Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Já vi essa história em algum lugar…

Por: em 10 de novembro de 2009

Já vi essa história em algum lugar…

Por: em

Comparações são inevitáveis. Principalmente nesse mundo de séries onde cada uma tem um pouquinho de outra. Mas elas não se comparam apenas a outros seriados, e sim também, a grandes filmes!! Muitos dos assuntos tratados nas séries já foram vistos na telona com histórias parecidas.

São eventos globais ou misteriosos que criam um grande e bom suspense. Tramas com idéias filosóficas, religiosas ou apenas científicas podem ser vistas tanto dentro de casa, como nos cinemas. Manifestações de poderes, catástrofes, novos seres…com quais filmes podemos comparar tais eventos em série?

V X Independence Day

vindependece

A chegada de alienígenas em várias grandes cidades mundiais é o tema principal, tanto da série, como do filme. Seres de outros planetas, aparentemente pacíficos possuem objetivos claros contra nosso querido planeta Terra: a destruição!! Até o Brasil entrou nessa dança. Em V, uma nave chegou perto do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Já em Independence Day, naves foram vistas em São Paulo.

A luta entre os aliens e o governo americano é o foco primordial, tendo aquela questão de confiança no começo, até se descobrir o possível ataque. O novo remake de V estreou semana passada e promete muito. Claro que o filme de 1996 perde em questão de efeitos especiais, mas é uma boa pedida para os fãs de ficção científica.

FlashForward X Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness)

flashforwardblindness

A semelhança entre série e filme não é o motivo do pânico mundial, mas suas consequencias. Em FlashForward, o mundo todo apaga por 2 minutos e 17 segundos onde cada pessoa vê sua vida daqui a 6 meses no futuro. Já no livro/filme Ensaio Sobre a Cegueira, José Saramago conta uma história onde o mundo todo começa a enxergar tudo branco, como leite. A cegueira branca só não afeta uma mulher, que precisa se esforçar para ajudar quem está por perto.

A comparação aqui é sobre o surto de uma doença ou experiência que ataca o mundo todo e o caos se instala. Milhões de pessoas morrem ao redor do planeta, enquanto as que continuam vivas tentam voltar a suas vidas normais, se adaptando as mudanças. Mas muitas delas não conseguem voltar a realizar sequer as atividades normais de seu dia-a-dia e todos buscam por respostas e alguém para culpar.

Que fique claro que essa é a comparação, pois FlashForward está bem fraquinha, enquanto Ensaio Sobre a Cegueira é um dos melhores livros que eu já li e a adaptação para o cinema não decepciona. Com ambas as catástrofes, sua visão do mundo nunca mais será a mesma!!

Harper’s Island X Pânico na Ilha (Club Dread)

harperclubdread

Tudo bem, a série era de terror e o filme faz o estilo terror/comédia, mas a comparação é inevitável. Um grupo de pessoas fica presa em uma ilha e um assassino começa a matar um por um. Os jogos “quem é o assassino” e “quem será a próxima vítima” são clichês bem básicos, assim como os normais de filmes de terror, como as luzes apagando do nada e a mulher tropeçando e caindo quando está correndo.

Pânico na Ilha não é conhecido, nem muito bem feito. Ele é engraçado e dá para passar o tempo, assim como Harper’s Island, mas claro, tirando a parte divertida. Porém, eu gostei de ambos e recomendo para quem é fã de tal estilo.

The Vampire Diaries X Crepúsculo (Twilight)

vampiretwilight

Uma cidade pacata recebe a vista de vampiros que mudam a vida de uma adolescente no ensino médio. Além de True Blood ser realmente superior a série e o filme, não comparei aqui porque em Bon Temps, os vampiros saíram do caixão e os humanos sabem de sua existência. Já em Mystic Falls e em Forks, a existência de tais seres é desconhecida pela população em geral.

