Entenda por que não sabemos lidar com spoilers

26 de dezembro de 2016 Por:

Tom: Não fale de Breaking Bad. Ainda não vi a quinta temporada.

Mindy: Você é tão estranho com spoilers. Se é obcecado por TV, por que não acompanha a tempo?

Tom: Pare. Uma palavra pode estragar tudo!

The Mindy Project

Somos obcecados por “faz-de-conta”. Estamos sempre dispostos a sorrir ou sofrer pela vida de pessoas fictícias – em séries, filmes, livros ou games. E tem explicação: segundo a psicóloga Thalia Goldstein, em entrevista ao The Atlanticnosso cérebro não distingue a ficção da realidade muito bem. Existe uma parte dele que sabe que aquela história é inventada, mas outra parte, mais primitiva, acredita que seja real e se envolve. Os personagens surgem na TV e nós os abraçamos virtualmente como velhos amigos, que vão à nossa casa semanalmente. Mas precisamos lembrar que esses personagens também frequentam a casa de outras milhões de pessoas, que estão assistindo àquele mesmo episódio e compartilhando de nossos sentimentos. Nós certamente não estamos sozinhos naquela experiência.

Hoje, é fácil descobrir quem está acompanhando a mesma programação: basta nos conectarmos à internet para vermos os tweets mais recentes ou os status do Facebook. Tem gente que gosta de se sentir parte da febre; outra gente prefere ficar quieta e curtir seu mundinho particular. Vai de cada um. Para mim, depende da série. Quando vejo This Is Us, não quero papo com ninguém – confesso que bate um receio de ouvir crítica negativa, porque adoro a série. Mas, se é How To Get Away With Murder, com selo “Shonda Rhimes” de inquietação, eu corro para ler as reviews do Apaixonados por Séries – onde é permitido desabafar, soltar spoilers e me divertir com as hipóteses que outros espectadores elaboram para a trama.

Com a popularização da TV on-demand, o público assiste à programação quando quer – e dificilmente todo mundo vai acordar às 5h da manhã para ver o revival inteiro de Gilmore Girls (eu sei que esta carapuça serviu em muitos de vocês, guerreiros!). Mas esse assincronismo geralmente não impede que quem já assistiu publique suas opiniões impertinentes sobre o enredo nas redes sociais. Não sei exatamente por quê – talvez seja uma maneira de “gritar” para os quatro ventos o que sentem, ou talvez encontrar amigos com quem possam discutir o assunto.

O problema é que esses spoilers “lembram” nosso cérebro de que o mundo da TV é simplesmente uma fantasia. Entenda: na vida real, nós não sabemos exatamente como uma história vai acontecer de antemão. Quando acompanhamos uma série, é a mesma coisa: mergulhamos de cabeça naquela realidade paralela, criada pela mente de roteiristas e showrunners, sem saber o que pode acontecer também. E há séries com temporadas o suficiente para preencher uma década inteira de nossas vidas, sempre ao lado dos mesmos personagens. Eles viram parte de nós. Aí, de repente, ouvimos uma informação importante antes de assistirmos ao episódio: a personagem morreu ou está grávida, por exemplo, e nós não estávamos lá para testemunhar o acontecimento. Neste momento, nosso cérebro “descobre” que aquilo que ele entendia como verdade é uma farsa. É claro que essa explosão está num nível neurológico sutil e, quando traduzimos em palavras, soa como exagero. Mas spoilers podem ser dolorosos para algumas pessoas.

Uma pesquisa feita pelo Vulture, em maio deste ano, sugere qual seria a melhor etiqueta para se comportar no universo digital. Eles perguntaram aos leitores quanto tempo precisamos esperar para comentar “plot twists” importantes nas redes sociais. Vale lembrar que o site é americano e, nos Estados Unidos, há seis fusos horários diferentes ao longo do território. Você provavelmente já observou que os canais sempre distinguem os horários de “East coast” e “West coast” na divulgação, referentes às costas Leste e Oeste. Significa que quem está em Nova York, por exemplo, tem acesso ao conteúdo mais cedo do que na Califórnia. Vamos olhar os resultados.

pesquisa-spoilers-vulture-1

27% das pessoas defendem que podemos comentar imediatamente; 26% esperam o episódio ser exibido no fuso horário da costa Oeste; 17% respeitam a lei das 24 horas; 14%, dois dias; 10%, uma semana; 3%, mais do que uma semana; e os outros 3% acham melhor nunca comentar nas redes sociais.

