Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

How To Get Away With Murder – 3×13 It’s War

Por: em 17 de fevereiro de 2017

How To Get Away With Murder – 3×13 It’s War

Por: em

Estou cheio de sentimentos conflituosos sobre o episódio dessa semana de How To Get Away With Murder. Não sei dizer ao certo se continuo não gostando do estilo mais parado, ao mesmo tempo, algumas cenas que tiveram foco nos relacionamentos humanos foram tão interessantes de assistir que me cativaram. O que me frustra um pouco é que o cerne da série não é relacionamento humano, mas sim a vida nos tribunais e o jogo sujo por baixo da lei e tivemos bem pouco disso. Vamos rever o que aconteceu em It’s War.

Foram 20 tomadas para conseguir essa lágrima!

Se por um lado eu torcia muito para que o Nate estivesse envolvido de algum modo na conspiração contra Annalise ou com o assassinato de Wes, eu acho que o melhor é que ele seja um dos bonzinhos, principalmente porque o Billy Brown jamais vai conseguir interpretar as emoções que um vilão exige (Já imaginou ele tendo que entregar as falas do Frank? Flop na certa). Agora sabemos que Nate teve tempo para conversar com Wes enquanto esteve na casa, só não sabemos por quanto tempo e nem mesmo qual hora ele chegou lá, portanto, ainda temos uma janela enorme para cobrirmos.

Depois de uma temporada inteira separados, Nate parece estar se reaproximando de Annalise após ouvir a história de vida de Wes. Isso explicaria a visita na cadeia e posterior ida ao necrotério – ele se sente emocionalmente envolvido com o garoto. Provavelmente é o gancho que precisávamos para que o casal reatasse e juntassem forças contra Rene Atwood.

É o primeiro encontro de Annalise com seus alunos após sair da prisão e a reação não poderia ser pior. Laurel está transtornada com a passividade de Annalise, que simplesmente não quer que os Mahoney sejam ligados ao seu caso. Eu entendo que Laurel queira justiça em nome de Wes, mas se alguém sabe do que os Mahoney são capazes de fazer, esse alguém é Annalise.

Santa Cher, protegei-me da tentação de olhar o nude alheio!

Agora parece que resolveram dividir o episódio em várias duplas e mini grupos, criando uma atmosfera bem intimista para que os relacionamentos pudessem aflorar e explodir. Começamos com Oliver se recusando a acessar as informações do celular de Annalise, mas, após insistência de Connor, resolver fazê-lo. A cara do Connor aqui me assustou um pouco, principalmente por ele ter usado a carta da pena pela morte de Wes que, até poucos minutos atrás, ele dizia ter merecido morrer. Alguém mais achou a justificativa muito estranha?

Alguém me lembra, por favor. Michaela nunca chamou Annalise pelo nome? Como ela a chamava? Professor Keating? Estou sem nenhum dos episódios antigos para checar. Eu não entendi porque todo mundo está falando tanto dessa cena entre a Michaela e a Annalise. Adoro quando as duas estão juntas, mas não tivemos nada de mais aqui. E será que Michaela mentiu intencionalmente sobre Connor para apaziguar os ânimos ou ela realmente não acreditava que ele fosse uma ameaça?

Annalise e Laurel atacam por das frentes diferentes. Laurel, ainda tomada pela raiva, contrata um investigador particular para tentar descobrir algo sobre os Mahoney. Annalise, após levar a bronca de Laurel, resolve se movimentar e elabora uma maravilhosa petição exigindo que localizem o corpo de Wes, ou ela entrará com uma ação contra o Estado devido conspiração. Foi um bom momento ouvir um pouco da Annalise de raiz, aquela que a gente adora ver destruindo nos tribunais. Momento de pânico quando ela aparece na porta do apartamento do Oliver, que está no meio da análise de seus dados, mas ela só precisa de um favor. Todas as vezes que Annalise conversou com Oliver, ela utilizou o mesmo tom, sempre calma e cortês. Eu não creio que ela esteja sendo falsa ou manipulando Oliver. Se há alguma desconfiança por parte dela, é muito bem escondida. Eu só não entendi o que ela esperava conseguir ao vazar a informação sobre o sumiço do corpo. Mostrar que ainda podia atacar? Fazer uma ameaça de forma pública? Não sei dizer, mas no fim, creio que só deve ter atrapalhado.

Aquele momento que a inimiga samba bonito na sua cara e você começa a planejar a vingança.

O investigador de Laurel conseguiu uma informação muito importante. Uma semana antes do incêndio, Wes fez um exame de paternidade com uma pessoa não identificada e o resultado foi positivo. Enquanto Laurel já acha que esse exame seria suficiente para incriminar os Mahoney, Annalise é bem mais conservadora. Um juiz não ligaria uma família tão importante sem provas concretas. Além disso, temos que levar em conta que ainda há outras provas contra Annalise. Mesmo se os Mahoney fossem incriminados pela morte de Wes, todos os outros poderiam ir presos pelos crimes que cometeram anteriormente. A estratégia de convencer a todos contando sobre seu filho natimorto não fez tanto efeito e me fez perder um pouco do respeito por Annalise. A cena deveria ser impactante, mas Viola Davis a interpretou de uma maneira que entendemos claramente que Annalise utiliza a situação para manipular seus pupilos. É óbvio que ela sente dor pela perda, mas ali ela precisava de uma arma de convencimento e usou seus sentimentos.

