Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Friday Night Lights – Vale cada minuto!

Por: em 19 de fevereiro de 2015

Friday Night Lights – Vale cada minuto!

Por: em

Você sabia que hoje é o Dia do Esportista? Sim, a data esse ano caiu justamente em uma quinta-feira pós carnaval, aquele dia preguiçosos que ninguém quer nada com a vida. E para celebrar essa data, nós do Apaixonados Por Séries resolvemos falar de um programa que tinha o futebol americano como pano de fundo: Friday Night Lights (2006-2011).

Tenho um carinho enorme pela série, foi uma paixonite tardia, nem estava mais no ar. Já tinha ouvido falar que era teen com inteligência, mas sem o papo cabeça de Dawson´s Creek. Mas o que me chamou atenção mesmo foi quando o sindicato dos roteiristas dos EUA colocou a atração como número 22 no ranking dos 101 melhores roteiros de séries. Friday Night Lights estava na frente de Frasier, Friends, ER, Lost, Downton Abbey e muitos outros clássicos.

Friday Night Lights era livro, que virou filme, que virou série. Na atração acompanhamos o Coach Taylor, técnico recém contratado de um time de futebol americano em um high school no Texas. E como uma boa high school temos os loosers, os bonitões, os populares, as cherleaders e o resto.

E os jogos do Panthers (como o time é conhecido) são levados muito a sério, a cidade se movimenta pelos jogos, até porque em uma boa cidade pequena, não tinha uma programação muito agitada. O técnico e os jogadores são elevados ao status de superstars e sofrem uma pressão enorme. É até difícil explicar como uma série que fala tanto sobre futebol americano, não é uma série sobre futebol americano, mas sim sobre relações humanas, e como um esporte pode mudar tanta coisa.

Nos EUA, Friday Night Lights foi exibida pela NBC, que não tem tradição por séries teens, mas foi a casa de Friends, ER, Will and Grace e Seinfeld, ou seja, de gente que sabe fazer TV. Mas como não foi um fenômeno de audiência, a NBC não tinha mais interesse em exibir. Aí, fã que é fã bate pé, se descabela, grita e xinga todo mundo, até ser ouvido, e a Directv ouviu, entrou no jogo e produziu mais 3 temporadas.

Com tramas maduras, personagens bem construídos, cenas bens escritas e uma trilha sonora de respeito, a série merece toda a nossa atenção. E se você não entende como um programa adolescente sobre futebol americano pode ser tudo isso, você não sabe o que está perdendo.


Joanna Saldanha

Carioca, curiosa e apaixonada por novelas e séries desde sempre.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Friday Night Lights

Não assiste de jeito nenhum: Lost

×