Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

E agora…onde assistir os atores de Harry Potter?

Por: em 16 de julho de 2011

E agora…onde assistir os atores de Harry Potter?

Por: em

O dia de ontem foi especial. A estreia do último filme da história do bruxo mais famoso do mundo aconteceu nessa sexta-feira. Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte II termina 11 anos acompanhando essa saga, visto que o primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal foi lançado aqui no Brasil em 2000.

Para quem, assim como eu e o Ale, que passamos boa parte da nossa infância e adolescência lendo os livros, vendo os filmes, e acompanhando o excelente trabalho de J.K. Rowling, o dia de ontem encerrou uma porção bastante significativa de nossas vidas. Épico! É o fim de uma era, e todos esses anos valeram a pena.

Mas e agora? Sem futuros filmes da saga, onde poderemos acompanhar os trabalhos dos atores que deram vida aos nossos personagens preferidos? Visto que somos um site de séries, nada mais justo do que lhes mostrarem opções de onde continuar assistindo esses atores, agora nas telinhas.

Entre esses 11 anos, vários intérpretes dos filmes de Harry Potter fizeram TV. Alguns apenas com participações especiais, outros protagonizando uma série. Escolhemos alguns e mostramos onde vocês podem acompanhá-los na vida pós HP.

Lembre-se de que se você não viu essas séries, as participações ou o último filme, o post pode conter spoilers.

David Bradley (Argo Filch em HP/Walder Frey em Game of Thrones)

Em Harry Potter, Bradley interpreta o rabugento zelador Filch, que adora colocar o trio de protagonistas em enrascadas. Em Game of Thrones, o ator só fez uma participação, mas pode e deve voltar. Walder Frey é Lord da Travessia, uma grande ponte, com uma torre em cada ponta, conhecidas como Gêmeas. Para chegar até Porto Real, Robb, Cat e os guerreiros precisavam passar pela travessia. Assim, Lady Cat fez uma visita a Walder Frey, um homem repugnante, velho, com mais de 100 filhos. Atualmente, Frey está em sua 8ª esposa, e aproveitou-se da situação para casar uma das filhas: só assim Robb e o grupo poderiam passar. No fim das contas, Filch e Frey não são tão diferentes.

Michael Gambon (Alvo Dumbledore em HP/Kazran em especial de Doctor Who)

Michael Gambon, que dá a vida ao famoso Alvo Dumbledore, também deu as caras lá por Doctor Who. Uma pena que não tenha sido na época do David Tennant. Já imaginou Dumbledore e Crouch Jr juntos novamente? Brincadeiras a parte, o veterano ator participou do especial de natal do ano passado do aclamado sci-fi britânico, intitulado A Christimas Carol, que foi uma adaptação do conto de natal homônimo de Charles Dickens. Na história, Gambon interpreta Krazan, um velho rico e ranzinza, que ao cruzar seu caminho com o de Amy e do Doutor, recebe a oportunidade de abrir novamente seu coração. Envolvendo flashbacks e uma participação de Katherine Jenkins, o especial é uma boa pedida pra quem é fã do velho ator. Se não fosse o coração duro no começo do episódio, Krazan bem que poderia se passar por Dumbledore.

Dama Maggie Smith (Minerva McGonagall em HP/Condessa Violet em Downton Abbey)

A intérprete da professora de transfiguração, Maggie Smith, tem nada menos do que 2 Oscars, 3 BAFTAs, 1 Emmy, 2 Globos de Ouro e 1 Tony. Esse ano, a atriz pode levar mais um Emmy para a casa, já que foi está entre as indicadas a melhor atriz coadjuvante por minissérie ou filme para a TV. A indicação é pela série inglesa Downton Abbey (que nos Estados Unidos é exibida como minissérie). Nela, Smith interpreta a Condessa Violet, a pessoa mais velha a morar em Downton Abbey, uma mansão de renome. A série trabalha o relacionamento entre os ricos moradores e os empregados da mansão, tudo isso ambientado no ano de 1912, sendo o naufrágio do Titanic, um dos primeiros acontecimentos da série.

