Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Grandes legados… Grandes mulheres!

Por: em 9 de junho de 2013

Grandes legados… Grandes mulheres!

Por: em

Dizem que por trás de todo grande homem, existe uma grande mulher. Olhando o mundo dos seriados, esse conceito fica ainda mais claro. Narrativamente falando, as mulheres são elementos mais fortes que os homens, dado a grande gama de emoções (na maioria das vezes, mais expostas que as dos homens) que o sexo traz consigo. Talvez, por isso, tenhamos tantos exemplos de fortes figuras femininas na TV.

Na vida real, contudo, não é diferente. Como você pode ver aqui, ontem o Apaixonados por Séries completou quatro anos no ar. É uma trajetória ainda modesta, mas cheias de avanços e vitórias e, por trás de todos nós que escrevemos aqui diariamente e de vocês que nos lêem e comentam (e sem isso não seríamos nada), também existem duas mulheres fortes, que um dia sonharam tudo isso e colocaram a mão na massa para que tudo pudesse acontecer. Sem elas, esse post e tantos outros não seriam possíveis hoje.

E é por isso que esse post é dedicado a vocês, Cristal e Camila, por todo o empenho, apoio e por fazer com que o blog (e nós!) cresça cada dia mais.

Olivia Pope Olivia Pope – Scandal

Poucas mulheres trazem consigo uma força tão grande quanto a de Olivia Pope. Coordenando uma equipe de gerenciamento de crises, Olivia é a melhor no que faz (e no que não faz). Resolve o que parece ser impossível, não aceita ser questionada, desenterra o que for preciso e não tem nem papas na língua e nem limites (de moralidade ou do que quer que seja) quando tem um objetivo. Engana-se, contudo, quem pensa que Olivia é amoral ou sem escrúpulos. A grande magia da personagem é exatamente esta. Fazer coisas que seriam condenadas aos olhos de muitos, em busca de sucesso naquilo que se propôs a realizar, mas, no fim do dia, desaba qualquer humano, ama como qualquer outro, mas não se arrepende daquilo que fez. Cheia de camadas, dura, doce, decidida e (quase) nunca covarde. Essa é Olivia Pope.

 

julia bravermanJulia Braverman – Parenthood

Julia é uma advogada de sucesso. Isso já diz muito sobre ela. Persuasiva, determinada e focada, Julia não aceita perder e isso faz dela uma verdadeira guerreira. Quando encarna com uma causa, leva até o final, mesmo que a derrota seja a única coisa que possa surgir daquilo – não que aceite a derrota assim tão fácil. Seu sucesso empresarial, ainda consegue vir acompanhado de uma extrema e crescente competência em lidar com os dramas familiares que a rodam, sendo aquela que é um exemplo para o resto de sua família. Apesar dos percalços, sua capacidade de superar desafios e adversidades faz dela uma grande mulher por trás de uma grande família e um grande emprego.

 

kirsten the ocKirsten Cohen – The O.C

Mais um exemplo de grande mulher. Lá no começo de The OC, a personagem era um pouco apagada e, muitas vezes, parecia caminhar no caminho contrário ao que a trama contava. Mas com o tempo, ela demonstrou sua verdadeira personalidade e pudemos conhecer um pouco mais das características que fazem uma grande mulher. Kirsten sempre foi uma mulher de família e, mesmo nos momentos em que tudo isso parecia impossível de se sustentar, a personagem permaneceu firme até conseguir virar o jogo. Seu sucesso empresarial é notável. Além de dirigir as empresas de seu pai por muito tempo no ramo da construção, Kirsten ainda conseguiu se dar bem no ramo das festas, ao lado de sua amiga Julie. Mas nem só de sucessos é sua história. Em uma das grandes viradas de sua vida, o vício tomou conta e essa luta contra a vontade mostrou um pouco mais de sua determinação por ser alguém melhor. Sem dúvida alguma, uma grande mulher.

