Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

De Walter White à Heinsenberg

Por: em 27 de setembro de 2013

De Walter White à Heinsenberg

Por: em

Walter White nos é apresentado como a figura de um pai de família que se mata de trabalhar como professor de química no ensino médio, onde tem seu potencial totalmente desperdiçado e para completar sua renda faz bicos em um lava rápido perto de onde mora. Do dia para a noite se vê diante de um câncer potencialmente fulminante, com uma jovem esposa grávida e o filho de 15 anos deficiente na lista de responsabilidades. A empatia pelo personagem é imediata.

Quando Walter vê a possibilidade de explorar suas habilidades como químico, se encontra com um ex-aluno, envolvidos em drogas, Jesse, e começa a produzir a melhor metanfetamina da região. Como o vídeo do canal Screen Junkies e o seu trailler honesto da série.

Como espectadores não julgamos sua atitude, pois, primeiramente, seu plano era apenas juntar uma quantia de dinheiro suficiente para manter sua família nos anos seguintes de sua partida. O porque era louvável, mesmo que para isso ele estivesse fazendo algo ilegal. Ainda temos simpatia por alguém que só quer deixar a família bem.

Conforme a série avança vemos a personalidade pacata de Walter se tornar cada vez mais sombria e assustadora. Vemos um personagem que não impunha respeito algum, se tornar um homem de negócios das drogas, buscando não só o sustento de sua família, mas também um reconhecimento e respeito nunca tidos antes.

Os primeiros sinais da mudança de Walter começam quando, para evitar levar um tiro de traficantes, Walter libera um gás tóxico na tentativa de matá-los, tendo sucesso com um, mas deixando outro sobrevivente, esse ele mantêm acorrentado no porão até que depois de ponderar muito, decide matá-lo e acaba enforcando Krazy-8 ali mesmo.

 

walter a heinsemberg_560x0

 

Quando falamos de Walter White é quase impossível não falarmos de orgulho, característica fundamental no personagem que passa a se tornar um grande problema conforme a série vai evoluindo e acaba por revelar um dos lados mais sombrios da figura, seu alter ego, Heisenberg. Walter assume essa nova personalidade Bad-ass, como uma forma de intimidar quem o confronta nas zonas mais pesadas de Albuquerque, mas começa a se sentir confortável com esse caráter e chega a mentir tranquilamente para outros e para si mesmo, como faz descaradamente no episódio Bit by Dead Bee da segunda temporada, onde finge ter amnésia e aparece nu em um supermercado só para confirmar sua história e manter seu segredo ileso.

Esse lado do Walter é cada vez mais explorado pelos escritores, ficando claro a sociopatia do personagem. Walter passa a mentir e manipular quem está ao seu redor sem nenhum pudor, e mesmo nós temos dúvidas de quando ele está falando verdade ou mentira. Jesse Pinkman que o diga, ao longo das 5 temporadas ele é constantemente usado pelo Mr. White, que calcula friamente todos os seus passos para não ser pego, para que o seu aluno não o veja como é. Jesse luta para se manter ético, mas Walter o mantêm sempre em situações que não o agrada. Seu estilo de vida era continuar como um “simples” usuário de drogas.

walter-white-dark-

Jesse é o principal personagem pelo qual vemos quão enlouquecido Walter se torna. Walter o intimida ao mesmo tempo que tenta oferecer algum conforto. De um pedido de ajuda para entrar no mundo dos negócios no primeiro episódio, ajuda para eliminar seus concorrentes, para fabricar droga, roubar cargas de suprimentos para sua fábrica. Ele as vezes ameaça, as vezes implora, seu teatro com o Jesse funciona muito bem desde o início da série, se o ajudante fosse uma pessoa com menos problemas na sua vida, ele teria se livrado do Mr. White. Mas o professor tem uma influência sobre ele, e mesmo quando ele vê o lado assustador do Walter ele não consegue fugir para o mais longe possível.

Walter se torna essa pessoa assustadora. Nos momentos em que revela toda a sua paixão pelo poder, a admiração que tem pela sua própria inteligência e capacidade de armar situações ardilosas, ele se admira e gosta tanto desse poder, que é o que o faz tropeçar e cair.

Ninguém sabe dizer do que ele será capaz faltando tão pouco para o final da série, mas se olharmos para seu passado, temos certeza de que ele não medirá esforços para se manter intacto a todas as ameaças.

Neste domingo (29/09) será exibido o episódio final de Breaking Bad, onde conheceremos qual é o destino final de Heinsenberg. Ou Walter.


Aline Pavani

Estudante de jornalismo esperando pelo dia em que descubram um universo paralelo e possa finalmente trabalhar na Fringe Division.

Jaguariúna/SP

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Smallville

×