Os indicados ao Globo de Ouro 2018

As nomeações à 75ª edição do Globo de Ouro foram anunciadas nesta segunda-feira pela manhã por…

Primeiras Impressões: Dark

Dark é uma produção alemã de suspense e terror, criada por Baran do Odar e Jantje…

Hoje é dia de mostrar o dedo do meio

Por: em 1 de agosto de 2016

Hoje é dia de mostrar o dedo do meio

Por: em

Hoje é comemorado o middle finger day e não há motivos para reprimir seu dedinho. Às vezes, não dá para se controlar, e tudo que a gente quer é mandar algumas pessoas para aquele lugar. O dedo do meio é o melhor jeito de deixar isso muito claro. Nas séries, os personagens sabem disso e do quão catártico pode ser uma boa mostrada de dedo do meio. Depois disso, é só relaxar e ficar tranquilo enquanto a outra pessoa digere o acontecido. Venha conferir conosco algumas das melhores mostradas de dedo do meio que já vimos.

Pam para Jim – The Office

the-office-middle-fingerQuem não torceu pelo romance entre Pam e Jim, que atire a primeira pedra. Eu torci pra caramba. Eles são um dos casais mais fofos e feitos-um-pro-outro da TV. Mas até o amor tem uma dose de middle finger de vez em quando.

Vamos à história, naquele Halloween da oitava temporada, quando os dois já estavam O pessoal do escritório não brinca em serviço quando o assunto é fantasia. Então, naturalmente, Pam estava vestida de… canguru. Jim fica decepcionadíssimo ao descobrir que sua própria mulher acredita em fantasmas – o que ele considera uma baboseira. Da mesa ao lado, telefona pra ela e faz uma piada sobre irem ao cinema ver Os Caça-Fantasmas (a versão mais antiga, de 1984; afinal, o filme com Melissa McCarthy só saiu este ano). Na continuação da cena, Pam bota todo seu lado artístico em jogo e desenha a resposta pro marido. Boom! Um middle finger no papel pra você, Jim.

Garçonete para George – Seinfeld

SeinfieldJerry, Elaine e George estão no Monk’s Café, aquela lanchonete clássica da série. É o episódio The Pledge Drive, da sexta temporada. George chama a garçonete pra tirar uma dúvida: “Acho que você cobrou demais aqui, meu bem.” A moça se aproxima da mesa e aponta pro papel: “É a torrada extra.” Tudo parece normal, mas vejam bem a foto: a atendente não “aponta pro papel” simplesmente. Ela usa o middle finger em vez do tradicional dedo indicador. É claro que George, com toda sua paranoia social, fica incomodadíssimo. Por que ela mostrou o dedo do meio pra ele?!

No dia seguinte, George volta ao Monk’s junto com Jerry e Kramer. “Peça à garçonete pra apontar alguma coisa no menu e, assim, veremos qual dedo ela usa,” planeja. Já podemos prever que essa história não cheira bem, né? Quando Jerry faz o teste, a moça aponta com o dedo indicador. Ufa. George, seguro de si, emenda com outra indagação: a atendente responde e, em seguida, coça o rosto. Com o middle-finger! Foi o bastante pro George começar a imaginar middle fingers por toda parte no restante do episódio.

Watson para Big Boo – Orange is the New Black


Tem tanto middle finger em Orange Is The New Black, que daria um Top Qualquer Número só com a série. Escolhemos um middle finger duplo pra nossa lista. Duplo! Questão de mérito, né? Aproveitando o embalo do romance em The Office, vamos lembrar um episódio em especial – You Also Have a Pizza, da segunda temporada. É Valentine’s Day, o dia do ano pra compartilhar com quem se ama.

