Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Dia dos Beatles: porque suas músicas são raras nas séries?

Por: em 9 de setembro de 2014

Dia dos Beatles: porque suas músicas são raras nas séries?

Por: em

Os Beatles são praticamente uma unanimidade no universo musical. Cite uma pessoa que não aprecia pelo menos uma canção do quarteto de Liverpool e logo ela será criticada por boa parte dos adoradores da boa música. Mas se eles são tão queridos assim por todos, porque é que sua música não está mais presente nas séries da TV americana?

beatles-

O caminho da música de uma banda de sucesso seria, naturalmente, aparecer em todas as mídias possíveis, especialmente na TV, chamando mais a atenção da audiência para certos episódios ou cenas. Isto acontece com muitos grupos, especialmente lançados depois do boom da internet, já na década de 2000, mas porque não acontece com clássicos como os Beatles?

São poucas as aparições do quarteto nas trilhas sonoras das séries. Isto provavelmente acontece por causa da eterna batalha dos direitos autorais. No caso específico dos Beatles, ela já foi até motivo de briga judicial entre Paul McCartney e Michael Jackson (até sua morte o detentor da maior parte das músicas da banda). Autorizações para divulgação e publicação, até para regravações, não são fáceis…até hoje. Quando transmitimos para o mundo das séries, encontramos realmente poucas cenas ilustradas pelas belas canções dos ingleses. Um registro clássico é uma cena da 1ª temporada de Doctor Who que foi ao ar em 1963, e provavelmente não enfrentou tanta dificuldade de uso dos direitos autorais. Depois disso, a série teve que mudar a cena, e onde antes era Beatles, virou Sex Pistols, e ainda hoje, mesmo a série se passando na terra da rainha e mostrar coisas da cultura britânica, não voltaram a ter as músicas do grupo.

Outra série premiada com a presença dos Beatles em sua trilha sonora é Mad Men, que se ambienta na mesma década do surgimento do quarteto. Além de se beneficiar de tocar pequenos trechos instrumentais (ou até cantarolados) de músicas da banda (como “I Wanna Hold Your Hand“), a série desembolsou cerca de $250.000 para tocar a música “Tomorrow Never Knows” no episódio “Lady Larazus“, da 5ª temporada. Matthew Weiner, produtor da série, afirmou em entrevista ao New York Times que o maior problema com as músicas dos Beatles não é o alto valor, mas ser aprovada pelo grupo que controla os direitos, que querem evitar associar as músicas com qualquer conteúdo.

A discussão de quando outra série conseguiu tocar uma versão original de uma canção dos Beatles rondou a mídia e a internet, logo após a transmissão deste capítulo. Antes disso, somente versões interpretadas por outros cantores (como, por exemplo “With a little help from my friends” de Joe Cocker em Anos Incríveis, ou “Help!” em Full House.), versões instrumentais de outras músicas (como “Here There and Everywhere” no casamento de Phoebe em Friends) ou cantadas pelos próprios personagens (“Birthday” em Veronica Mars e “Eight Days a Week” em Scrubs).

Outra série que conseguiu quebrar a barreira dos direitos autorais  foi Glee, que montou todo um episódio baseado em canções da banda. Em uma reportagem de uma revista americana, divulgada em 2011, o supervisor de músicas da série, P.J. Bloom, afirma que o programa paga um valor específico por canção (variando entre $10, se for menos popular, para até $50.000 em caso de artistas como Madonna e Beatles). Em episódios especiais, com somente músicas de um artista, o valor pode ser melhor, já que a negociação é feita pelo pacote inteiro. Apesar dos donos dos direitos autorais praticarem altos preços, ter sua música cantada pelos intérpretes de Glee parece ser uma enorme vantagem para aqueles que aceitam a divulgação de suas canções: eles não lucram somente com o direito autoral, já que também tem percentual do valor ganho por venda das interpretações (como acontece no iTunes ou em outras lojas) e também ganham uma bolada por cada vez que o episódio é transmitido. Se quiser saber mais sobre este assunto, clique aqui para ler uma reportagem detalhada. Pensando por este lado, colocar sua música em Glee parece um excelente investimento – tanto é que Sir Paul McCartney deu até uma palpitada nas músicas dos Beatles que Ryan Murphy deveria selecionar para tocar na série.

Nós gostaríamos de escutar mais músicas dos Beatles nas séries, mas quando elas são tocadas se tornam um verdadeiro evento, e esta é a intenção do valor dos direitos autorais. Agora que tal escutar as músicas citadas, covers e algumas do especial de Glee?

Beatles em seriados by Apaixonados por Séries on Grooveshark


Marina Sousa

Mineira radicada em SP. Pão de queijo + séries + música. É fã de listas, maratonas e, claro, trilhas sonoras.

São Paulo/SP

Série Favorita: Friends

Não assiste de jeito nenhum: Lost

×