Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Incorporated - 1x04 Ben & Laura

Incorporated -1×04 Cost Containment / 1×05 Profit and Loss

Por: em 3 de janeiro de 2017

Incorporated -1×04 Cost Containment / 1×05 Profit and Loss

Por: em

Para uma série que trata de negócios, Incorporated foi bastante para o lado da procriação nos últimos episódios. Além de já ter nos falado que, nesta realidade, os são úteros controlados pela corporação – as mulheres tem Diu que só pode ser retirado mediante autorização – crianças foram tema central do episódio. Depois que uma alta executiva sai da empresa por causa da gravidez, Laura tem que tomar decisões sobre seu futuro bebê.

De certa forma, faz sentido. Quer dizer, embora as empresas não te obriguem a colocar um Diu – ainda – muitas mulheres deixam filhos para depois para poder cuidar de suas carreiras. Foi estranho no entanto ter este tema como central, talvez pelo ambiente de Spiga ser tão masculino. Além de Elizabeth, só lembro de ter visto outras duas mulheres em ambiente de trabalho, e todas masculinizadas. Por outro lado, tenho que admitir que o anticoncepcional masculino me surpreendeu. É, afinal de contas, um baita avanço em questão de igualdade, mas o futuro distópico de Incorporated tem dessas coisas, umas pitadas de esperança em meio a loucura, como o relacionamento homo de Theo, tratado com a normalidade que merece.

Incorporated - 1x04 Julia

No passado, Elena recebe uma proposta para ser rica e sofisticada, entre os ricos e poderosos. Ou seja, virar prostituta. A principio ela declina, mas a corporação é mais cruel do que isto e a pequena lanchonete da família dela é incendiada. Ela acaba aceitando o trabalho para tirar sua família da probreza e mandando Aaron esquecê-la.  

Pela Primeira vez Aaron tenta libertar Elena do seu “emprego”. Na verdade, ser prostituta no mundo de Incorporated tem mais a ver com ser um andróide em Westworld do que um ser humano. Ela conta o que os clientes fazem com ela e eu honestamente não entendi como ela continua neste “trabalho”. Ver Elena sempre de longe me incomoda neste sentido. Temos uma idéia da motivação dela através dos flashbacks, mas isso faz mais de 6 anos. Como explicar porque ela continua lá? Sim, e imagino a política de Spiga contra funcionários dissidentes, mas isso ainda não explica como não se tentaria sair daquela vida. Morrer parece melhor do que a violência a que ela se submete. Também descobrimos o que aconteceu com o pai de Elena, que está vivo no fim das contas, mas teria abandonado Theo ainda criança. O esforço de Elena teria sido em vão.

Enquanto isso, a competição em Spiga está cada dia mais acirrada. Roger vai a extremos para conseguir ser promovido no emprego. Na sua tentativa de derrubar de Ben Larson ele acaba descobrindo bem mais do que barganhava. Em uma busca que dura os dois episódios, Roger acaba encontrando Elena e seu pai e a verdadeira identidade do seu concorrente. Claro que este confronto não pode acabar bem.

Neste episódio vimos como Aaron se tornou Benjamin Larson, com ajuda de Hendrick, mas o quinto episódio trata dele sendo mais Aaron que Ben. Em busca de Elena e fazendo de tudo para sobreviver, inclusive quanto a Roger. Não dá para esquecer completamente o passado, nem viver plenamente o presente se você não se liberta dele. Ainda não sabemos os reais sentimentos dele por Laura e, apesar de ele estar adiando a gravidez, eu acho que ele gosta mesmo da esposa, só que não consegue de fato esquecer Elena como ela havia pedido.


O que vocês estão achando de Incorporated?


Mariane Lima

Apaixonada por histórias, em todos os formatos, conta com listas enormes de livros que quer ler e filmes e séries para assistir.

Porto Alegre / RS

Série Favorita: House of Cards, Game of Thrones, Scandal

Não assiste de jeito nenhum: Once upon a time...

×