Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Criminal Minds 5×06: The Eyes Have It

Por: em 8 de novembro de 2009

Criminal Minds 5×06: The Eyes Have It

Por: em

Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e atira-o para longe de ti.

Mateus 5:29

No episódio passado vimos a chefe Strauss dando um dura no Hotch, e para nossa surpresa, ele decidiu renunciar o cargo para manter a equipe unida, pois ela poderia demiti-lo a qualquer momento. E quem o Hotch escolheu para colocar no seu lugar? O Agente Morgan. Achei que a escolha mais natural seria o agente Rossi, já que ele é o mais velho, mais experiente da equipe, até mais que o Hotch. Mas todas as incertezas de Criminal Minds giram em torno do Morgan, lembram quando ele ficou cotado para chefiar o escritório do FBI em NY?

criminal-minds-5x06-o-time

Logo no início desse episódio ficou um climão entre os outros agentes, enquanto a chefe Strauss conversava com o Morgan… Acho que ele começou um pouco errado não? Nem ele e nem o Hotch falaram o que estava acontecendo, ou o porque da saída dele, da chefia do Morgan, porque ele foi o escolhido, etc. Viajaram e dentro do avião foi a mesma coisa, o Morgan assumindo o controle da investigação, da análise “diferencial”da construção do perfil do serial killer, e o climão entre os agentes do FBI.

E da mesma forma que o Morgan assumiu a chefia da equipe de Criminal Minds, o Hotch assumiu o lugar do Morgan, cuidando da parte da ação, da perseguição pela rua, de nocautear o suspeito. Ainda bem, ele salvou a última menina no último segundo. E ver o Morgan chamar a atenção dele por isso, foi engraçado, porque o Hotch sempre criticou o Morgan por ele fazer tudo sozinho, sem esperar por reforços. Agora ele quem não esperou reforços e Morgan foi tirar satisfação. Estranha invertida de papeis né?

Hoje acho que o agente Rossi está na equipe só para fazer as perguntas internas. Claro que ele contribui para solucionar o caso, mas as participações mais importantes dele são dentro da equipe, apontando o que poderia funcionar ou não, e as principais falhas de confiança ou segurança das pessoas envolvidas. Acho que todos ainda sentem muita falta do agente Gideon em Criminal Minds, pois esse papel era dele, que o desempenhava com mais sentimento, quase um pai.

criminal-minds-5x06-morgan-e-tamara

Ainda não entendi claramente o propósito de mostrarem o Morgan e o seu envolvimento com a irmã da vítima do episódio 5×04, Tamara. Claro que ele dá mais atenção à ela do que deveria na verdade, pelo seu trabalho. Mostra-la não teve nada a ver com o caso dessa semana, com a procura pelo assassino taxidermista, que retira os olhos como souvenir (é, essa parte foi bem feia de ver não?).

O que me leva a crer numa história maior, ainda por vir, porque o questionamento do Rossi pode ter fundamento, se o rumor sobre um spinoff de Criminal Minds for real, e o Morgan for o escolhido para ir chefiar uma outra equipes de agentes. O envolvimento com a Tamara pode ter uma repercussão ruim para ele profissionalmente, que pode tanto ser penalizado e sair da chefia e tudo voltar ao normal, quanto pode ser que ele fique com ela e vá pra outro canto. Pode ser ainda que ela seja uma futura vítima, ou pode não ser nada, ou nada disso.

Claro que o ponto divertido do episódio vem da Garcia e a sala nova que ela arrumou para o Morgan, com fotos divertidas e a gaveta dos prazeres.

criminal-minds-5x06-morgan-e-penelope-garcia

Achei interessante eles mostrarem a família budista de uma das vítimas dessa semana e a importância dos olhos para ela. Mostrar culturas diferentes em Criminal Minds é sempre bom!


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×