nessa posição não foi fácil.

Era um fato que Katie estava fadada a morrer, mas isso não tornou seus últimos momentos menos emocionantes. Longe disso. Foi bem interessante poder entender um pouco o que a moça sentia internamente e perceber seu esforço para se manter forte. A última conversa com o filho foi um dos momentos mais tristes e sensíveis da série até aqui, tornando impossível reprimir as lágrimas. Tínhamos ali uma mãe e um filho completamente cientes que aquilo era um adeus, duas pessoas assustadas e que sabiam que todo o tempo que passaram juntos jamais seria suficiente, mas que naquele contexto sequer podiam se dar ao luxo de um último abraço.

Containment

As minhas lágrimas, contudo, logo viraram soluços quando Jake foi somado à equação. Rápida ou não, é inegável que Katie e Jake viveram uma história de amor. Uma história de amor trágica e quase impossível. Se conheceram em um momento caótico e se apoiaram um no outro para conseguir lidar com aquilo, um sentimento acabou surgindo entre eles e se intensificando durante os dias de isolamento e convivência, ainda assim, não podiam se tocar.

Talvez essa seja uma das partes mais trágicas de toda essa situação, se amaram sem nunca realmente se tocar, fizeram planos para o futuro e a moça morreu. Morreu de uma forma horrível, completamente ensanguentada e nos braços de seu amado Jake, o homem que sempre evitou compromissos e fugiu, mas que permaneceu ao lado de Katie até seu último suspiro.

Containment

Enquanto isso, no núcleo mais político da série outra das minhas previsões se realizava, Sabine obviamente não iria se render tão facilmente às vontades de Lex, arriscando sua carreira e tudo o que conquistou. Sendo assim, não chegou a ser uma surpresa vê-la virar a situação e colocar toda a culpa em Victor Cannerts , eliminando qualquer prova contra si e mais uma vez manipulando a opinião pública a seu favor.

As artimanhas de Lommers, no entanto, não foram suficiente para que Lex desistisse de sua sede por verdade e justiça. Ainda assim, as chances do major em conseguir o que tanto ansiava pareciam destruídas, até que receber uma mensagem — com gosto de pizza— de Leo, mostrando que jornalista ainda tem alguma carta na manga e também não desistiu de lutar pela verdade e para que Sabine e todos os responsáveis paguem pelo que monstro que criaram.

Containment

Em meio a tanta tristeza, tivemos ao menos o consolo de ver Bert conseguindo voltar para sua esposa, em uma cena muito linda e que evidenciava a eterna dualidade — não apenas da série, mas da vida — de constantes despedidas e reencontrosNothing Gold Can Stay foi, então, um episódio extremamente emocionante, capaz de sensibilizar até o mais duro dos corações.

A morte de Katie revela a coragem da série e vem evidenciar como esse vírus é cruel e destrói suas vítimas e as pessoas ao seu redor sem hesitar. Em uma série como Containment seria estranho se ao menos um de seus protagonistas não acabasse morrendo e a forma como tudo foi conduzido merece aplausos. Faltando apenas dois episódios para o finale fica novamente a dúvida do que vem em seguida e de como Jake irá lidar com a perda da mulher que mudou sua vida.

R.I.P Miss Katie!


Thais Medeiros

Uma fangirl desastrada, melodramática e indecisa, tentando (sem muito sucesso) sobreviver ao mundo dos adultos. Louca dos signos e das fanfics e convicta de que a Lufa-Lufa é a melhor casa de Hogwarts. Se pudesse viveria de açaí e pão de queijo.

Paracatu/ MG

Série Favorita: My Mad Fat Diary

Não assiste de jeito nenhum: Revenge

×