Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Eyewitness – 1×06 The Yellow Couch

Por: em 22 de novembro de 2016

Eyewitness – 1×06 The Yellow Couch

Por: em

Um casal que eu amaria shippar é Philkas. Mas confesso que está difícil aceitar um cara tão bacana quanto Philip, apaixonado por alguém tão babaca quanto Lukas. Já tentei apelar pra adolescência, inexperiência, descoberta da homossexualidade, medo de um pai retrógrado e autoritário, culpa, vingança, mas N-A-D-A justifica tudo que Lukas tem feito até aqui. Em The Yellow Couch, ele supera todos os seus já inalcançáveis limites e acusa Philip de tê-lo obrigado a roubar o pai, para comprar e usar drogas. Mesmo nervoso com a presença do pai e indignado por Philip ter contado a Helen o que ele viu na cabana, achei de uma covardia e egoísmo inacreditáveis o que Lukas foi capaz de dizer. O mais triste foi ver todos acreditando nele, sem darem a Philip o real benefício da dúvida. Para ele, desacreditado e indesejado e que só tem visto seu mundo desabar ultimamente, sobrou o que? Assumir tudo e ligar pro serviço social, pedindo para ir embora da casa de Gabe e Helen. O que para todos pareceu um rompante adolescente, para mim soou mais como um pedido de socorro e um basta a todas as barbaridades que ele tem passado.

Lukas, Bo, Gabe, Helen e Philip - episódio 6 de Eyewitness

E todo aquele papinho sobre o amor familiar que rolou no episódio anterior, sobre a conquista de Helen do sentimento e confiança de Philip, aquilo tudo ficou pra trás? Não ficou. Família também é isso, né? Erros também entram nessa conta. E essa regra vale para todo mundo, não só para os filhos. Só que deu pra perceber que por trás de todo o esforço de Helen em amar e aceitar Philip, ainda mora uma duvidazinha incômoda, que só pode ser explicada pelo preconceito. O sexto episódio de Eyewitness serviu para mostrar uma das faces mais duras e crueis dele: o preconceito velado, que aparece justo na hora em que a pessoa mais precisa ser aceita. Philip é um cara legal, maduro para a idade e que decidiu trilhar uma trajetória totalmente diferente da mãe drogada. Porém, ao ser inserido já adolescente em uma família muito bacana e, ao ser envolvido em inúmeras confusões onde tudo conspira contra ele, seus pais adotivos, ao invés de vestir a camisa e defender o filho, demonstram desconfiança e uma certa decepção. Isso acontece no momento onde o suporte familiar seria algo crucial e faria toda a diferença.

Philip só quer ser amado. Desde criança, quando tentava fazer com que o namorado da mãe gostasse dele, até agora, já adolescente, como quando revela à nova família pequenos fragmentos de sua triste infância, o que ele mais faz, é buscar por conexão, afeto. Ele tem certeza do amor da sua mãe, na mesma proporção que tem certeza da sua incapacidade para criá-lo. E, por isso, se sente muito só. Essa solidão talvez seja a explicação para ele aceitar as migalhas que Lukas consegue dar a ele. E talvez explique também ele tentar se integrar na nova família, mesmo guardando a esperança de no fundo, um dia, voltar a viver com sua mãe. Helen e Gabe não são absolutamente pessoas más. Ao contrário. Ambos são, cada um a seu modo, pais incríveis. E, ao desconfiar de Philip, demonstraram apenas sua humanidade. Eles erraram ao propor aquele almoço, erraram em não insistir um pouco mais com Philip na versão dele, foram inocentes em acreditar piamente em Lukas. Mas, eles também estão em processo de aprendizado e, considerando o fim do episódio, é certeza que o arrependimento vai bater forte no casal.

Gabe e Helen - episódio 6 de Eyewitness

Quanto ao nosso assassino, Ryan Kane, inconformado com a insistência de Helen no caso, empreende uma investigação particular e descobre que a xerife já quis desistir da profissão e também da vida, depois de uma fracasso em um dos seus casos, na cidade onde trabalhava. Pelas ações que testemunhamos no episódio, tudo levou a crer, que ele já está armando um provável suicídio para Helen. Meu coração até gelou! Mas, pode ser que Tomy, o parceiro super leal da nossa xerife favorita, tenha, sem querer, salvado sua colega de trabalho. Ele conta a Ryan que Helen desistiu da investigação sobre a arma e acho que, ao rasgar a “carta de suicídio” da xerife, acreditamos que ele deixou esse plano em stand-by, certo?

The Yellow Couch foi um episódio que mexeu muito com questões ligadas à família e a todos os sentimentos implícitos nesse tipo de relação. Ao mesmo tempo que vemos Philip experimentando desconfiança e abandono, vemos Sita, no lado oposto, vivenciando o amor, entrega e parceria da sua irmã, Kamilah. Mesmo depois de tudo que Sita foi capaz de fazer contra ela, Kamilah arma uma forma de tirar Sita de mais uma grande enrascada e dessa vez, colocando seu cargo no FBI em jogo. Ela conta com a ajuda de Helen para conseguir salvar a irmã mas, só a agente não percebeu que a conversa que teve com Sita era a despedida final. Ficou muito claro nas palavras dela, sua intenção. E, pelo menos para mim, foi até óbvio o que aconteceu naquela ponte.

Kamilah, Sita e Helen - episódio 6 de Eyewitness

Um episódio tão cinza, só poderia terminar de forma ruim, não é? Mas até que nesse ponto, The Yellow Couch surpreendeu. Ao saber da iminente partida de Philip, Lukas repensa sua existência ridícula em dois minutos e resolve ir à casa deles, entregar a arma e assim, demonstrar que o amigo disse a verdade o tempo todo. Esperanças renovadas em nossos corações. Torço só para o Philip dar uma esnobadinha no Lukas, porque está tudo fácil demais pra esse menino. E vocês, o que acharam?

Imagens: Divulgação USA Network


Renata Carneiro

Jornalista, amante de filmes e literalmente, apaixonada por séries. Não recusa: viagem, saidinha com amigos, um curso novo de atualização/aprendizado em qualquer coisa legal. Ama: família, amigos, a vida e seus desdobramentos muitas vezes tão loucos Tem preguiça: mimimi

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Breaking Bad

Não assiste de jeito nenhum: Two and a half Men

×