Merlí

Merlí é uma produção catalã de 2015, exibida pela TV3 e estrelada por Francesc Orella que…

Primeiras Impressões: Mindhunter

Mindhunter estreou na Netflix nesta sexta-feira (13) sob toda a expectativa que uma série de David…

Dia das Bruxas

Por: em 31 de outubro de 2013

Dia das Bruxas

Por: em

A figura da bruxa desde muito tempo faz parte do nosso imaginário. Às vezes damos um significado pejorativo, como a bruxa do 71; às vezes damos um significado de importância, como uma pessoa com grande poder, que pode ou usá-lo para o bem ou para o mal. Qualquer que seja o significado, elas são sempre caçadas, sempre mantem seus poderes em segredo para não correrem o risco de ir para a fogueira, mesmo que a gente tenha aprendido com a história da magia em Harry Potter que elas gostavam da fogueira, que faziam cosquinhas e muitas foram queimadas várias vezes durante a inquisição de propósito.

E hoje é o dia delas, aqui dia das Bruxas, lá fora Halloween. Entre vassouras, varinhas, narizes mexendo, efígies sendo queimadas, temos muitas delas dizendo palavras mágicas nas séries, sendo participações especiais, ou séries inteiramente sobre elas.

As bruxas nas séries

bruxas-bones-tvd

Lembram quando em Bones, o FBI achou esqueletos queimados dentro do armário, e a Dra. Bones acabou descobrindo que eram de uma bruxa? O episódio foi todo muito especial. Sweets ficou muito empolgado porque seu primeiro artigo publicado foi sobre o julgamento das bruxas de Salem. Houve muitas referencias ao Mágico de Oz, à bruxa de Blair e o mais importante, foi neste episódio que Hodgins e Angela se casaram na prisão e uma bruxa deu ao Booth uma efígie da Bones para ser queimada na presença dela e seu desejo se realizaria.

Imagina, então, Mystic Falls sem a Bonnie? O pessoal de Vampire Diaries deve muito à bruxa da série. Precisam de um anel para que um novo vampiro ande no sol? Chama a Bonnie. Precisam enfrentar Klaus, o grande vilão metade vampiro e metade lobisomem? Só a Bonnie tem poder para tanto. Precisam reverter alguma situação aparentemente irreversível? Se a Bonnie não pode, ninguém pode. Ultimamente, até o véu entre o mundo dos vivos e dos mortos ela conseguiu derrubar.

bruxa-regina-buffy

Lá em Buffy – a caça vampiros, no início da série, Willow Rosenberg era uma garota normal, nerd, que caçava vampiros. Ao longo da série ela foi estudando as bruxas e acabou se envolvendo demais, foi obrigada a realizar um feitiço para ajudar o vampiro Angel e se tornou a bruxa mais poderosa de sua geração.

O que seria de Once Upon a Time sem uma bruxa má? Ou duas? Todo conto de fada precisa de uma antagonista. Na série a bruxa má é responsável pela separação dos mundos, por aprisionar todos sem memória em Storybrooke. Regina é uma das melhores personagens da série, provando que mesmo uma bruxa má (ou nem tanto assim, a partir do momento em que suas motivações são colocadas) pode ser a queridinha do público.

Adlind Grimm

Em Grimm, Adalind é uma Hexenbiast, uma criatura que é classificada como bruxa-demônio. O nome da criatura  vem da junção dos termos alemães “Hexen”, que significa bruxa e “Biast”, que quer dizer “Besta”. A personagem está presente na série desde o piloto, sendo um pé no sapato de Nick. Em duas temporadas, a personagem já foi do céu ao inferno, ficando grávida, perdendo seus poderes, se envolvendo com Renard e tentando a todo custo nunca deixar transparecer o quanto, por mais bruxa que seja, ela tem sentimentos humanos como qualquer outro personagem da série.

Sendo a série repleta de criaturas que é, Supernatural, em suas muitas temporadas, já abordou o tema algumas vezes. Uma delas, em um episódio especial de dia das bruxas, na quarta temporada. A espinha dorsal da temporada era os seres do submundo tentando libertar Lúcifer e o Apocalipse. Para isso, uma bruxa realizava sacrifícios de pessoas a fim de se aproximar do objetivo. Em Smallville, também na quarta temporada, as bruxas dão as caras, no episódio em que Lana é possuída pelo espírito centenário de uma bruxa francesa.

 True Blood fez uma temporada inteira dedicada a bruxaria. Na quarta temporada, Marnie é a grande vilã da história, uma bruxa que é possuída pelo espírito de outra bruxa que armou uma cruzada contra os vampiros.