 

tumblr_l4sl1oZ7Ga1qbgq23o1_400Addison Montgomery – Privave Practice/Grey’s Anatomy

Existem as mulheres cuja maior inspiração é ser bem sucedida. E existem as mulheres cujo o maior desejo é ter um lar, uma família e tudo como manda a tradição. Por fim, existem aquelas que mulheres, memoráveis, que querem unir os dois caminhos, como Addison. Quando a conhecemos, logo a rotulamos como vilã de uma história de amor – e vamos combinar que nesse caminho, a personagem não foi das mais sortudas -, mas aos poucos fomos vendo um pouco mais de suas diferentes facetas, o que nos fez cair de paixão por uma personagem tão ampla. Apesar de ser uma obstetra do mais alto nível, com muitas especializações e um baita renome, essa vida ainda não fazia de Addison plena. A família que sempre deu valor e sempre quis ter ainda não existia. E ai que conhecemos o lado mais bonito da personagem: sua luta para conseguir formar essa tão desejada família mostrou a perseverança e a fé de que nada aconteceria fora da hora. E por mais que muitos momentos tenham sido de sofrimento, Addison com certeza superou-os brilhantemente mostrando que uma mulher consegue lidar com qualquer adversidade que apareça no seu caminho.

 

debra morganDebra Morgan – Dexter

Talvez a principal característica de Debra é que ela é dura na queda. Foram poucos os momentos que vimos a personagem demonstrar um lado mais frágil de si e isso que a faz ser tão boa na profissão que exerce. Ela é uma detetive. Ela precisa não transparecer seus reais sentimentos para que eles não entrem no caminho entre a solução e o culpado. Seja qual for o caminho que tenha que seguir, o instinto guia Debra de uma maneira primorosa e a personagem não podia ser um melhor exemplo de como os instintos femininos fazem uma grande diferença na hora que são colocados em prova. Isso sem falar de toda a situação entre ela e seu irmão que enfim, só mostram o quão forte a personagem é para passar por tudo que passou e ainda estar firme e forte na luta.

 

Arrow -- "Dodger" -- Image AR115b_0332b -- Pictured: Susanna Thompson as Moira Queen -- Photo: Jack Rowand/The CW -- © 2013 The CW Network. All Rights Reserved

Moira Queen – Arrow

Apesar de controverso, Moira Queen é e não é um exemplo a ser seguido – tudo dependendo do viés que você escolhe olhar para essa situação. Comecemos pelo lado negativo dessa historia – Moira foi fraca demais para lutar por muitos anos contra uma coisa que não concordava. Só que ela foi fraca porque sua família estava em jogo e isso é algo que grita dentro de uma mulher, ainda mais quando são os filhos que são colocados como moedas de troca de uma situação. Apesar de tudo isso ter ecoado em grandes fatos para uma cidade, Moira pensou na sua prole em primeiro lugar e acabou se precipitando em aceitar acordos que vão atormentar ela por muito tempo. Mas uma mulher que pensa na família, sempre é uma mulher que vale a pena ser notada. Então seja como for, tenha a consequência que for, sabemos que quando os seus estão em jogo, Moira vai jogar pesado para protegê-los.

 

GREY'S ANATOMY - "If/Then" - As Meredith puts Zola to bed and falls asleep, she begins to wonder -- what if her mother had never had Alzheimer's and she'd had loving, supportive parents? The reverberations of a happy Meredith Grey change the world of Seattle Grace as we know it. What if she had never met Derek in that bar and he had never separated from Addison? What if Callie and Owen had become a couple long before she met Arizona? And what if Bailey never evolved from the meek intern she once was? "Grey's Anatomy" airs THURSDAY, FEBRUARY 2 (9:00-10:02 p.m., ET) on the ABC Television Network. (ABC/VIVIAN ZINK) KATE BURTONEllis Grey – Grey’s Anatomy

