Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Dirk Gently’s Holistic Detective Agency – 1×03 Rogue Wall Enthusiasts

Por: em 7 de novembro de 2016

Dirk Gently’s Holistic Detective Agency – 1×03 Rogue Wall Enthusiasts

Por: em

Tem muitas coisas na vida que dão gosto de ver, uma delas é quando acompanhamos uma série que não apenas sabe para onde está indo, como não tenta subestimar a inteligência do espectador. Dirk Gently’s Holistic Detective Agency entra no seu terceiro episódio como uma das séries mais bem trabalhadas que acompanhei esse ano, sem sombra de dúvidas. Lembrando, 11 de dezembro a Netflix vai liberar mundialmente, portanto, se quiser esperar, deixe para ler essa review depois, pois já teremos várias revelações aqui. É tiro, porrada e bomba de spoiler para todo lado!


Dirk Gently 1x03 É aqui a o teste para Mortícia da família Adams?

Com licença, é aqui o teste para Mortícia da Família Adams?

Começamos com um flashback de 15 anos atrás, na casa não do Gordon Rimmer que conhecemos, mas do original! Lux Dujour se encontra com Jake Rainey, a Alma Suprema, e é redesignado para o corpo de Gordon contra sua vontade em nome da Causa. Temos ainda almas originais e uma máquina desaparecida de Edgar Springs. Depois de tudo isso, no presente, mas 2 dias atrás, Lydia aparece com uma carta de Gordon dizendo que ele tinha todas as respostas que ela buscava, entre elas, quem matou sua mãe. Pouca informação, né?

Vamos lá. Quando Dirk invadiu a casa de Gordon, havia vários pôsteres de Lux Dujour pendurados, ele inclusive fez um comentário de que se tratava de um cantor que havia desaparecido misteriosamente muitos anos atrás. Isso explica a obsessão de Gordon, ele está velando sua carreira perdida contra sua vontade. Ele não era a Alma Suprema, mas agora é: o que aconteceu com quem ocupava o cargo anteriormente? Será que Gordon armou um complô para tomar o poder como forma de se vingar pela redesignação? Onde está essa Rainey agora? Quando Lydia aparece ele fica bem surpreso, eu não acho que foi realmente ele quem mandou a carta para ela, e bem quando ele vai falar algo a abertura começa, então eu tenho quase certeza que Lydia estar ali faz parte de um plano arquitetado por outra pessoa, mas quem e por qual motivo?

Voltamos a atenção para nosso trio principal. Primeiro vamos visitar o cativeiro de Farah e depois a casa que Todd e Dirk ajudaram a queimar para ver se encontram pistas, mas ninguém sabe de nada. Farah usa o celular de Dirk para ligar para Gordon exigindo que ele entregue Lydia, mas ele responde que Lydia se foi e que ele quer a máquina. Aqui, o trio se separa, já que Todd é um besta e ainda não entendeu que não tem mais como ele fugir de toda essa situação.

Bart e Ken andam sem destino por ai, já que ela é levada como uma folha ao vento. Que coisa mais fofa a Bart não saber como funciona o conceito de música e de rádio. Bart é, em certos momentos, extremamente doce, chegando ao extremo de parecer inocente. Como eu imagino que ela tenha sido criada para ser uma assassina, ela não deve ter tido contato com essas coisas, então tudo é uma novidade deslumbrante. Eu estava quase levantando um isqueiro para cantar com o Ken quando a gangue de motoqueiros chegou quebrando com tudo por trás.

Dirk Gently 1x03 Praticamente Telma e Louise versão 2.0

Praticamente Thelma & Louise versão 2.0

Na delegacia, o corgi aparece e é identificado por Estevez e Zimmerfield como o cachorro do saguão do hotel, no exato momento, o imbecil do Todd resolve chegar para contar que havia reconhecido Lydia Spring ao devolver o mesmo corgi ao dono. Esse cara parece que faz questão de se colocar em encrenca. Os policiais já falaram que estão de olho nele e ele ainda vai lá dar mais motivos para desconfiança? Eles já descobriram que Todd roubou instrumentos de sua antiga banda para vender e comprar remédios e sobre a doença de Amanda, a Pararibulitis. Eu não estranharia nada se eles descobrirem que se trata de uma doença falsa.

Amanda decide ir ao mercado, como Dirk havia sugerido, sendo seguida pelos Rowdy 3. Ela já está tão acostumada com a presença deles que até dá uma confiança extra. Durante as compras, tudo dá certo, mas quando ela está no caixa, começa a sentir seu corpo pegando fogo. É a primeira vez que vemos as ilusões se descontrolarem nessa magnitude. Enquanto as pessoas presentes preferem filmar a menina que aparentemente está surtando sozinha, os Rowdy 3 chegam destruindo tudo, inclusive celulares, para proteger Amanda. Depois, fazem a mesma coisa que fizeram com Dirk, aquilo da luz azul saindo.

Conforme imaginava, Amanda deve ter algum tipo de clarividência. Nas visões que tem, vemos mapas, Dirk, uma Bart criança treinando com armas, um tubarão martelo, um palhaço, Todd segurando uma máscara, e o que mais me chamou à atenção, o Sargento trapalhado Hugo Friedkin com as mãos ensanguentadas dizendo que estava apenas fazendo o seu trabalho. Será que ele é um agente duplo? Amanda acorda sã e salva em sua garagem. Todd chega correndo tempos depois e a primeira coisa que Amanda pergunta é por Dirk. Amanda está começando a ligar alguns pontos e até ela já percebeu que Dirk é necessário para entendermos as coisas, menos Todd, que decide levá-la para sua casa.

