Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Gotham – 2×06 By Fire

Por: em 28 de outubro de 2015

Gotham – 2×06 By Fire

Por: em

Alguém chama um bombeiro, pois Gotham está – literalmente e metaforicamente – pegando fogo!

Se restavam dúvidas de que Gotham conseguiria se sustentar após todo o estrondo que Jerome fez na reta inicial, estas dúvidas já foram sanadas à essa altura. “By Fire” foi um episódio extremamente dinâmico que, mesmo desenvolvendo várias histórias paralelamente, não deixou a bola cair nenhuma vez.

Interessante notar que na primeira temporada era comum encontrarmos casos da semana isolados, que simplesmente não faziam a mínima diferença em um quadro geral, sendo que aqui até isso mudou. Agora acompanhamos arcos desenvolvidos aos poucos, sem dúvidas uma alternativa mil vezes melhor que a anterior, tanto para envolver o público, quanto para desenvolver os personagens. Prosseguindo a jornada da semana passada, Selina continuou apoiando Bridgit Pike (a suposta Vagalume, dos quadrinhos) em algumas empreitadas pela cidade. O problema foi que nem tudo saiu como planejado…

Bridgit era uma pessoa consideravelmente simpática e vê-la enlouquecendo completamente, por mais que já fosse esperado, foi triste. Isso acontece principalmente pela reação da Selina, tão determinada em ajudar e proteger uma vítima de abusos que necessitava de liberdade. Um dos melhores pontos da série é ver essa linha tênue que existe na futura Mulher-Gato, ora fazendo o certo, ora fazendo o errado tentando fazer o certo ou, quem sabe, às vezes só fazendo o errado. Essa ambiguidade é importante para definir a anti-heroína que ela irá se tornar e os roteiristas estão acertando em cheio em não tornar isso forçado.

No fim, descobrimos que Bridgit Pike na verdade não morreu, mas foi mandada para uma instituição dos Wayne em que realizam experimentos muito macabros. Aparentemente esse será um mistério que durará algum tempo, visto que o lugar já foi mencionado no primeiro ano e somente agora tivemos um vislumbre dele para comprovar de que é real. Será que é daí que veremos toda a “ascensão dos vilões”? A premissa por trás desse plot é interessantíssima e pode gerar diversas coisas bacanas, incluindo a origem de mil e outros vilões do universo do Batman. Pode parecer um tiro no escuro, mas no momento eu apostaria que a Fish está, de alguma forma, conectada com essa instituição Indian Hill. Não iriam fazer tantas citações a ela por nada. Será?

Enquanto isso, o destino de Kristen foi definido e ela acabou morta pelas mãos de seu novo amor. Eu até comentei em uma review passada que cedo ou tarde o Edward acabaria matando a moça, sendo que em “By Fire” isso ficou previsível desde o momento em que Nygma ouviu Kristen falando que sentia-se aliviada pelo desaparecimento do Dougherty. Entretanto, isso não tirou o impacto da cena, triste e angustiante, capaz de quebrar o coração de quem torcia (?) pelo casal. Pelo lado positivo, os caminhos estão todos abertos para o aparecimento do Charada. Quanto tempo a polícia irá demorar para perceber quem Edward Nygma realmente é?

Mais rápido do que o esperado, Butch já retornou da sua missão e o que o Pinguim menos espera é uma armadilha por parte dele. Estou curioso para ver o quanto o Pinguim irá se ferrar, mas duvido de que no fundo ele realmente corra algum perigo. A série já provou que tem culhões, mas para tudo existe limites. O confronto dele com o Gordon, prometido para semana que vem, não deve resultar em nenhuma fatalidade. O que nos resta é esperar para vermos as consequências. 

Observações:

-Bruce, ela é bonitinha, mas foge!!! É uma cilada!!! É uma cilada!!!

-As primeiras desavenças entre o Gordon e o novo chefe começaram a aparecer… Ih, não sei não…

-Quando é que alguém vai começar a suspeitar do Theo?


Douglas

Possui mais séries na grade do que tempo disponível. Viciado em cultura pop, bandas indies e, principalmente, ketchup.

Curitiba / PR

Série Favorita: Seinfeld

Não assiste de jeito nenhum: Anger Management

×