Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Dia da Consciência Negra: a representação nas séries teens

Por: em 20 de novembro de 2015

Dia da Consciência Negra: a representação nas séries teens

Por: em

O dia 20 de novembro poderia ser mais um dia normal de trabalho ou apenas mais um feriado (se você mora em alguns dos Estados que tornaram a data feriado), mas não é! Hoje é o Dia da Consciência Negra, dia de refletir sobre a participação e relevância dos negros na sociedade brasileira.

mercedes-glee

Infelizmente, estamos em 2015 e ainda temos que encarar uma realidade de racismo, não só a nível nacional, mas também mundial. Todos os dias, basta abrir qualquer site de notícias ou jornal ou ainda assistir a algum programa de televisão para vermos crimes de racismo, sejam eles velados ou explícitos. Por isso, a abordagem deste tema, mesmo em um blog de séries, é de extrema importância, visto que em filmes, séries e novelas a representação dos negros não acontece de acordo com a “vida real”.

Nas séries teens não é diferente. São poucos os personagens negros que tem grande destaque neste tipo de narrativa. Analisando as principais séries deste tipo, percebe-se um baixo número de negros que as protagonizam, considerando o alto índice dos que são retratados como “melhor amigo do protagonista”. Entre os protagonistas conseguimos listar Mercedes de Glee, Dixon de 90210, Jay (uma das metades do Firestorm) de Legends of Tomorrow, Raven de As visões de Raven e Kenan e Kel de Kenan e Kel.

Em Glee, houve a problematização do preconceito, não só direcionado aos personagens negros, mas à diversas minorias. A aceitação também foi pauta através de Mercedes em diversos episódios das primeiras temporadas. Em alguns plots, a personagem tinha dificuldades em se aceitar sendo negra e gorda. Com o passar das temporadas, ela foi ganhando confiança e sua autoestima foi se elevando, além de ter se tornado uma grande artista, com grande relevância no cenário musical americano. Isso ajudou a inspirar diversas garotas com a mesma realidade que, a partir dali, se sentiam representadas e tinham alguém em quem se espelhar, pois mostrou que elas poderiam se tornar tudo aquilo que sonharam.

Dixon

Ainda pouco se sabe de Jay, já que ele foi apenas introduzido em The Flash e seu desenvolvimento ocorrerá em Legends of Tomorrow. Porém, nas outras séries, a aceitação nunca foi abordada de forma tão direta quanto em Glee. Em 90210, Dixon era um jogador de lacrosse de sucesso e, depois, coincidentemente se tornou um músico e saiu em turnê. Ele, claro, durante as 5 temporadas teve problemas, enfrentou diversos conflitos, mas nada que abalasse sua confiança por muito tempo. Já no caso de As Visões de Raven e Kenan e Kel, estas foram criadas como séries de humor para um público pré-adolescente ou adolescente e eram exibidas por canais infantis (Disney Chanel e Nickelodeon, respectivamente), o que faz com que as histórias destes personagens fossem abordadas de maneira diferente, muito mais leve.

Mas, como já dito, se forem analisados o elenco fixo da série, com um papel que seja ligado ao protagonista de alguma maneira, o número de personagens negros cresce exponencialmente. Em Veronica Mars tínhamos Wallace, Smash em Friday Night Lights, Skills em One Tree Hill e Pette Ross em Smallville. Atualmente temos Bonnie em The Vampire Diaries, Iris em The Flash, Diggle em Arrow, Mack em Agents of S.H.I.E.L.D, Marcel em The Originals, Jimmy em Supergirl e Lavon em Hart of Dixie.

São muitos os papeis secundários com relativo destaque nas histórias, mas sem voz de protagonista que são destinados aos negros nas séries. Poderíamos citar muitas mais, mas os exemplos acima citados já mostram a realidade da falta de representação dos negros nas séries teens. Queremos igualdade de papéis, de destaque e tempo de tela, além de histórias que reflitam melhor a realidade em nossas séries favoritas.


Renata Vivan

Curiosa por natureza. Chata por vocação. Social media por paixão. Designer de Interiores em formação por inquietação Viciada em séries e novela por culpa da prima que a largava na frente da TV para poder namorar.

Palhoça/SC

Série Favorita: One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×