A pesquisa do Vulture também questionou de quem é a responsabilidade pelos spoilers. 37% acreditam que seja de quem ainda não viu e está de bobeira na internet; 11% botam a “culpa” em quem já viu e está debatendo online; 11% dizem que ninguém é culpado – a rede social é espaço para feedback imediato e nós podemos discutir sobre qualquer coisa; e 41% acham que todos os times têm ficha no cartório.

pesquisa-spoilers-2

Eu detesto spoilers, seja a morte de um personagem ou até as informações bobas que a própria série usa para divulgar a nova temporada. Aceito, no máximo, um trailer para matar a curiosidade. Acho que meu cérebro não tem limites para misturar ficção com realidade e bate tudo no liquidificador. Quero viver a experiência completa na frente da TV. Mas tem gente que não liga para isso. Minha dica, se você também quiser driblar spoilers, é simples: desligar as redes sociais e esclarecer suas prioridades para os amigos, como Tom fez com Mindy, lá no início do post.

Ainda há outra solução mais radical: criar um Sensory Deprivator 5000, igual ao que Ted usou para evitar o placar do Superbowl, na segunda temporada de How I Met Your Mother. Vou deixar o tutorial aqui, ok?

https://www.youtube.com/watch?v=1DyE5bhuRag

 


Curtiu? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências com spoilers.

 

Jornalista que não bebe café, mas vai ao Central Perk com frequência. Gostaria de viver em todas as séries filmadas em Nova York.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Friends

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

  • Eu NUNCA consigo resistir a um bom spoiler. Se aparece um personagem que não gosto, eu já corro no Google ver se ele vai morrer logo hahaha na minha opinião, a série mais difícil de fugir de spoilers é Game of Thrones, principalmente pela grande comoção que cada episódio gera na internet. Ótimo texto!

    • Alice Reis

      Eu claramente não vejo GOT (está no meu “não assiste de jeito nenhum” do blog rs), mas sempre via os atrasadinhos pedindo silêncio no Facebook domingo à noite. Agora, essa coisa de correr para o Google… vcs são doidos! Hehehe!

    • janjaoBHz

      considero um spoiler como ter lido um livro e depois ver o filme jah sabendo o que vai rolar.

      • Eu sempre tento ler o livro antes de ver o filme e me surpreendo ainda hahaha até mesmo quanto acontece o contrário, ainda me surpreendo

        • janjaoBHz

          eu vi o filme”te amarei para sempre” e comecei a ler o livro agora(mas o livro se chama “a mulher do viajante no tempo”, cara tem tantas coisas ali que nao tem no filme.

  • Renata

    Eu também ODEIO spoilers! Principalmente dos big plot twists. Eu sempre me desligo do mundo quando não consegui assistir HTGAWM no tempo certo, por exemplo. =D

    • Alice Reis

      @disqus_NtsFTl8SHd:disqus, eu também sempre me desligo. Mas, uma vez, vim escrever um post no blog e abri nossa biblioteca de fotos… logo depois que o @paulohalliwell:disqus tinha publicado a review de HTGAWM. Quase morri. Sorte que não foi spoiler grave! Hahahaha!

  • Karine

    Orra, eu corro atrás dos spoilers hauahau
    Acho que tudo fica mais interessante quando descubro que algo vai acontecer com certo personagem, porque quero saber como vai acontecer. Spoiler não estraga a história, só deixa você com mais curiosidade.
    Mas respeito quem não goste e tento não soltar nenhuma novidade nas minhas conversas mas é um saco quando falo, por exemplo, que o Derek de Grey’s morre e acham que isso é spoiler. Cara, isso aconteceu há tempos!! hahaha

    • Finalmente alguém como eu hahaha comecei Grey’s esse ano só depois de buscar saber tudo sobre a série hauhsas parece que fica mais interessante

      • João Paulo

        Faço exatamente o contrário hahah
        Eu procuro saber tudo sobre a série, depois de ter assistido tudo.

        • Alice Reis

          Idem, @disqus_D9H9eFbxY6:disqus!

      • Karine

        Caraca Lucas, você é minha versão masculina hauaua
        Faço a mesma coisa. Quando comecei a assistir Grey’s, pesquisei os personagens que morriam durante as temporadas e mesmo sabendo quem iria morrer, sempre ficava surpresa.

    • João Paulo

      Como assim? Ele morre?
      Muito obrigado ein…

      To brincando hahaha
      Até eu que nunca vi um episódio de Grey’s conheço esse, tem alguns que são universais, tipo quem é o pai do Luke em Star Wars, o final de Sexto Sentido e o de Lost etc.