Asher é o primeiro a cair em sua armadilha. É ele quem levanta a desconfiança sobre a lealdade de Connor para Michaela. Onde Connor estava na noite do incêndio? Por que ele demorou tanto para chegar ao hospital? Estaria ele negociando seu acordo de imunidade? Para piorar sua situação, Oliver descobre que Annalise ligou para ele naquela noite, coisa que Connor não havia lhe dito antes. São dúvidas que nós já tínhamos, mas ninguém parecia ter se perguntado na série.

O Charlie Weber pode não ser o melhor ator do mundo, mas quando ele resolve usar as emoções, ele arrasa. Vejam só que exemplo de interpretação utilizando um simples telefonema. Assim que descobre que não está falando com Bonnie, mas com Annalise, sua voz já embarga e os olhos enchem de lágrimas. Eu acredito piamente que Frank seria capaz de tudo por Annalise e, tudo que ele fez de errado (incluo aqui matar o pai de Wes) foi por ter sido cortado da vida do grupo e não ver alternativa senão a violência.

Annalise está triste após o telefone com Frank e por ter sua petição vetada devido o vazamento da informação sobre o corpo de Wes. Ao invés de se encher de remédios, decide tomar chá com Soraya, que estava insistindo que desabafasse com ela. Para mim, foi a maior decepção do episódio, pois eu passei a gostar muito dela, mas descobrir que Soraya acabou se tornando informante da Rene Atwood em troca da guarda de seus filhos foi uma facada nas costas.

Duas comadres colocando a conversa em dia. Nem dá para ver o veneno escorrendo.

A solução foi uma das sacadas mais brilhantes da temporada e finalmente deu certo. Frank, que estava se auto representando (conforme instrução prévia de Bonnie e Annalise), solicitou todos os contatos de Rene no dia da transferência do corpo de Wes, de modo a comprovar que ela foi a responsável por tal. Mesmo o como jogo sujo dos procuradores, não foi possível refutar todos os pontos válidos levantados sagazmente por Frank e a juíza aceitou a solicitação dos documentos.  Esse é o início dos eventos que podem levar à absolvição de Annalise.

Infelizmente, nem todas as noticias são boas. Em uma cena emocionante, Laurel descobre que o corpo de Wes foi encontrado, mas foi cremado. Eu amei que a Karla Souza acabou falando com um pouco do sotaque enquanto explodia emoção, deixou tudo tão mais natural e verdadeiro. Eu só queria um pouco mais de energia, talvez um abraço, não sei, senti que faltou algo, mas foi uma bela cena. Para Annalise, a situação é ainda pior, pois, sem o corpo, fica praticamente impossível provar que ela não está envolvida com a morte de Wes e, além disso, não poderão fazer um exame de DNA para provar o parentesco com os Mahoney.

Ao mesmo tempo, inicia-se o julgamento de Connor. Pela primeira vez Michaela participa das acusações. E todos os pontos levantados são totalmente válidos. Nós sabemos que os Mahoney estão envolvidos, então, qual é a necessidade de Connor ao insistir em acusar Annalise? Mas a cara que Bonnie faz ao saber que Oliver está investigando a cópia do telefone de Annalise me deixou inquieto. Talvez Annalise não seja tão inocente quanto pensamos.

E no último minuto eles resolvem nos jogar uma bomba. Oliver descobre que Connor estava mentindo. Como desconfiávamos, Connor não ficou muito tempo com Thomas e ouviu a mensagem de Annalise, com uma janela de tempo muito grande entre ir para a casa dela e aparecer no hospital. Corte para o flashback e vemos Connor no tão famigerado porão de Annalise fazendo massagem cardíaca em um Wes desacordado, mas sem nenhuma marca de queimadora.

Segue a trilha sonora da semana. Falta uma música. Assim que eu localizar uma versão online, eu atualizo com o link:

A audiência deu uma leva caída, de 4,92 milhões para 4,66 milhões. Nada muito significante e, ainda assim, bem superior à média do início da temporada. Semana que vem será o Season Finale. Sim, teremos episódio duplo. O 3×14 – He Made a Terrible Mistake vai ao ar no horário de Scandal e o 3×15 – Wes no horário normal. A decisão pelo Finale duplo foi provavelmente devido ao atraso ocasionado pelo especial sobre o Trump. Aguardem o mesmo tratamento para o Finale de Scandal, ok?

E então, vocês tem teorias sobre quem realmente matou Wes ou o que aconteceu na casa de Annalise? Teremos muitas coisas para descobrir dia 23 de fevereiro. Nos vamos lá!


O que acharam desse episódio de How To Get Away With Murder? Deixem suas opiniões e teorias nos comentários!


Paulo Halliwell

Professor de idiomas com mais referências de Gilmore Girls na cabeça do que responsabilidade financeira. Fissurado em comics (Marvel e Image), Pokémon, Spice Girls e qualquer mangá das Clamp. Em busca da pessoa certa para fazer uma xícara de café pela manhã.

São Paulo / SP

Série Favorita: Gilmore Girls

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×