 

As séries sobre bruxas

bruxas-feiticeira-chamed

Uma das séries sobre bruxas mais antigas é A Feiticeira, sobre a bruxa Samantha Stephens que abdicou de seus poderes para poder viver uma vida normal com o seu marido. Por isso ela não tem muitos poderes, mas sempre acaba usando um feitiço ou outro para ajudar no dia a dia. Sua mãe e sua tia sempre aparecem na série para atrapalhar sua vida, criando situações em que são obrigadas a usar magia para sair de enrascadas.

Charmed é um drama que acompanha as três irmãs Halliwell, a descoberta dos seus poderes e também como elas vão amadurecendo na vida. Vão descobrindo mais do mundo mágico do qual fazem parte enquanto se tornam bruxas mais experientes, usando seus feitiços e poções para ajudar inocentes contra criaturas malignas.

bruxas-merlin-eastwick

As bruxas sempre andam em trios, então três mulheres de uma cidade pequena se encontram e descobrem que tem poderes em Eastwick. A série se baseia no mesmo livro que deu origem ao famoso filme com Jack Nicholson, Cher, Michelle Pfeiffer e Susan Sarandon, As Bruxas de Eastwick. Durante a curta temporada da série, as três amigas se tornam amigas e tentam dominar os seus poderes enquanto tem que lidar com questões do dia a dia.

O jovem bruxo Merlin é o fiel protetor do ainda Principe Arthur. O Magia foi banida de Camelot, então Merlin tem que proteger Arthur e o reino sem usar magia para não ser descoberto, mas suas tentativas de não usar magia sao sempre frustradas porque os inimigos de Arthur não seguem a mesma regra. Outros bruxos e bruxas aparecem na série, assim como várias criaturas mágicas e mitológicas, mas uma presença especial dos contos de Arthur é a bruxa Morgana, que também vive no Castelo em Camelot, e quando descobre seus poderes começa uma vingança contra Camelot.

 

bruxas-sabrina

Impossível falar de bruxas e não lembrar de uma das primeiras bruxinhas que conquistaram os corações dos adolescentes do mundo todo: Sabrina, interpretada por Melissa Joan Hart, em Sabrina – Aprendiz de Feiticeira. Isto porque Sabrina não era uma bruxa qualquer, ela era uma bruxa na crise da vida jovem, o que tornava suas aventuras de lidar com seus recém descobertos poderes e com a obrigação de passar nas provas do colégio ainda mais divertidas.

Além da personagem de Melissa a série também nos apresentou às tias Hilda e Zelda (duas atrapalhadas bruxas que ensinam Sabrina a usar e controlar seus poderes) e a Salém, o irônico gato preto da casa que falava. A bruxinha dividia seu tempo entre suas aventuras como bruxa, a escola e seu grande amor Harvey Kinkle. A série acabou em 2003, com Sabrina formada em jornalismo e vivendo novas experiências amorosas, chegando a conhecer um rapaz chamado Aaron e quase se casando com ele. O que nos alegra é que ela larga Aaron no altar exatamente para fugir com Harvey, não decepcionando os fãs de sete anos de série.

Sabrina é sempre lembrada com muito carinho por nós, fãs desta série pioneira no tópico de bruxarias. Trabalhando comédia, romance e dramas, sempre de uma maneira muito leve, a sitcom é um bom motivo para parar na frente da TV quando ela está no ar.

American-Horror-Story-Season-3-Promotional-Photos-4_595_slogo

Atualmente, duas produções televisivas são dedicadas ao tema. Coven, a terceira temporada de American Horror Story, traz como personagens principais um grupo de jovens bruxas que estão sob os cuidados de Cordelia, uma bruxa mais experiente, que pretende ensinar as garotas a controlar seus poderes e evitar acidentes, como eventuais mortes. E a mais recente produção do canal Lifetime, Witches of East End, também traz as criaturas como elemento principal da história.

__

Qual a sua bruxa preferida?


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

  • Aline

    Amei o post! Parabéns, gente!!! Amo a Sabrina.

  • Maria Leonor

    Merlin,Vampire Diaries,Once Upon a Time e Buffy.AMO *——-*Adoro quando vcs falam de Merlin *-*

  • Regina

    Merlin!! <3

  • Helena

    Falando em bruxas…
    Procurei no site e ainda não vi nada de “Witches of East End”. Já tem 4 episódios e até agora estou achando bem legal.
    Aguardando ansiosamente…

  • gus

    queria saber onde posso a assistir todos os capitulos de sabrina… alguem?

  • gus

    email para mandar o link [email protected]

×