David Tennant (Bartô Crouch Jr. em HP/10º Doutor em Doctor Who)

Quem assistiu da 2ª até a 4ª temporada de Doctor Who e viu o jeito freak e surtado que o David Tennant imprimiu ao seu Doutor, certamente não o associa ao amargo Bartô Crouch Jr, papel que o ator exerceu no quarto filme da saga, Harry Potter e o Cálice de Fogo. Tennant não apareceu em muitas cenas do filme, já que seu personagem passa a maior parte do tempo disfarçado de outro, mas nos poucos momentos em que apareceu, fez bonito, assim como em Doctor Who. A série ainda está no ar, em exibição pela BBC britânica, mas o ator deixou o elenco após o final da 4ª temporada, quando seu personagem se regenerou para dar lugar a Matt Smith e seu 11° Doutor. Quem gostou do trabalho do ator nas telonas, deveria dar uma chance ao seriado britânico. O papel é totalmente diferente, mas o brilho do ator é o mesmo.

Geraldine Somerville (Lily Potter em HP/Fiona Douglas em Survivors)

Tudo bem que ela não aparece muito na história de Harry Potter, mas as cenas em que Lily Potter, a mãe do bruxo, aparece, valem a pena. A personagem de Geraldine Somerville é a responsável por Harry Potter continuar vivo, devido ao amor materno. Em Survivors, ótima série inglesa que durou duas temporadas, Somerville interpretou a especialista em virologia, Fiona Douglas, na 2ª temporada. Fiona era a esperança do grupo para achar uma vacina que pudesse curar a mutação do vírus da gripe que matou 99% da população mundial. Fiona é leal ao chefe Whitaker, o que acaba resultado em sua morte, quando liberta o médico prisioneiro.

Michelle Fairley (Sra. Granger em HP/Catelyn Stark em Game of Thrones)

Interpretar mães parece algo que está no sangue de Michelle Fairley. A atriz responsável por dar vida a Catelyn Stark, esposa de Ned e mãe e mãe de Robb, Sansa, Arya, Bran e Rickon, herdeiros do casal. Na saga de Harry Potter, Fairley participou como uma mãe também. Foi uma pequena aparição na primeira parte de Relíquias da Morte, como a Sra Granger, na cena em que Hermione enfeitiça os pais para protegê-los de Voldemort e seus comensais da morte durante o período em que ela estiver caçando as horcruxes dele com Harry e Ron. Em Game of Thrones – que, diga-se de passagem, foi uma das séries mais aclamadas pela crítica nesse ano – é possível ver o lado maternal de Fairley mais forte. Como uma leoa, ela se coloca sempre disposta a fazer o possível e o impossível pela felicidade dos seus filhos – mesmo que isso possa colocar sua própria vida em perigo.

Ian Hart (Quirrell em HP/Don Konkey em Dirt)

Alguns podem esquecer rapidamente do professor Quirrell. Ele foi o primeiro mestre de defesa contra as artes das trevas quando Harry iniciou sua jornada em Hogwarts. Todos sabemos o que aconteceu: ele servia de ajudante para Lord Voldemort. Também pode ser difícil de lembrá-lo nas telinhas. O ator Ian Hart fez parte do elenco principal da série Dirt, a primeira tentativa de Courteney Cox pós Friends. Na série, Hart interpretava Don, melhor amigo de Lucy (personagem de Cox) e fotógrafo da revista DirtNow. Excelente profissional, Don usava máquinas de revelação, ao invés das digitais. Porém, teve vários problemas durante a série, visto que sofria de esquizofrenia.