Vampiro adolescente (fisicamente) e telepata, que não se alimenta de sangue humano, se apaixona por uma garota cuja vida vira de cabeça para baixo após começar a namorar o sangue suga. Amigos poderosos (bruxas em TVD e lobisomens em Crepúsculo), vampiros vilões, família ameaçada, entre outras coisas, são as comparações inevitáveis entre as tramas de vampiro. Pode não parecer, mas eu adoro The Vampire Diaries, mas achei o filme Crepúsculo, assim como a leitura do livro, bem fracos.

Heroes X X-Men

heroexmen

Pessoas normais descobrem ser mutantes ou possuírem habilidades especiais, vulgo poderes, e precisam se reunir para lutar contra grandes vilões e contra a sociedade que os reprime. Premissa básica tanto da série Heroes como dos quadrinhos e filmes X-Men. Grandes reviravoltas, conspirações, problemas familiares e muitos, muitos poderes são mostrados nas cenas de ação.

Além disso, existem personagens com as mesmas habilidades, sendo elas telepatia, telecinese, pirocinese, controle mental, anulação de habilidades, manipulação do tempo, controle climático, regeneração celular, clariciência, força sobre humana, super agilidade, voo, transmorfismo, manipulação do gelo, intangibilidade, absorção de poderes e muitos outros. Magneto e Sylar são as principais forças do mal em X-Men e Heroes, enquanto Wolverine e Peter se mostram como “mocinhos”. Outra semelhança é que a atriz Dania Ramirez interpretou Maya em Heroes e a vilã Callisto no terceiro filme de X-Men.

Lost X Náufrago (Cast Away)

lostcastaway

Aqui a semelhança é apenas na premissa: um acidente aéreo faz com que pessoas fiquem presas em uma ilha deserta e precisam fazer de tudo para sobreviver e tentar escapar, visto que o resgate não vem. A grande diferença é que em Lost, um grupo de 48 pessoas sobrevive ao acidente e descobrimos que a ilha não é deserta. Enquanto em Náufrago, apenas o personagem de Tom Hanks fica vivo, o que acarreta diversos problemas mentais.

Porém, a procura por água, alimentos, locais seguros e principalmente, a construção de jangadas para um possível resgate, acontecem tanto na série, como no filme. Náufrago foi referência para a criação da história de Lost, pois a idéia era uma junção do filme e do reality show Survivor.

Dead Set X Resident Evil

deadsetresident

Uma das principais diferenças dessas tramas de zumbis é que em Dead Set não é explicado a origem do surto. Não sabemos de onde ele vem e nem por que, mas em Resident Evil, é um vírus, chamado T-Virus, que transforma os seres humanos em zumbis. Um grupo de pessoas também fica presa em um lugar enquanto o mundo todo ou apenas a cidade em que estão, é transformada em zumbis e eles precisam sobreviver.

Tanto faz o local, se em uma corporação ou em uma casa de Big Brother. Os sustos são os mesmos e o suspense e terror são muito bem produzidos. Claro que quem acompanha os jogos de Resident Evil não gostou muito dos filmes, mas para quem é fã de zumbi, tanto série como filme são excelentes pedidas. Além do mais, Dead Set tem apenas 5 episódios!!

Jericho X O Dia Seguinte (The Day After)

Jerichopic

Feito diretamente para televisão, O Dia Seguinte não é um filme famoso, mas tem uma trama parecida com a ótima Jericho. As cidades em que as histórias se situam, Jericho e Lawrence, respectivamente, ficam no Kansas e a sinopse é sobre um ataque nuclear nos EUA e os moradores das cidades precisam lutar para sobreviver sem ajuda, alimentos e energia.

Todos os problemas causados por uma bomba atômica, como radiação, governo enfraquecido e milhares de mortes são tratadas com bastante cuidado. Apesar da história ser sobre o ataque nuclear, o foco principal se dá em cima dos personagens, seus medos, esperanças e sobrevivência. Vale realmente a pena!!

E então, também achou as comparações viáveis? Se você conhece outra série, com temas catastróficos e misteriosos como esses, e um filme para compará-lo, não esqueça de avisar!!


Caio Mello

São Bento do Sul – SC

Série Favorita: Lost

Não assiste de jeito nenhum: Séries policiais

×