O poder exercido pelo simples nome de Ellis Grey fica óbvio quando colocarmos em perspectiva que sequer chegamos a ver a personagem em ação na série, a não ser em flashbacks. A lenda da cirurgia geral em Seattle foi, por anos, o principal medalhão do Seattle Grace Hospital, exercendo seu trabalho a mãos de ferro, praticamente uma Margaret Tatcher da medicina. Meredith bem sabe o quanto foi duro carregar o estima de ser filha de Ellis no início de sua carreira. Mesmo quando encontramos a personagem nas primeiras temporadas da série, já debilitada por um Alzheimer, sua força ainda se fazia presente no seu olhar, nas palavras duras que às vezes lançava a filha e nos lapsos de memória que tinha do passado. Com toda a rigidez agridoce que fez com que ela se tornasse referência no campo da medicina. 

Brooke Davis – One Tree Hill

Brooke-Davis

Quando Brooke Davis é apresentada na primeira temporada, poucos acreditam que a cheeleader que se apaixona pelo cara que tem em sua melhor amiga um amor platônico chegaria até onde chegou. Quando One Tree Hill salta no tempo após o fim do colegial, Brooke não é mais a menina que um dia conhecemos. É dona de um Império da moda, coordenando modelos, revistas e seu nome é famoso em todo o mundo. Mesmo assim, Brooke tem garra o suficiente para partir em busca de sua felicidade, abrindo uma pequena filial de sua loja na cidade onde um dia cresceu, onde finca raízes novamente. Mesmo após os muitos atritos com a mãe e a queda do seu negócio de moda, Brooke não abaixa a cabeça. Ao lado de Haley, coloca o antigo Karen’s Caffe de volta no circuito e, mais uma vez, prova que com afinco, talento e amor ao que se faz, qualquer negócio pode ser um sucesso.

 

sarah walkerSarah Walker – Brothers and Sisters

A filha mais velha de Nora Walker nasceu com o talento e interesse para negócios que mãe nunca teve. Durante anos, Sarah esteve a frente da Ojai Foods e, ao lado de Tommy e William, fez da empresa a referência que ela foi por anos. Após a morte do pai e a imposta presença de Holly nos negócios, Sarah defendeu o legado dos Walker como uma leoa defende sua prole, passando, por algumas vezes, até mesmo por cima de coisas que acreditava. Quando a situação se tornou insustentável e Sarah foi obrigada a procurar outro trabalho, ela ainda assim não abaixou a cabeça. Fez projetos, foi a luta, meteu a cara a tapa e ganhou o mundo. Tudo isso enquanto passava por crises no relacionamento com os filhos adolescentes e tentava dar um novo sentido ao seu coração.

 

lorelai_lLorelai Gilmore – Gilmore Girls

A filha de Emily e Richard construiu um legado que vai muito além do que seu período como gerente da Independence Inn. Lorelai renegou um casamento “perfeito” e a ajuda dos pais e, aos 16 anos, grávida, deixou uma vida de conforto e riqueza para criar sua futura filha, Rory, sozinha e com garra, no pequeno povoado de Stars Hollows. Lá, Lorelai ganhou nome e respeito gerenciando por anos uma pousada, o que lhe deu a experiência necessária para, anos depois, abrir o próprio negócio com sua melhor amiga, Sookie. E o sucesso se repetiu. A despeito dos problemas iniciais, a Dragonfly Inn foi um sucesso e Lorelai conseguiu conciliar os negócios, seu relacionamento com Luke e ainda ter tempo para cuidar de Rory, que estava iniciando seus estudos na faculdade. Mulher com M maiúsculo.

 

Esse post também é dedicado a Lisa Cuddy, Eleanor Waldorf e tantas outras mulheres fortes do mundo das séries que, por não estarem aqui, não quer dizer que tenham sido esquecidas.


Alexandre Cavalcante

Jornalista, nerd, viciado em um bom drama teen, de fantasia, ficção científica ou de super-herói. Assiste séries desde que começou a falar e morria de medo da música de Arquivo X nos tempos da Record. Não dispensa também um bom livro, um bom filme ou uma boa HQ.

Petrolina / PE

Série Favorita: One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×