Rade Serbedzija (Gregorovitch em HP/Dmitri em 24 Horas)

Assim como Gregorovitch, Dimitri, personagem de Rade Serbedzija em 24 Horas, não era exatamente um exemplo de modéstia e caráter. Se na série de livros, o fabricante de varinhas pecou pelo excesso de confiança ao proclamar que tinha a varinha invencível – e assim levar Grindewald até seu rastro, resultando no roubo da Varinha das Varinhas, no show de Jack Bauer, Dimitri fornecia armas aos terroristas americanos, trai a CTU – que o havia levado em custódia e o usaria como isca – e acaba morrendo também, assim como o fabricante de varinhas, que encontra seu destino nas mãos de Voldemort, quando o perigoso bruxo está procurando a relíquia da morte. Parece um destino dos personagens interpretados pelo ator.

Natalia Tena (Ninfadora Tonks em HP/Osha em Game of Thrones)

Auror e metamorfomaga, Tonks é uma das personagens mais adoradas do universo Harry Potter, por trazer um ar fresco há cada cena que aparece. Sua intérprete, Natalia Tena, pode ser vista atualmente em outra produção de fantasia. Tena dá vida a Osha na série popular Game of Thrones. Osha é uma selvagem que foi capturada por Robb e Theon após seu grupo tentar seqüestrar o pequeno Bran. Porém, sua personagem evolui rapidamente. De selvagem, Osha continua com medo dos Outros que andam pelas florestas, mas vira uma espécie de amiga de Bran. Os dois compartilham desejos e sonhos, enquanto ela ajuda o garoto passear por Winterfell.

Jason Isaacs (Lucio Malfoy em HP/Michael Caffee em Brotherhood)

Jason Isaacs gosta de interpretar caras problemáticos. Em Harry Potter, ele dá vida a Lucio Malfoy, nada menos do que um Comensal da Morte e pai do arquiinimigo do bruxo protagonista. Isaacs fez parte do elenco principal da série Brotherhood, exibida pelo Showtime, e que durou três temporadas. Nela, ele interpretava um dos dois irmãos centrais: Michael Caffee, um gangster que sofre todos os tipos de problemas possíveis pelo seu estilo de vida. Vale lembrar que Isaacs protagonizará a nova série da NBC, Awake, uma das produções mais esperadas da próxima temporada.

Miranda Richardson (Rita Skeeter em HP/Katherine Rhumor em Rubicon)

Que atire a primeira pedra o fã de Harry Potter que nunca quis lançar um feitiço de transfiguração em Rita Skeeter. Jornalista irritante e traiçoeira, a personagem é motivo de ódio de muitos fãs da saga. Totalmente diferente de Katherine, personagem interpretada pela atriz Miranda Richardson em Rubicon, série recentemente cancelada do conceituado canal AMC. O talento de Richardson fica claro quando se constata o quanto as duas personagens são opostas, tirando apenas um aguçado senso de curiosidade. Katherine fica viúva logo no começo da série e, ao longo de sua primeira – e única – temporada, investiga os motivos que podem ter levado a morte de seu marido, entre trevos de quatro folhas, enigmas e sociedades secretas. Como série, Rubicon merece ser vista. Começa lenta, mas depois engrena e tem um final fechado. Só não espere ver a personalidade de Rita Skeeter em Katherine. Até porque, de Rita Skeeter, já nos basta a dos livros e filmes.

Imelda Staunton (Dolores Umbridge em HP/Grace Andrews em Psychoville)

Confessem: Dolores Umbridge é aquela personagem que amamos odiar. Por pior que ela seja, tentando tornar a vida de Harry mais difícil e dando aquelas risadinhas, Dolores foi uma das partes mais importantes e interessantes do 5º livro de HP. Muito disso devido a interpretação da ótima Imelda Staunton. Nas telinhas a atriz fez parte do especial de Halloween da série inglesa non sense Psychoville. Bem recebida pelo público, a atriz assinou contrato para integrar o elenco da 2ª temporada. Em Psychoville, Staunton interprete Grace, uma personagem que trabalha para alguma organização e tenta desesperadamente encontrar um medalhão. Obcecada com novas tecnologia, Grace rastreia as vidas dos personagens principais para descobrir o paradeiro do medalhão.