      • Karine

        Hauauauaua
        Não esqueça do final de Clube da Luta

    • Alice Reis

      @disqus_08nlhOWzqC:disqus, eu estava aguardando seu comentário! E não sabia que o Derek morria, vc me paga! Hahahahahaha! Agora vc e @olkzsiqueira:disqus têm que escrever um post sobre gente que ama spoiler ;p

      • Karine

        Sorry but I’m not sorry hauau
        Amei essa ideia do texto!!!

    • Renata Nana

      concordo com você Karine, eu fico com tanta curiosidade quanto.
      até em livros eu vejo o final antes hahahaha

      • Karine

        Em livros já é costume dar uma espiadinha na última página. Fiz isso em Harry Potter hauahaua

  • Paulo Halliwell

    Vou contar 2 estórias muito bonitas da minha vida:

    Situação 1: Muitas luas atrás, na fila para assistir Titanic pela primeira vez, em uma época pré internet (pelo menos para mim), pipoca na mão, esperando o pessoal liberar a entrada, saem as pessoas da sessão anterior, então um ser abençoado (para não usar outra palavra) grita: “O Jack ***** no final!!!!!”

    Situação 2: Estou na Libraria Cultura com um amigo e digo “Olha, eles tem o dvd do Cisne Negro, eu não vi ainda, vou comprar!”. Vamos para a fila. Quando estou pagando, ele vira e diz “O Cisne Negro? Ela *****!”.

    Eu simplesmente não aceito spoiler. Acho um absurdo. Uma falta de respeito. Eu tenho algumas amigas que não se importam, até gostam, pois são ansiosas e preferem já saber o que vai acontecer para poderem se concentrar na estória. Mas se você vai jogar informações por ai, tem que confirmar com os outros se pode antes.

    De verdade. Eu já desfiz amizades por causa de um spoiler pesado que estragou um filme que eu queria muito ver e depois disso não consegui mais ver.

  • Ivy

    Eu não me incomodo nem um pouco com spoilers, afinal quando você assiste a experiencia é totalmente diferente. Claro que nunca saio espalhando spoiler a torto e a direito, mas acho ridículo uma pessoas ficar brava com spoiler de 2 anos atrás ou mais, sendo que produtores, atores e etc já deram entrevistas falando do filme/série.

    PS: Prefiro saber antes o que acontece do que ser pego de surpresa com um filme com final horroroso ou um seriado que por um episódio ele cagou com a série toda (sim, me refiro a HIMYM e ao final que a essa altura do campeonato não é mais surpresa nenhuma o final medonho dele).

    • Alice Reis

      Agora vc me lembrou da entrevista com o elenco de Gilmore Girls no Facebook Live, na semana seguinte ao lançamento do revival, em que eles evitaram dar spoiler. Mas, gente!!! Todo mundo que estava acompanhando claramente já tinha assistido aos quatro episódios e estava sedento por spoilers. Tem que saber quem é o público, né?

      Ah, eu não vi o final de HIMYM na época, porque parei de acompanhar na sétima temporada. Mas tenho essa experiência com o final de Dexter. Mesmo assim, preferi ter visto do que ouvido um spoiler antes ;P

    • janjaoBHz

      eu nao ligo tambem,mas nao procuro por eles. e quando alguem solta algum propositalmente,eu deixo de ver o filme ou serie pra nao dar o gostinho a pessoa.e ainda falo com ela: nao vou ver mais soh pq vc me contou.

  • Roberto Ribeiro

    Eu simplesmente odeio spoiler. Um dos motivo de até hoje nunca ter assistido a Sexto Sentido e Cidade dos Anjos. Em séries minha maior desgraça foi quando, sem querer, li sobre o destino da Marissa na 3ª temporada de The OC. Eu ainda estava na segunda. Simplesmente abandonei a série e estou tentando continuar agora no Netflix.

    • Alice Reis

      Putz, esse spoiler da Marissa é fogo mesmo, Roberto. Eu não tive esse problema porque acompanhei a série na época em que foi ao ar originalmente. Vc já viu que está rolando uma maratona de The OC aqui no blog? Estamos assistindo exatamente à terceira temporada agora! É sua oportunidade!! Dá uma olhada nos textos anteriores:

      1ª temporada :http://apaixonadosporseries.com.br/series/maratona-the-o-c-1a-temporada/
      2ª temporada: http://apaixonadosporseries.com.br/series/maratona-the-o-c-2a-temporada/

      O próximo sai dia 15 de janeiro. Aguardo vc pra comentar com a gente 🙂

      • Roberto Ribeiro

        Sim, estou acompanhando a maratona. Na verdade iniciei a 4ª temporada hoje ao passo de 4 por dia pra terminar sábado e fechar 2016.

