Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Defensoria Pública do RJ usa Game of Thrones para alertar sobre documentação

Por: em 3 de setembro de 2017

Defensoria Pública do RJ usa Game of Thrones para alertar sobre documentação

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers pesados,

siga por sua conta e risco.

Game of Thrones não apenas se tornou sinônimo de sucesso mundial, mas também de publicidade. É raro não ver alguma empresa ou personalidade pública não usar o sucesso da série para promover alguma outra coisa. E parece que nem a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro escapou.

Reprodução/PopSugar

Como parte de uma campanha para promover o cuidado com a documentação e a importância do primeiro registro, lembrando que em muitos lugares do Brasil, principalmente em áreas afastadas e em zonas rurais, muitas pessoas ainda não possuem documentos simples como uma certidão de nascimento ou um RG, documentos de extrema importância para qualquer coisa que fazemos, a série se tornou uma excelente ferramenta para chamar a atenção para esse fato.

O motivo da campanha usar o seriado, além do sucesso, é o personagem Jon Snow (Kit Harington), que durante várias temporadas foi tido como bastardo por Eddard/Ned Stark (Sean Bean), Protetor do Norte, gerando até mesmo complicações com sua esposa Catelyn Stark (Michelle Fairley). Com a morte de Ned, não foi possível descobrir quem era sua mãe biológica, mas graças aos poderes do Corvo-de-Três-Olhos na sexta temporada, descobrimos que ele era filho de Lyanna Stark (Aisling Franciosi). Ainda, já na temporada seguinte, também foi revelado que seu pai era Rhaegar Targaryen (Wilf Scolding), o qual teria anulado seu casamento com Elia Martell para poder se unir com Lyanna, o que desencadeou uma trágica guerra. Por fim, foi revelado que o verdadeiro nome de Jon é Aegon, mesmo nome de outo filho de Rhaegar com Elia. Tudo seria bem mais fácil com uma certidão, né?

É importante lembrar que não é a primeira vez que a Defensoria faz uso do seriado, já que também o usou em uma campanha sobre direitos dos filhos, durante a épica Batalha dos Bastardos, onde explicava que, no Brasil, não há distinção entre filhos de “dentro” e de “fora” do casamento, tornando ilegal o uso do termo bastardo.

Como série política, é interessante notar como Game of Thrones e outras séries podem influenciar ativamente em nosso dia-a-dia, sem nem mesmo percebermos. Ainda sem data de estreia, a oitava e última temporada da série deve ser lançada entre o segundo semestre de 2018 e o primeiro semestre de 2019.

 


Você pode acompanhar as temporadas anteriores na HBO GO.


Lucas de Siqueira

Apaixonado por Tom Holland, séries históricas, documentários sombrios e guerras. 19 anos de pura imersão em diferentes universos através da leitura e pronto para criar outros através da escrita.

Santa Branca/SP

Série Favorita: Game of Thrones

Não assiste de jeito nenhum: Revenge

×