Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Joan of Arcadia

Por: em 30 de junho de 2013

Joan of Arcadia

Por: em

Joan-of-Arcadia-4

Com encerramento da bem sucedida Touched by an Angel (também bastante conhecida aqui no Brasil, traduzida como O Toque de um Anjo) em 2003, o canal americano CBS decidiu produzir uma nova série que seguiria uma linha semelhante: Joan of Arcadia. O nome da série é uma alusão à Joana d’Arc, a conhecida jovem heroína da Guerra dos 100 anos. Em sua primeira temporada, a série teve boa audiência e recebeu uma indicação ao Emmy na categoria “melhor série dramática”. No entanto sofreu uma queda de audiência muito grande em seu segundo ano, o que resultou em seu cancelamento prematuro.

Joan Girardi é a personagem que dá nome a série. Interpretada por Amber Tamblyn, ela é uma adolescente que acabou de se mudar com sua família para uma cidade chamada Arcadia. Não pense, nem por um momento, que por que a protagonista é uma adolescente que ainda está no colégio, que este é um draminha teen. Não é. A série trata de temas seríssimos e acredite em mim: Se neste momento você quer um drama leve, procure outra coisa para assistir e deixe Joan of Arcadia para outra oportunidade. Se não é este o seu caso, vou te contar porque esta série é excelente.

A família Girardi é composta de cinco pessoas: Will, interpretado por Joe Mantegna, que trabalha como chefe da polícia da cidade. Ele é casado com Helen, interpretada por Mary Steenburgen, que trabalha na mesma escola que seus filhos estudam. O casal tem três filhos: o mais novo é o Luke (Michael Welch), um nerd. A do meio é Joan e o mais velho é Kevin (Jason Ritter), que ficou paralítico após um acidente de carro.

Logo no início do texto disse que a série veio para pegar carona no sucesso de O Toque de um Anjo. Vocês vão entender o motivo disto agora. No piloto da série, Joan conhece um garoto, mais ou menos da mesma idade que ela, que afirma ser Deus. Desconfianças iniciais a parte, esta se torna a premissa da série: Deus passa a aparecer para Joan em todos os episódios. Cada vez Ele aparece como uma pessoa diferente. Às vezes ele é um adolescente bonitinho, outras é um jovem cheio de piercings e maquiagem pesada. Com o tempo, as “formas” se repetem e se você prestar atenção, a forma em que Deus aparece para Joan  faz sentido de acordo com o contexto.

Se você pensar que a série não vale a pena porque trata de Deus, espere um pouco antes de fazer algum tipo de julgamento prévio. Apesar de ser bastante óbvio na série que ela tem um caráter cristão, ela não é exatamente religiosa. Quando digo “religiosa”, quero dizer no sentido de ser aquela coisa tradicional e cheia de regras. Após uma pesquisa, descobri que a criadora da série é católica, mas não fique esperando que ela tente mandar alguma religião goela abaixo dos expectadores, porque isto não acontece.

Joan of Arcadia

Uma coisa que fez com que eu gostasse tanto da série são os personagens. Apesar de Joan ser a protagonista, temos bastante foco em seus amigos e sua família. Os atores escolhidos são extremamente competentes e você sente que poderia ser qualquer pessoa que mora na mesma cidade que você. Outro fator que deixa a série especial é a forma em que ela aborda temas, muitas vezes polêmicos, em sua história.

Não darei muitos detalhes sobre quais são estes temas para não dar spoilers, mas como você pode imaginar, existem várias discussões filosóficas sobre o bem e mal, sobre porque coisas ruins acontecem com pessoas boas, sobre milagres e sobre os dilemas da vida cotidiana. A beleza da história é estas questões são abordadas com uma profundidade incomum para uma série da tv aberta americana.

Infelizmente, Joan of Arcadia foi cancelada sem final. O último episódio da série teve cara de season finale, mas nunca foi concluído. Mas não deixe que isto o impeça de assistir a série, porque apesar disto, ela é excelente e vale muito a pena. Aproveite esta summer season para fazer uma maratona de Joan of Arcadia. Depois que você assistir, volte aqui e me conte o que você achou. Como é curtinha, dá para assistir as duas temporadas bem rápido.


Keyla Mendes

Uma paulista vivendo em Minas esperando pacientemente o momento de sair para conhecer o mundo. Ou, quem sabe, o universo... Tudo depende de um certo Doutor e sua cabine mágica.

Lavras / MG

Série Favorita: Joan of Arcadia

Não assiste de jeito nenhum: Séries médicas

×