Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Emerald City – 1×05 Everybody Lies

Por: em 30 de janeiro de 2017

Emerald City – 1×05 Everybody Lies

Por: em

Você é uma bruxa boa ou uma bruxa má?

Chegamos à metade de nossa viagem à terra mágica de Oz e a impressão que temos ainda é de certa dúvida. Apesar do episódio da semana ter sido um dos mais sólidos após os 02 episódios de estreia, ainda é difícil entender qual é a real direção da estória de Emerald City. E o problema não está nem nas modificações feitas em comparação ao material original, mas na falta de mistérios, que foi um dos pontos fortes que destaquei nas primeiras impressões da série. Vamos acompanhar o que rolou em Everybody Lies.

Pela primeira vez todos os núcleos estão no mesmo local; Cidade Esmeralda; reunidos durante o “Festival da Besta”. Compreendo que a Eterna Besta é importante e tal, mas não poderiam ter encontrado um nome melhor para o festival, tipo, “Festival da Vitória”? Mas essa é a minha opinião.

A minha dúvida no episódio passado era se Ojo estava trabalhando com Eamonn, o que seria estranho, já que esse esteve na estrada caçando Dorothy, não poderia ter entrado em contato com o outro. Faz muito mais sentido Ojo fazer o trabalho sujo para Oeste em troca da liberdade de sua esposa. Infelizmente, nós já sabemos que nem mesmo ela poderia libertá-la. Apenas a portadora da magia original pode desfazer o feitiço e, no momento, Glinda possui todos os feitiços de Leste.

Dorothy, amiga, a audição para a menina do Exorcista é no estúdio 5.

As cenas de interrogatório foram boas. Uma delícia ver a Oeste dizer a frase clássica, assim como quando utiliza a tortura de contorcionismo. Os efeitos especiais continuam muito bem feitos e merecem sempre destaque pela qualidade. Eu só não entendi qual é o gatilho que libera as Manoplas de Rubi, pois Dorothy ainda não parece ter controle nenhum sobre elas. Minha maior surpresa foi para a rápida participação de Gina Bellman como Karen. Eu tinha certeza que era mesmo a mãe da Dorothy naquele momento, trazida pelo tornado com ela, mas a magia ilusionista utilizada com Tip semana passada deveria ter nos deixado de sobreaviso.

Então Leste estava voltando para Oz após se encontrar com Glinda para ter uma conversa com Oeste. Muito interessante essa informação. Ainda mais se levarmos em consideração que Glinda praticamente exigiu que Oeste não falasse com Dorothy sem sua presença. Essa Glinda está cada vez mais misteriosa e amedrontadora e eu estou adorando mais e mais. Essa modificação está realmente interessante e acho muito positiva para a estória, pois instiga a curiosidade.

Meu tempo de tela é o menor de todos, mas meu salário e importância dão o dobro do elenco inteiro. #Diva!

Diferentemente do que está acontecendo com o Mágico. Com a visita do Rei e Lady Ev, acompanhados de Jack, fica claro que absolutamente ninguém fora da Cidade Esmeralda o respeita. Como ele conseguiu permanecer no poder todo esse tempo é um mistério. Elizabeth parece muito firme em suas interpretações, contrastando com as de Anna, seriam elas apenas peças utilizadas por Glinda para ludibriar o Mágico e deixá-lo despreparado quando realmente estiver sobre ataque? Se antes parecia que Lady Ev seria apenas uma personagem terciaria, ela agora cresceu como forte antagonista e provável aliada a Dorothy. Sua motivação pelo desejo da destruição de Oz me parece totalmente justificado e, talvez, tenha relação com a sua necessidade em utilizar máscaras. Ev parece ser uma nação com potencial tecnológico enorme, deve estar se preparando para a chegada da Eterna Besta e possuir arsenal bélico de invejar qualquer nação governada por um Cheeto ambulante.

Quem precisa de coração quando se pensa com a cabeça de baixo, não é mesmo?

A relação entre Lady Ev e Jack está cada vez mais bonitinha, mas evoluiu um tanto quanto rápido demais. Eu gostaria que tivessem focado nessa vertente gata-e-rato um pouco mais e tivessem parado em amigos. Aparentemente o Jack é um Homem de Lata que não tem coração, mas que não conseguem manter a calça fechada. A cena da sacada foi muito fofa, com a princesa tentando entender o significado de amizade em um diálogo totalmente crível para alguém criada na monarquia. Porém, a cena do salvamento durante o festival foi meio meh. No caminho ele literalmente perdeu a mão quando a carruagem passou num buraco, depois conseguiu acabar com todo mundo na porrada e ficar inteiro? Bem estranho. Depois desse beijo, teremos ainda que nos importar com alguma relação com Tip? Ou esse ship afundou antes de sair do porto?