        Admiro quem tem coragem de assistir a uma série novamente, eu tenho uma relação muito meticulosa com o tempo dedicado aqueles 42min sagrados. Penso que assistir de novo uma série que já vi, estou perdendo tempo que poderia investir em outra série que não vi, como por ex. Breaking Bad.

        • Alice Reis

          Que nada, Roberto. É sempre uma nova experiência – especialmente se vc viu a série há 10 anos, como acontece comigo e The OC. Vc percebe como amadureceu. Recomendo.

  • Ana Rebeca Tamandaré

    Faço parte do time que até curte um spoiler, não me incomodo em receber informações futuras acerca de determinada série, como já dito aqui por alguns, chega a ser até mais interessante você acompanhar os caminhos que levam a aquilo já sabendo o que vai acontecer.

    Por exemplo, Gilmore Girls, uma série que eu pretendia maratonar em tempo recorde até o momento do revival, um feito que se mostrou impossível de se encaixar no meu tempo disponível, mas isso não impediu que eu mesma procurasse e fosse metralhada por spoilers que meu deixaram cientes de praticamente tudo o que acontece no drama, até mesmo do próprio revival!

    Spoiler, para mim, é algo que veio para sanar a ansiedade do público. Mas super respeito quem não goste e tal, e acho até que sou a pessoa que menos solta spoiler nesta vida, já chego perguntando em que temporada a pessoa está e tal, questão de bom senso.

    Mesmo assim, ótima análise Alice!

    • Alice Reis

      Ana, entendo que spoiler pode sanar a ansiedade do público. E principalmente atrair mais gente, como ferramenta de publicidade mesmo. Foi isso que aconteceu em GG. Eles divulgaram tanta foto e pista do que aconteceria no revival, que teve fã cobrando cena que não entrou na montagem final do episódio. Hahaha! E eu obviamente fugi de tudo feito louca!!! Rs

  • Alice, há cinco dias atrás eu pedi para os fãs de Sense8 não soltarem spoilers no Facebook sobre o seriado, já que duas horas depois o povo já estava publicando as cenas da suruba. Aí vieram as desculpas:

    – “Ah, mas todo mundo sabe que a série tem suruba!”;
    – “Se tá no trailer de divulgação não é spoiler!”;
    – “É só a pessoa não entrar no Faceboook!”

    Tirando a última opção da lista acima, eu não concordo com essas frases. afinal, não custa nada as pessoas esperarem pelo menos até de noite para soltar alguma informação. Ninguém é obrigado a assistir na hora do lançamento. Fui tachado de chato! Eu adorei a organização que o site Gilmore Girls Brasil realizou quando foi lançado o revival. Que belo cuidado em não soltar os spoilers e esperar uns dias.

    p.s.: Sem querer julgar ninguém, eu não entendo as pessoas que gostem de spoilers. Afinal, ao assistir o episódio você já vai sabendo que fulado de tal morre ou ciclano vai ter bebê. E, com isso te pergunto: aonde fica a graça? A expectativa?

    • Roberto Ribeiro

      Sou tão chato com spoiler que nem promo de divulgação eu assisto. kkkkk

      • Pessoas como você Roberto – que não assistem nem promo – que eu estava defendendo. Cada um assiste de um jeito! Tem gente que procura informações e outras não. O bom senso deveria prevalecer, mas como estamos no Brasil, nessas horas só nos resta uma palavra: Paciência!

        • Alice Reis

          Agora fiquei pensando sobre esse argumento do trailer. A função do trailer é exatamente divulgar, causar burburinho e ansiedade. Acho que cabe ao editor dosar as informações que aparecem no vídeo, a fim de evitar spoilers pesados. Mas não tem como impedir que o público comente trailer, vai? ;p

          Espero que os spoilers de Sense8 não tenham estragado sua experiência, Arthur!

          • Roberto Ribeiro

            É só ver o que aconteceu no trailer de Capitão América: Guerra Civil. Imagine a surpresa e emoção que seria se só víssemos e soubéssemos da participação do Aracnídeo sentado no cinema? Ali, na hora? Mas não, a Marvel estragou tudo ao revelar isso no trailer.

          • Não estragou não, Alice! Na verdade, eu madruguei para assistir. Cê acredita que eu coloquei o celular pra despertar e acordei antes? hahaha É muito amor e ansiedade juntos às 6h da manhã, hahaha.

