Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Hannibal – 3×08 The Great Red Dragon

Por: em 28 de julho de 2015

Hannibal – 3×08 The Great Red Dragon

Por: em

No último sábado, a série mais subestimada da NBC deu um passo ousado em sua mitologia. The Great Red Dragon introduziu o icônico Francis Dolarhyde a Hannibal, mostrou a nova rotina do canibal na prisão e uma improvável vida pacata de Will com uma família de pessoas –  além dos cachorros, é claro. Você poderia até pensar que estava vendo outra série… se os primeiros minutos não tivessem mantido tanto dos elementos que caracterizam o show: Intensidade, simbolismo, sinergia e uma estética inconfundível.

dolarhyde

Um novo assassino tem chamado a atenção dos jornais, da polícia e de Hannibal. Não ouvimos muito do Fada do Dente além dos seus rugidos e suspiros, mas já sabemos que não é um criminoso comum. Ele pode não ter a sofisticação do canibal, mas seus métodos são tão excêntricos e apavorantes quanto os dele.  Como bem observou Chilton, Dolarhyde ataca direto no sonho americano de uma família perfeita. Ele brutaliza aquilo que é seguro, desmantela as certezas de toda a sociedade. Sua frieza é tão grande que abala até mesmo Will.

E não é difícil entender o choque estampado no olhar dele enquanto desvenda e desmembra o design do novo assassino. Ao mesmo tempo em que faz seu trabalho e se coloca no lugar do psicopata, há algo em Will que também consegue viver o papel das vítimas naquele quarto. Há três anos isso não seria possível, mas agora ele é um pai e um marido. Ele tem um lar, um garoto para educar, uma mulher com quem ele divide seus sonhos e suas angústias. À medida que aquela violência se revela em sua mente, um lado seu vive sob a pele do assassino e o outro se choca e teme pela segurança daqueles a quem ele aprendeu a amar. É essa empatia que o arrasta de volta para o único lugar de onde ele gostaria de fugir.

Hannibal pode ter ficado com o ego ferido com a chegada de um novo psicopata para aterrorizar a América, mas lá no fundo ele deve ter adorado adicionar um pouco de emoção na sua rotina de prisioneiro. Dolarhyde é uma mente perturbada, complexa, que ele adoraria analisar – e graças a ele Will está de volta, o que foi o principal motivo de ele ter se entregado, para começo de conversa. Hannibal vai se deleitar com esse novo mundo, e até a próxima lua cheia muita coisa ainda pode acontecer.

hannibal

Apesar de tediosa, a cadeia não tem sido difícil para o Dr. Lecter. Alana e Chilton se encarregaram de fazê-lo parecer insano para manter o canibal na instituição, mas Hannibal não está muito satisfeito com esse status e já se encarrega de mostrar que sua mente vai muito bem, obrigado.  Uma observação interessante é que em um dos episódios ele diz que não é canibalismo se não se come algo da mesma espécie. A princípio pode parecer que ele não considera suas vítimas humanas, apenas carne, mas depois de toda a discussão sobre rótulos deste episódio, a conclusão a que chego é que ELE não se considera parte da mesma categoria que nós, reles mortais. A ameaça escancarada que ele fez à psiquiatra deveria fazê-la pensar duas vezes antes de levar mais trufas com vinho para ele.

Jack não tem um pingo de vergonha na cara. Depois de tudo o que Will passou, ele continua tentando levar o rapaz para o lado negro da vida. Ele sabe que pode trazer danos irreparáveis a ele e à sua família, mas coloca o caso – ok, e as vítimas também – em primeiro lugar, mais uma vez. Era óbvio que ele não recusaria uma missão tão delicada e tão fascinante quanto essa.

Algumas observações:

– O fantástico mundo de Hannibal, com mesas de jantar e catedrais é muito mais interessante que a vida real.

– Eu reclamava da cerveja de milho que vendem por aí, mas acho que não é uma ideia tão ruim comparada à cerveja de gente do Hannibal.

– Aliás, chocolate e sangue de vaca? Sério, quem inventou isso?

– Will já querendo adotar mais um totó <3

– Perturbadores aqueles cacos de vidro nos olhos da família. Credo.

– Já estava com saudades da turma do FBI!

will

Mesmo a poucos episódios do fim, Hannibal mostrou que não falta fôlego e qualidade para encerrar essa história com chave de ouro. Gostou do episódio? Deixe seu comentário!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×