Fiona Shaw (Tia Petúnia em HP/Marnie Stonebrook em True Blood)

Essa é a mais recente do grupo. Em HP, Fiona Shaw interpretou a tia de Harry, sempre odiando o sobrinho e tudo relacionado a magia. O fato é que o buraco era bem mais embaixo. Petúnia sempre teve inveja da irmã que era diferente, e até chegou a enviar uma carta a Dumbledore para ir a Hogwarts. Nos filmes isso nunca foi muito bem mostrado, a não ser por cenas deletadas, como essa ótima em que ela diz ter perdido uma irmã. A atriz Fiona Shaw pode ser vista atualmente na 4ª temporada de True Blood como a grande vilã. Dessa vez, bruxa, mas frustrada por nunca fazer grandes coisas, Marnie acaba deixando que um espírito use seu corpo para lutar contra os vampiros.

Clémence Poésy (Fleur Delacour em HP/Eva em Gossip Girl)

Muitos fãs de Harry, são também fãs de Blair e sua turma, lá em Gossip Girl. Por isso mesmo, muita gente deve ter gostado quando viu Clémence Poésy, a adorável Fleur Delacour, interpretando Eve, nos primeiros episódios da quarta temporada da série teen da CW. A personagem foi a responsável por cuidar de Chuck após o tiro que ele tomou no malfadado season finale da 3ª temporada. Quando o herdeiro dos Bass se recuperou, Eve o acompanhou até Nova York, despertando o ciúme de Blair, que não tardou em armar para separar o casal e mandá-la embora. Foi uma participação curta, mas que os fãs de HP devem ter guardado bem na memória. Eve pode até não ter se casado com um Weasley, mas o modo como ela cuidou de Chuck, lembrou bastante o cuidado com Fleur tem com Gui e com os irmãos do marido.

Richard Griffiths (Tio Válter em HP/Julian Bullard em Episodes)

Outro parente de Harry Potter, Tio Válter foi interpretado pelo veterano ator Richard Griffiths. Nos filmes, Tio Válter, assim como Tia Petúnia, nunca gostou do sobrinho, ainda mais que nem possuía laços sanguíneos com Harry. Esse ano, Griffiths fez uma participação especial no piloto de Episodes, nova série do ex-Friends, Matt LeBlanc. A história gira em torno de um casal de roteiristas ingleses, cujo grande sucesso, Lyman’s Boys recebe a oportunidade de ter uma versão americana. O casal, claro, esperava que o intérprete do personagem principal, Julian Bullard (Griffiths) também protagonizasse o remake. Mas a produção pediu que Bullard fizesse testes e mesmo assim não aprovou o ator, dando o papel para Matt LeBlanc. A participação de Grifiths é rápida, mas notável.

Kelly Macdonald (Dama Cinzenta em HP/Margaret Schroeder em Boardwalk Empire)

A participação especial de Dama Cinzenta acontece no último filme da saga. Na verdade descobrimos que ela é Helena Ravenclaw, filha da co-fundadora de Hogwarts, Rowena Ravenclaw. Ela foi morta pelo Barão Sangrento que foi atrás dela pelos pedidos de sua amada, Rowena. Dama Cinzenta foi encontrada por Lord Voldemort, que escondeu uma parte de sua alma no diadema que ela havia roubado da mãe. Em sua rápida aparição no último filme, Dama Cinzenta é interpretada pela atriz Kelly Macdonald. Por seu trabalho na série Boardwalk Empire, Macdonald já foi indicada ao Globo de Ouro e ao Emmy desse ano. Ela interpreta Margaret, uma das personagens com maior desenvolvimento…de uma esposa sofrida para mulher forte e decidida.

______________________________________________________

Agora é só correr atrás das séries que gostou e poder continuar admirando os trabalhos desses atores que marcaram nossas vidas com os filmes de Harry Potter.


Caio Mello

São Bento do Sul – SC

Série Favorita: Lost

Não assiste de jeito nenhum: Séries policiais

×