Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Gotham – 3×05 Anything for You / 3×06 Follow the White Rabbit

Por: em 27 de outubro de 2016

Gotham – 3×05 Anything for You / 3×06 Follow the White Rabbit

Por: em

Precisamos falar sobre Gotham

A primeira temporada de Gotham recebeu críticas por apresentar um maçante estilo procedural, enquanto a segunda foi elogiada por apresentar uma trama contínua, ágil e ascendente. Depois de seis episódios, acredito que já seja tempo de comentar sobre a situação do ano atual – e ela é no mínimo estranha.

Analisando as últimas semanas isoladamente, “Anything for You” e “Follow the White Rabbit” representam bons episódios. Entretanto, olhando para o quadro geral é fácil afirmar que a série aparentemente está sem foco. Anteriormente as histórias eram contadas com um objetivo maior, por exemplo: os Maniax eram parte do plano do Galavan e após o grupo ser desfeito este tornou-se o grande vilão, foi confrontado e então os experimentos do Strange foram devidamente introduzidos, eis que isso conectava-se com o Bruce Wayne e assim por diante. Atualmente, as coisas estão sendo contadas paralelamente e é difícil enxergar algum propósito para elas.

O 3×05 deu ênfase para o Pinguim e a situação política dele, enquanto o 3×06 dedicou praticamente o tempo todo para o Chapeleiro Maluco. Ao mesmo tempo a Corte das Corujas está caminhando com passos lentos no roteiro. Fish Mooney basicamente sumiu com as criaturas fugitivas. A Ivy cresceu e está toda misteriosa aparecendo aqui e ali. Barbara virou uma comediante de bar e, ah, inseriram também um possível triângulo amoroso entre o Pinguim, Nygma e uma nova personagem. Ok, mas onde é que toda essa mistura quer nos levar? Até então parece uma colcha de retalhos que está longe de ser remendada. Qual é o grande foco da temporada?

Torço para que futuramente eu queime a língua e a temporada mostre uma razão para todas essas histórias, porém, enquanto isso não ocorre precisamos analisar os fatos isoladamente. Assim sendo, nessas duas últimas semanas foi difícil não perceber a evolução (ainda maior) na relação entre o Pinguim e o Nygma. Os dois se desestabilizaram com uma desconfiança, mas isso ajudou para fortificar os laços entre eles. O Pinguim agora acredita que esteja apaixonado, o que chega a ser bizarro e definitivamente não dará certo com a chegada da tal Isabella. Fico em dúvida se a inserção desse romance é fanservice ou realmente ganhará sentido daqui um tempo.

O Chapeleiro não ficou nada bem com a perda da irmã e decidiu fazer um jogo macabro com o Gordon. Se for possível ficar mais danificado, sem dúvida Gordon ficará. Essas “escolhas” trágicas acumularão na bagagem (já pesada) de pesadelos que ele carrega. Aliás, por falar nas vítimas, espero que a Valerie Vale possua relevância daqui para frente (não em um romance forçado, por favor) e não tenha sido inserida apenas como ferramente de roteiro para este momento de chantagem emocional.

Por fim, ao que tudo indica Gotham está apostando bastante em relações pessoais, visto que a situação entre Bruce e Selina também avançou um pouquinho. As interações entre eles são fofas, mas me deixam com um pé atrás com medo de que a série comece a exagerar nesse quesito. Analisando a circunstância atual da história, o futuro pode ser muito bom ou muito ruim… Façam suas apostas.

E você, o que está achando da série? Gostou dos últimos episódios? Conte pra gente!

Observações:

Gotham sempre fez grandes referências às histórias em quadrinhos, porém está longe de seguir fielmente seu material original. Assim, um romance entre Oswald e Nygma pode ser interessante, mas também pode parecer extremamente deslocado… Espero que trabalhem o assunto direito.

-Na minha cabeça, o Gordon escolheu matar a Lee porque sabia que o Jervis faria o contrário… Ou será que ele guarda algum rancor?

-Benedict Samuel está fazendo um ótimo trabalho como Chapeleiro, entretanto o personagem já está cansando. Está na hora de começar outro arco!


Douglas

Possui mais séries na grade do que tempo disponível. Viciado em cultura pop, bandas indies e, principalmente, ketchup.

Curitiba / PR

Série Favorita: Seinfeld

Não assiste de jeito nenhum: Anger Management

×