Tá bom, falando assim, parece que a cena rolou entre Piper e Alex, ou, sei lá, Daya e o guarda Bennett. Na verdade, não há tanto amor envolvido: Big Boo está atrás de alguém pra satisfazer seus desejos sexuais, e resolve apostar na detenta Watson. (Abrindo parênteses aqui pra contextualizar, porque eu sempre confundo os nomes Watson e Warren. Watson é a ex-atleta, que já foi várias vezes pra cela solitária e também faz parte do grupo das mulheres negras de Litchfield. A outra, Warren, é a Crazy Eyes. Estamos nos referindo à Watson agora. Pronto, pode fechar os parênteses). Na cena, Watson está reclamando sobre seu novo trabalho pra Warren (viu como meus parênteses foram úteis agora?) quando Big Boo aparece. Boo oferece uma massagem sensual e algo pra manter a boca de Watson “calada”: “Amanhã à noite, vou botar o V no seu Valentine,” insinua. Watson manda logo um middle finger duplo e encerra a história.

Ross para Rachel – Friends


O middle finger falso de Friends é famoso e corriqueiro ao longo da série. Sempre que alguém precisa extravasar a raiva: lá está ele. Não condiz com a sitcom usar palavreado chulo, então eles tiveram que criar uma solução criativa (e essa vai pra lista das belas sacadas dos roteiristas).

A primeira vez em que o vimos – nessa cena aqui acima – foi durante o episódio The One with Joey’s New Girlfriend, da quarta temporada. Na trama, Rachel leva o novo namorado ao apê da Monica, pra provocar ciúmes no Ross. Tá na cara que ela consegue: essa foi a resposta mal-criada dele. Na mesma cena, ficamos sabendo que Ross inventou o gesto quando era criança, a fim de fazer birra pros pais sem que eles entendessem a mensagem codificada. Bem a cara do Ross, passar de bom menino, né? E a Monica não perdoa: “Lembro de ter chorado, naquela noite, ao perceber que eu era mais legal do que meu irmão mais velho.”

Luke para Taylor – Gilmore Girls

Gilmore Girls Luke sempre teve pavio curto pras ideias mirabolantes do Taylor, prefeito de Stars Hollow. Então é claro que o middle finger de Gilmore Girls foi de um pro outro, no episódio Written in the Stars, da quinta temporada.

A cidade inteira estava reunida pra discutir o relacionamento entre Luke e Lorelai. Segundo Taylor, se o casal terminasse, a crise conjugal poderia afetar o comércio de Stars Hollow, já que Luke é dono da lanchonete, e Lorelai, do Dragonfly Inn. Apesar de exaltado com o prefeito intrometido, Luke foi um cavalheiro, todo romântico e ainda evitou gestos atrevidos: “Isso não é da sua conta, nem vai acontecer. Mas, se acontecer, Taylor, eu vou pra bem longe daqui. Você tem minha palavra e alguns dedos do meio”.

Seth para Taylor – The OC


Antes da quarta temporada de The OC, Taylor era basicamente uma personagem que apenas servia para criar intriga entre Marissa, Ryan, Summer e Seth. E, como sabiam disso, os quatro não eram exatamente muito amigáveis com ela, retribuindo todas as “gentilezas” recebidas. No segundo episódio da terceira temporada, quando Seth e Summer chegam para ajudar a organizar a festa do colégio e Taylor tenta menosprezar nosso nerd favorito, ele não perde tempo e manda um middle finger bem sutil, mas que diz muita coisa para a patricinha.

Walter para a câmera – Breaking Bad


Além de ter fotografia, roteiro e direção sem igual, Breaking Bad também nos ajuda muito a aprender o que fazer em certas situações da vida – e o que não fazer também, por sinal.

Depois que Walter deixa de ser apenas aquele professor de química que trabalhava em meio período em um lava jato, muita coisa acontece com ele, mas ele é sagaz e consegue perceber o que está acontecendo e contornar a situação. E é em um destes momentos que recebemos mais uma lição: quando você estiver no seu “escritório” tentando tomar um café e perceber que tem uma câmera instalada lá (que nunca esteve lá antes), não se apavore. Apenas dê um middle finger do fundo do seu coração para as lentes.

Post com a colaboração de Renata Vivan

E você, lembra de alguma outra cena marcante de middle finger? Conta pra gente nos comentários!


Alice Reis

Jornalista que não bebe café, mas vai ao Central Perk com frequência. Gostaria de viver em todas as séries filmadas em Nova York.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Friends

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×