Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Deutschland 83

Por: em 23 de Fevereiro de 2016

Deutschland 83

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers leves,

nada que estrague a série ou a sua experiência.

O fim da 2º Guerra Mundial colocou o mundo inteiro sob pressão: as potências mundiais da época, EUA (capitalismo) e União Soviética (socialismo) deram início a uma corrida por poder bélico e territorial; a relação entre as duas economias era extremamente frágil, instável e desconfiada, o que acabou abrindo espaço para a implantação de infiltrados e espiões que a todo momento repassavam informações e realizavam serviços em nome de sua nação.

martin-deutschland-83

É neste período, que ficou conhecido como Guerra Fria, que Deutschland 83 é retratada. Se passando precisamente no ano de 1983, a série segue a mesma premissa básica de The Americans com a inserção do personagem principal no território inimigo para que este recolha e repasse informações cruciais para o seu governo. O maior símbolo desta guerra fria foi o Muro de Berlim que separou a Alemanha em duas partes, a Alemanha Ocidental (influenciada pelos americanos) e a Alemanha Oriental (lado pertencente aos soviéticos), que é de onde o personagem principal, Martin Rauch (Jonas Nay), é originalmente.

Martin trabalha como um guarda da fronteira, confiscando materiais proibidos e revistando visitantes do outro lado do país. Com a mãe doente e precisando de um transplante, tudo muda quando o mesmo é recrutado pela Stasi (serviço secreto oriental) através da própria tia e recebe a proposta de envio para o ocidente como espião, recebendo como recompensa o transplante para a sua mãe provido pelo governo.

Martin deixa mãe e namorada e assume a identidade de Moritz Stamm, assistente do General Wolfgang Edel (Ulrich Noethen) no Bundeswehr (forças armadas alemãs). Martin/Moritz é amador, inexperiente, empático e possui escrúpulos, o que dificulta muito seus passos iniciais no mundo da espionagem, mas, ao decorrer da série, o mesmo vai aos poucos amadurecendo e realiza feitos impressionantes em nome da Stasi.

deutschland-83-alex-martin

Ao contrário da primeira impressão, Deutschland 83 não é feita somente de espionagem e guerra. A série também aborda temáticas relevantes dos anos 80, como o homossexualismo, o vírus HIV, o movimento hippie e outros movimentos sociais que buscavam a paz em um momento tão tenso da história do mundo. Além de explorar as diferenças discrepantes e gritantes entre o oriente e o ocidente alemão, o desenvolvimento econômico, a liberdade, a cultura em geral, tecnologia, o que mais impressionou Martin/Moritz foi o fácil acesso a comida – a cena em que ele entra em um supermercado e se assusta com a fartura e a facilidade a comida é uma das mais marcantes.

deutschland-83-store

As histórias secundárias são competentes e não deixam o nível decair, com destaque para o filho de Wolfgang, Alexander Edel (Ludwig Trepte), militar como o pai, começa a se sentir desconfortável com todo o cenário de guerra a sua volta, participando de reuniões pacifistas condenadas pelo autoritário patriarca e se envolvendo romanticamente com um de seus líderes. A mãe e namorada grávida de Martin/Moritz se destacam no lado oriental – a primeira se revela uma contrabandeadora de livros proibidos pelo socialismo, enquanto a segunda de mostra extremamente fiel ao governo.

Deutschland 83 foi produzida na Alemanha, possuindo o áudio original de lá – os episódios foram transmitidos nos EUA com legendas em inglês embutidas. A série foi muito bem recebida pela crítica, por conta do seu roteiro ágil, com diálogos marcantes e inteligentes, personagens instigantes e uma trilha sonora afiada. A primeira temporada estreou em 2015 e possui 8 episódios com a duração média de 42 minutos. Criada por Anna e Joerg Winger, dirigida por Edwarg Berger e Samira Radsi.

É pouco conhecida e tem tudo para cair no gosto do povo, como caiu no meu.

Decidiu dar uma chance para Deutschland 83? Não deixa de me contar o que achou!


Ana Rebeca Tamandaré

Jovem bahiana simpática e gente boa que curte um bom número de séries e por este motivo tem a audácia de escrever suas opiniões positivas e negativas sobre elas.

Itamaraju/BA

Série Favorita: How i Met Your Mother/Friends

Não assiste de jeito nenhum: The Vampire Diaries

  • Baptista João

    A melhor série de 2016 até então. (Pena que não fará o sucesso que merece pq não tem nenhum ator famosinho e não está nos TT da vida).

  • Baptista João

    interessante, no UK e USA fez sucesso e na própria alemanha não, acho que é pq eles já estão mais acostumados com séries e filmes com esse tema por lá, então Deutschland é só mais uma para eles.

  • Baptista João

    eu achei melhor que The Americans, é menos ficção e mais real, porém não é como um documentário, passa longe disso.

×