Cosmos: A Personal Voyage

27 de novembro de 2014 Por:

“Se você deseja fazer uma torta de maça do zero, você deve primeiro inventar o universo” – Dr. Carl Sagan.

Novembro é o mês em que Carl Sagan (cientista, astrobiólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e, pela frase acima, apreciador de uma boa apple pie) completaria 80 anos. Sagan faleceu em 1996, aos 62 anos, mas, mesmo com seu falecimento prematuro, ele nos deixou um incrível trabalho cientifico, fruto de muita dedicação e amor pelo conhecimento.

Cosmos

Não sou da área de exatas, odeio cálculos e me incomodo com pessoas que não enxergam a beleza do surreal… mas sou fascinado por todo e qualquer tipo de ciência!  ( ͡° ͜ʖ ͡°)

A busca incessante por respostas, das mais simples as mais complexas, nos capacita a admirar os pequenos detalhes e apreciar a TUDO em nossa volta. Partindo desse princípio, para um Apaixonado por Séries, Carl Sagan também deixou um trabalho para abraçarmos e assistirmos em nossa telinha favorita: Cosmos – A Personal Voyage.

Escrita e apresentada por Sagan, Cosmos – A Personal Voyage, foi uma série de 13 episódios exibida em 1980. Mesmo com baixo orçamento e um tema que não agrada a todos, a série foi exportada para 60 países e vista por mais de 500 milhões de pessoas.

Cosmos é genial! Somos apresentados as maravilhas do universo – desde o átomo, até ao incomensurável todo – Carl Sagan é cativante e seu texto é simples e compreensível, agradando tanto o experiente estudante de física quântica, quanto o pai de família sentado na poltrona, com uma cervejinha na mão e algumas curiosidades na cabeça. Uma das melhores metáforas de Cosmos é a comparação da exploração espacial a expansão marítima do século XV – perigosa, cara e revolucionária.

Cosmos

“Somos todos poeira de estrelas”

Abordando temas como a origem da vida, viagens interestelares, velocidade da luz e vários outros, Cosmos entrou para a história e inspirou diversos outros programas (como o Poeira das Estrelas, exibido no Fantástico em 2006, com apresentação de Marcelo Gleiser).

Mais de três décadas depois, Cosmos ganha sua sequência: A Spacetime Odyssey. Apresentada por Neil DeGrasse Tyson (o pop astrofísico) e produzido por Seth MacFarlane (The Family Guy). Com o intuito de recolocar a ciência no mapa cultural (onde estão os programas de ficção científica gente?), com o mesmo espírito do original, Neil DeGrasse continua a viagem que Sagan havia iniciado em 1980, porém, com – literalmente – tudo que sabemos hoje sobre o universo.

Cosmos

Diferentemente de Personal Voyage, Spacetime Odyssey tem um orçamento exorbitante e nos traz incríveis cenas, animações e efeitos visuais que aumentam ainda mais a excitante viagem no desconhecido (a tecnologia de edição contemporânea com certeza foi um belo upgrade a sequência). Neil DeGrasse pode não ser tão carismático quanto Sagan, mas ele cumpre seu papel e conversa muito bem com essa nova geração que Cosmos quer se comunicar.

Espero que o texto deste leigo (porém entusiasta) desperte uma chama em vocês de ir além do óbvio e desvendar os mistérios do universo, pois – e citarei Jostein Gaarder em O Mundo de Sofia – “tudo depende do tipo de lente que você utiliza para ver as coisas”, e Carl Sagan e Neil DeGrasse sabem exatamente como medir o grau de óculos certo para você.

Vale cada minuto, mesmo o tempo sendo relativo.

Concorda plenamente que a única coisa melhor que uma vaca é um humano. A menos que você precise de leite. Aí você realmente precisa de uma vaca. <3

Praia Grande

Série Favorita: Lost

Não assiste de jeito nenhum: Super Fun Night

  • Érica

    Pra quem curte série/documentário com esse tipo de temática recomendo Throught the Wormwhole apresentada pelo Morgan Freeman. Cada episódio tem um questionamento e a visão de diversas pessoas (normalmente cientistas, mas não é restrito somente a eles). Acho muito interessante.

Maratona Parenthood – 6ª temporada

2 semanas atráscomentarios

Pegar a última temporada de Parenthood para fazer o post de maratona foi um imenso desafio. A expectativa era grande, junto com o medo de não conseguir terminar o texto. Mas é isso que uma série faz conosco, não é? Nos encher de emoções e deixar aquele gelinho na barriga no final. Família é uma coisa difícil. Você não vive sem ela e não consegue, muitas vezes, ficar perto dela. Talvez porque família não tenha o dever de ser um amigo e dizer que certas atitudes estão corretas. Ela tem o dever de apoiar, apesar dessas atitudes e estar ao lado nas horas mais importantes, sejam elas felizes ou tristes. E isso define bem o que os Braverman são. O sexto ano da […]

Leia o post completo

The Good Fight

2 semanas atráscomentarios

The Good Wife é uma das séries jurídicas mais queridas dos fãs do gênero. Mesclando casos jurídicas repletos de reviravoltas com escândalos políticos num roteiro afiado com protagonistas cativantes e coadjuvantes de luxo, os contornos da vida pessoal e profissional de Alicia Florrick e cia conquistaram nossa atenção. Mas como tudo que é bom tem um fim, a série acabou caindo na qualidade e foi cancelada após sete temporadas. Era o fim da criatividade? Graças a Deus (e aos King), não. Menos de um ano após o final de The Good Wife foi lançada The Good Fight, um spin off dos mesmos produtores e que não deixou a desejar comparando com a série mãe. TGF deu sinais de que seria interessante logo […]

Leia o post completo

Top 10 referências à Star Wars nas séries

3 semanas atráscomentarios

Hoje comemoramos o dia de Star Wars, por causa do trocadilho com a data que tem a pronuncia muito similar a “May the force be with you”, frase muito repetida nos filmes. O universo cinematográfico criado por George Lucas cresceu muito ultimamente, temos novos filmes lançados a cada ano, séries sobre o universo também. Hoje queremos fazer nossa homenagem lembrando momentos importantes que séries fora desse universo fazem referencia à Star Wars. Seinfeld Quando Jerry tem problemas com a receita federal, por ter contribuído com uma instituição de caridade junto com Kramer, Elaine pergunta ao Jarry quando foi isso e ele responde: Há muito muito tempo atrás, numa galáxia longínqua Veronica Mars Quando Logan vai pedir ajuda à Veronica para se livrar de uma acusação […]

Leia o post completo

Siga as nossas redes sociais e fique sempre conectado:

Assine nossa newsletter