A dinâmica entre Bart e Ken deve ser a mais divertida do show. Para uma assassina em série, ela faz muita questão de zuar com a cara dela muito. ela deixa ela ficar bem desesperado, gritar bastante, implorar pela vida, para só depois agir. Apenas quando os motoqueiros finalmente voltam para queimar os dois vivos e estão quase colocando o plano em prática, ela avisa por onde a onda vai começar. Chega a ser lindo ver. É rápido. É certeiro. É direto. Ken entende agora o porquê dele ainda estar vivo. Ele precisava encontrar Bart, para ajudá-la. Ele tem que acompanhá-la. Eles são uma dupla. E agora usam couro e estão em uma moto.

Farah e Dirk vão para a mansão de Patrick Spring. A mansão era uma antiga loja, construída por um inventor chamado Zackariah Webb que desapareceu, mas foi comprada por Patrick depois que sua esposa foi assassinada. O advogado de Patrick esperava por eles, pois Farah recebeu algo no testamento. Um envelope que só poderia ser entregue na presença de alguém chamado Dirk Gently. Depois de uma pequena crise nervosa, acham o mapa que leva à um cofre em um aposento secreto da casa. Toda a descoberta foi feita somente por Farah, enquanto Dirk fica falando impropérios sem sentidos que seriam facilmente escritos por Douglas Adams. O cofre está cheio de máquinas fantásticas e lâmpadas que se acendem ao serem seguradas pela mão. A magia finalmente começa a ser introduzida aos personagens principais. Encontram um papel com a letra de Patrick, pedindo para “salvá-la”. Dirk automaticamente deduz que se trata de Lydia. Eu acho que ele se refere a sua esposa, pois nada me tira da cabeça que não foi Gordon quem mandou a carta para Lydia, mas teremos que acompanhar para descobrir.

Dirk Gently 1x03 Olá, eu sou uma máquina steam punk que guarda todo o segredo da série, nos vemos no último episódio.

Olá, eu sou uma máquina steam-punk que guarda todos os segredos da série. Nos vemos no último episódio!

Na casa de Todd, Dirk e Farah já estão lá discutindo um mapa que encontraram no cofre. Amanda o identifica como um layout de linhas elétricas da cidade, com o prédio de Todd exatamente no meio dela. Como se as coincidências não pudessem acabar ali, Todd se lembra que o prédio foi construído por Edgar Spring. Pela primeira vez Todd, começa a enxergar a interconectividade de todas as coisas e acredita em Dirk. Eu entendi que estão construindo aqui a dualidade entre as duplas Dirk/Todd x Bart/Ken, eu acho que todo mundo já entendeu que eles se enfrentarão ao final, ou pelo menos juntarão forças em nome de um mal maior, que na verdade é o que eu espero que aconteça, por uma teoria que tenho a seguir.

Ao sair do prédio, Coronel Scott Riggins espera por Dirk, que o chama de Vlad (eu acho). Temos algumas explicações de o que foi o projeto Black Wings. Pelo que fica entendido, o Coronel prometeu certas coisa ao governo, mas não foram capazes de entregar resultados satisfatórios, resultando em um Dirk totalmente fragilizado. Ele se recusa a voltar com eles e o sargento faz um comentário que me deixou preocupado. Até agora ele é totalmente monossilábico, apenas obedecendo ordens. Mas do nada ele diz que não apenas tem que capturar Dirk, mas todos, e muito assertivamente.

Em um lugar ermo, Gordon entra em um lugar cheio de corpos e com várias inscrições nas paredes, as mesmas que estão nas nucas dos soldados dele. Na rádio, ouve que encontraram o corpo de Lux Dujour. Eu acho que ele ainda tinha esperança de voltar àquele corpo, ou ele queria que nunca encontrassem o corpo para que fosse uma daquelas lendas do rock que desapareceram e nunca foram encontradas. No carro, Lydia lambe sua mão ensanguentada. Mas nós sabemos muito bem que é apenas o corpo de Lydia, né? A alma dela está no corgi com os detetives, isso já é obvio.

Na trilha sonora da semana, temos uma baladinha perfeita para acompanhar um sequestro seguido de cárcere privado e uma relíquia do passado com sabor de quero mais:

Como sempre, bastante informação para digerir e a promessa de que isso não é nem o começo do quebra-cabeças. A caçada está ficando cada vez mais divertida e, quando se tem amigos para dividir a jornada, tudo fica muito mais gostoso.


O que você está achando de Dirk Gently’s Holistic Detective Agency? Está cumprindo com as expectativas ou ainda prefere o mochileiro das galáxias? Gostaria de um crossover Dirk Gently x Doctor Who? Me diz o que acha nos comentários.


Paulo Halliwell

Professor de idiomas com mais referências de Gilmore Girls na cabeça do que responsabilidade financeira. Fissurado em comics (Marvel e Image), Pokémon, Spice Girls e qualquer mangá das Clamp. Em busca da pessoa certa para fazer uma xícara de café pela manhã.

São Paulo / SP

Série Favorita: Gilmore Girls

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×