Eu não sei se eu me importo mais com o arco do Lucas. De verdade. Essa obsessão em descobrir seu passado estava fadada à desgraça desde o início. Pois bem, o nome dele é Roan. Então ele estava lá, carregando algo, um bando de curioso quis ver, ele disse que não, eles insistiram, é óbvio que ele ia partir para cima e matar todo mundo. Espero que isso sirva de lição para todo mundo, meninos e meninas, que a curiosidade matou os guardas do castelo. Agora Roan/Lucas é procurado como assassino sendo que quem iniciou tudo isso foram os próprios assassinados…Eu não entendi o que ele quis dizer com Nimbo, se é um lugar ou algo. Minha aposta é que Roan/Lucas foi enfeitiçado para levar a tal caixa secreta, por isso tem esse instinto assassino tão aflorado. Mas enfeitiçado por quem e com qual intenção?

E qual é a da Sylvie? Ela não está aqui de graça. Seus poderes são muito fortes apenas para suprir a cota de fofura e crianças da série. Ela não parece ser a representação de nenhuma personagem da série original, pelo menos por enquanto. Teremos que esperar que alguém a encontre na rua, provavelmente Eamonn, agora que o amigo se entregou para a guarda.

Está tudo bem Sylvie, eu só estava cumprindo a cota de testosterona para o nosso público masculino.

A parte que eu menos gostei foi a ingratidão de Tip. Eu entendo a raiva que ela sinta, mas acusar Dorothy já é um pouco demais. Pelo menos tivemos a redenção ao final pois, após presenciar Oeste usando o mesmo truque de ilusão em Dorothy, Tip auxilia na fuga. Oeste tinha absolutamente nenhum motivo para desacreditar na palavra de Indra, que já era sua serva há anos. Não faz sentido que tenha ficado do lado de Tip. Seria aqui a demonstração da utilização de magias de controle de mente de uma forma inconsciente por Tip?

E esse final! Várias referências ao filme, como a cortina e os cabos. A conversa entre Dorothy e o Mágico foi rápida, por ser apenas introdutória, a parte principal ficará para o próximo episódio, mas a informação mais importante que tivemos é que o Mágico não apenas conhece Dorothy, mas que ele sabe que ela é de Oz. Isso é muito importante. Vou levantar uma teoria aqui: eu acho que o Mágico e Karen vieram parar em Oz de alguma maneira. Dorothy nasceu ali e, portanto, deve ter ganho algum tipo de poder e tal. O mágico, intoxicado pelo poder político, preferiu permanecer e reinar, enquanto Karen foge para proteger Dorothy. Se você tiver uma teoria diferente, pode deixar nos comentários, só não deixe spoilers, por favor. Não atrapalhe a diversão do coleguinha, ok?

Como trilha sonora, tivemos um momento Illuminati Confirmed com:

Mais uma vez, a audiência deu uma caída, não muito em comparação com a semana anterior, mas ainda assim, continua em declínio. A serie é divertida, mas tem alguns defeitos que a torna difícil de ser aceita pelo público em geral. Apenas se a NBC fizer algum acordo muito forte de distribuição internacional com a Netflix ou com a Amazon é que vejo a possibilidade de uma segunda temporada para Emerald City. E vocês, o que acham?

MOMENTO TEORIA DA CONSPIRAÇÃO:

  • Dizem que o álbum do Pink Floyd – The Dark Side Of The Moon foi feito com base no filme de 1939 e, se você tocar a versão em vinil, as músicas acabam exatamente em momento de cenas chaves do filme, como, por exemplo, a música Money, que inicia quando o filme fica colorido, simbolizando todo o dinheiro da tecnologia de Hollywood.

MOMENTO CURIOSIDADE:

  • Ojo apareceu pela primeira vez no livro The Patchwork Girl of Oz, o sétimo da série original. Nele, Ojo acredita que nasceu sob uma maldição e deve viver para sempre cercado de azar. Acho que isso explicaria o fato de sua esposa estar presa para sempre naquela prisão e ele nunca encontrar uma forma de tirá-la de lá.

O que acharam o Mid-point de Emerald City? Curtiram a sessão tortura da Dorothy? Ou preferiram o mini pega entre Ev e Jack? Digam tudo nos comentários.


Paulo Halliwell

Professor de idiomas com mais referências de Gilmore Girls na cabeça do que responsabilidade financeira. Fissurado em comics (Marvel e Image), Pokémon, Spice Girls e qualquer mangá das Clamp. Em busca da pessoa certa para fazer uma xícara de café pela manhã.

São Paulo / SP

Série Favorita: Gilmore Girls

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×