            Sem contar que eu vestir a minha camisa de Sense8, porque né? Tem que entrar no espírito da série! <3

            Eu estava era defendendo os coleguinhas que iriam assistir depois.

    • Respondendo em nome da galera que curte spoiler hahaha na verdade, no meu caso, eu sinto a mesma emoção de quando assisto algo que não sei o que vai ocorrer. Na maioria dos casos (como Game of Thrones, por exemplo) eu me sinto mais atraído pelo o que vai levar até aquele acontecimento, do que o próprio acontecimento. Ainda, sempre que assisto algo é como se fosse a primeira vez, então sempre me surpreendo, não importa quantas vezes já tenha visto.

      • Alice Reis

        Eu queria ter essa sensação de ineditismo que vc descreveu!

      • Uma série que exemplifica claramente essa sua frase: “Ainda, sempre que assisto algo é como se fosse a primeira vez, então sempre me surpreendo, não importa quantas vezes já tenha visto.” —–> Chaves, pois todo mundo já sabe o que vai acontecer, mas ri e se diverte do mesmo jeito!

  • janjaoBHz

    engraçado,eu vejo muuuitas series e nunca vi um spoiler. simplesmente nao faço pesquisas relacionadas as series ateh ter assistido,evito sites de culturas pops que costumam colocar as informaçoes. as vezes tah lah assim no titulo: personagem importante morre(essa materia contem spoilers0. mas colocam a foto do tal personagem de todo tamando na materia. fiquei sabendo sobre o jhon snow assim,mas como nao vejo a serie,nem liguei,mas se visse ficaria puto.

  • Olha eu não sou de ligar muito pra spoilers, porque geralmente o spoiler te diz O QUE ACONTECEU e não COMO ACONTECEU.
    O que a Karine disse me representa!

O que você precisa saber de Demolidor antes de Defensores

5 dias atráscomentarios

Com o sucesso do universo cinematográfico desenvolvido pela Marvel nos cinemas, um dos personagens mais interessantes e queridos dos fãs de quadrinhos foi ansiosamente aguardado para voltar a fazer parte do mesmo mundo. Homem-Aranha? Não, na verdade Demolidor. Após a Fox deixar os direitos de uso do personagem retornar para a casa das ideias, Marvel e Netflix fecharam uma parceria para desenvolver diversas séries de heróis. Demolidor abre essa parceria com maestria, trazendo uma série obscura, e violenta, diferente do que o personagem já viveu nas telas até então (abraço Ben Affleck!) Charlie Cox (Broadwalk Empire), dá vida a Matt Murdock, sofrido e realista. A série apresenta ele como advogado com o escritório associado em Hell’s Kitchen, e em seguida suas […]

Leia o post completo

Com pais como estes, hoje é um dia para esquecer

5 dias atráscomentarios

Existe um ditado que diz que a vida imita a arte (ou vice-versa) e isso sempre se mostra realidade quando comparamos as séries que assistimos à vida real. Claro que ainda não descobrimos um universo paralelo, uma cabine telefônica que nos transporte por aí ou que alienígenas têm planos de conquistar a Terra, mas muitas vezes a realidade é espelhada nos roteiros das histórias que mais amamos. House of Cards está aí para comprovar essa teoria, se compararmos os acontecimentos aos fatos que vemos nos noticiários todos os dias. Com os pais não poderia ser diferente. Existem pais que assumem o papel integral da criação da criança, pais que são os melhores amigos dos filhos, filhos que têm dois pais, pais de […]

Leia o post completo

5 momentos incríveis da 2ª temporada de Master of None

6 dias atráscomentarios

Somos apaixonados por Master of None por aqui. Depois de uma primeira temporada sucinta, porém arrebatadora, esperamos quase dois anos (ou foi mais que isso?) para reencontrarmos Dev em um novo momento da sua vida. E, ao longo de dez episódios, tivemos a oportunidade de passear por muitos momentos incríveis na companhia do personagem, com um roteiro extremamente crítico e que faz com que a gente pare, reflita e mude algumas atitudes tão intrínsecas do nosso ser. Por isso, separamos (só) cinco dos grandes momentos dessa nova temporada, para revisitarmos e te convencermos de que, se você ainda não viu, essa é a hora para parar tudo que está fazendo e devorar o segundo ano de Master of None.   […]

Leia o post completo

Siga as nossas redes sociais e fique sempre conectado:

Assine nossa newsletter