Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Girls – 6×07 The Bounce

Por: em 29 de março de 2017

Girls – 6×07 The Bounce

Por: em

Este episódio de Girls me faz querer viver em Nova York mais do que nunca. Parece que, a cada esquina da cidade, há um anjo da guarda pronto para nos salvar das agonias da vida moderna. Aqui, temos a musa Athena Dante e o dono da loja de penhores que revira os olhos para Marnie (representando o desejo de todos nós). Eu poderia incluir Dill nesta lista, mas ele é egocêntrico demais e merece uma categoria particular: celebridade em crise, que aparece para abalar a vida do Elijah na hora errada, e acaba se tornando companhia para Hannah.

Se você sonhou com a possibilidade de The Bounce ser um piloto de spin-off sobre Elijah – daqueles que os produtores encaixam no meio da temporada para ver se cola, como o da Alisson em Grey’s Anatomy -, pode tirar o cavalinho da chuva. O episódio foi uma homenagem que Lena Dunham e Jenni Konner já planejavam para o personagem há algumas temporadas. Às vésperas do adeus de Girls, a oportunidade era perfeita para Elijah ganhar pernas e se desgrudar de Hannah. Que prazer vê-lo recuperar a autoestima e brilhar na audição (quer dizer, tirando a parte com as bolas de basquete, que serviu exclusivamente para nos divertir). E que voz, a do Andrew Rannells! Aposto que os fãs de Smash piraram com a performance de Let Me Be Your Star.

O musical fictício White Men Can’t Jump é inspirado no filme homônimo, sobre jogadores de basquete nos EUA de 1992, que Girls revitalizou para este episódio. Rannells já esteve nos palcos da Broadway, com a peça The Book of Mormon, e deu vários pitacos para a série captar bem os bastidores das audições. Aquela cena em que a banca come batata e mexe no celular durante os testes? Tudo verdade. Embora seja cômico ver na TV, deve ser duro viver na pele. Elijah quase não aguentou a pressão, mas Athena Dante estava lá para impedir que ele fugisse e ainda virar sua líder de torcida. Quero essa garota na minha vida!

A energia de Athena contagiou Elijah, que parece ter tomado uma dose de adrenalina – e sem precisar das drogas habituais. Elijah até esqueceu a presença de Dill em seu apartamento por breves segundos. Funcionou: nosso garoto passou para a etapa seguinte do teste, mesmo com todo o desastre com as bolas de basquete.

Nos episódios anteriores, a fim de provocar os personagens com o passado, Girls trouxe as mães de Hannah e Marnie (vida longa às Michaels Sisters!) e gravou um filme com a sósia da Hannah. Agora, com Elijah, a série teve a brilhante ideia de resgatar o ex-namorado Dill Harcout, um ator famoso e bonitão, que faz questão de esfregar seus 14 Emmys na cara dos outros e desprezar os joguinhos na caixa de cereal. Mas Dill não estava simplesmente passeando pelo Brooklyn e decidiu perturbar Elijah: ele escapava da mídia, depois de tentar comprar um bebê branco ilegalmente. Ele deixa claro que não quer comprar o bebê da Hannah, antes que alguém pense besteira.

Vamos desvendar essa trama mais de perto, porque sou dessas (e acho que o pessoal da Lena Dunham também). Dill quer comprar um bebê necessariamente branco a fim de corrigir todos os problemas de sua infância, quando foi abandonado pelo pai, blá, blá, blá. Elijah, até o episódio anterior, era esse bebezão, que não aceitava a gravidez da melhor amiga e só pensava em festas ilícitas.

De repente, quando Dill surge com esse escândalo que tomou os Trending Topics, Elijah já está crescido e prestes a conseguir um papel no musical chamado “homens brancos não sabem pular” (em tradução livre, que talvez devesse conter alguma referência inteligente ao basquete). Coincidência? Acho que não. Elijah não é mais o bebê que Dill conheceu. Já é um homem feito, que sabe seu próprio valor. Mas a história acabou em pizza: os dois fizeram as pazes e foram para a cama.

Enquanto Elijah estava no teste, Hannah ficou em casa, monitorando os passos de Dill e lidando com seu eterno problema: a gravidez. Desta vez, ela aguardava Paul-Louis retornar sua ligação para jogar a bomba da paternidade em cima do instrutor de surfe, com quem se envolveu três meses antes. Depois de tanto repetir que “consegue cuidar do bebê sozinha”, Hannah já se convenceu de que isso é verdade (e talvez tenha nos enganado também). Mas a autoconfiança da protagonista some quando Paul-Louis agradece a bênção de não precisar assumir tamanha responsabilidade.

Pô, legalzão! Eu não tava a fim de ter filho mesmo! Valeu, brigado!

Hannah queria que o telefonema fosse fácil, mas digamos que tenha fácil demais. Aí também não vale. A cena em que ela se senta, solitária, na sala de espera do médico foi de partir o coração. O lado bom disso tudo: agora que o obstáculo paterno já está fora do caminho, Hannah pode seguir em frente. Menos um problema para se prolongar durante os poucos episódios que nos restam. Três, para ser mais específica.

Por que ninguém revirou os olhos com tanto charme para Marnie antes? Ainda no esquema “felizes para sempre”, Girls dá uma lição de moral na garota. Talvez seja tarde demais para a personagem se redimir com a gente, mas foi catártico ver o dono da loja compará-la com os ladrões e traficantes que costumam entrar lá para fazer business. Esqueça a mãe e o pai, que deram as jóias baratas, ou o Desi. A mentirosa é a própria Marnie, que vive iludida num conto de fadas. Quando o discurso do velho acabou, fiquei esperando Ray aparecer em cena, batendo palmas. Milagrosamente, Marnie entendeu todos os erros das últimas cinco temporadas, pediu desculpas ao Desi e foi dormir no sofá da mãe. Sem dinheiro, aposto que a herança do Hermie soa bem agora, hein?

Esses 20 e poucos minutos semanais de Girls estão passando muito rapidamente. Com tanta história para contar, parecem não dar conta de todas as respostas que nós queremos ouvir. O que Hannah falou para Adam sobre o filme? Como Ray está se virando com a herança de Hermie? Será que Shosh ainda existe neste planeta? Não sou fã de spoilers, mas sugiro clicar no vídeo abaixo para se preparar psicologicamente para o próximo episódio. Dica de amiga, tipo Athena Dante mesmo, viu?

https://www.youtube.com/watch?v=5Xb6ZLcEIig

Coleção de letreiros

O letreiro da semana manteve a homenagem e copiou as cores do uniforme que Elijah usou na audição. Arrasa, Elijah!


Alice Reis

Jornalista que não bebe café, mas vai ao Central Perk com frequência. Gostaria de viver em todas as séries filmadas em Nova York.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Friends

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×