Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Lá vem o Chaves! 40 anos de muitas histórias

Por: em 20 de junho de 2011

Lá vem o Chaves! 40 anos de muitas histórias

Por: em

Há exatos quarenta anos ia ao ar pela primeira vez, na rede de televisão mexicana Televisa, a série que se tornaria um dos maiores sucessos da história: “El Chavo Del Ocho” (se engana quem pensa que o número refere-se à casa do protagonista, na verdade representa o Canal Oito, onde a série era veiculada), que no Brasil se popularizou com a nomenclatura “Chaves”. Foram produzidos aproximadamente duzentos e oitenta e três episódios, levados ao ar entre 1972 e 1980 (nos anos seguintes, até 1992, ainda foram exibidas esquetes dentro do programa Chesperito). Quem não teve a infância marcada pelas histórias do garoto do barril e sua turma? Chaves e seu humor inocente cativaram gerações, e a maioria de nós, apaixonados por séries, fomos introduzidos, mesmo que inconscientemente, ao mundo dos seriados por essa produção. Então, é claro que o blog não deixaria de homenagear esse marco televisivo. Como ficaria extremamente longo se selecionássemos os quarenta melhores episódios (é que ninguém tem paciência comigo!), resolvemos selecionar os oito melhores na nossa humilde opinião. Curta com a gente. Isso, isso, isso, isso!a

O Festival da Boa Vizinhança

Com certeza um dos episódios mais engraçados do seriado. É impossível mencionarmos as melhores piadas de Chaves sem nos lembrarmos da clássica “e volta o cão arrependido (…)”, verso repetido 44 vezes. Ou então quando Nhonho, na peça teatral, nos diz que algo terrível aconteceu com a filha dele e, melhor ainda, Chaves e Chiquinha deixando a poesia de Quico, em homenagens as mães, divertidíssima. Não me canso de assistir a esses episódios (são quatro, que narram desde a preparação do palco até o festival em si). É inegável que Chiquinha e Seu Madruga são o destaque; a garota, causando confusão nos bastidores, atuando na peça e ainda rindo da cara de Quico, e seu pai em seus papéis que vão de carpinteiro a diretor do espetáculo. Claro que o evento não ia funcionar sem ele.

A Casa da Dona Clotilde

De todos os personagens que aparecem aqui, sem dúvida Chaves rouba a cena, não só pela infinidade de vezes em que ele faz o sinal da cruz ao ouvir qualquer barulho, mas por todas as suas expressões, de um pânico muito engraçado, o que me faz lembrar da minha própria infância. Quando criança eu era ao mesmo tempo muito medrosa e muito curiosa, assim como Chaves. E não há como falar desse episódio sem lembrar da sua melhor sequência nesse capítulo: “Outro gato!”. Coisas que só Chaves seria capaz de fazer.

Vamos Todos a Acapulco – Os Farofeiros

Quem nunca assistiu esses episódios e sentiu vontade de visitar Acapulco? Como foram divertidos esses momentos da turma na praia paradisíaca, presenciamos momentos cutes, como quando o Senhor Barriga se oferece para levar o jovem Chaves para que ele não fique sozinho, até cenas hilárias, como quando Chaves fica preso na porta giratória. Tem como não amar? As trapalhadas na piscina, Professor Girafales enterrado na areia… E o final da viagem quando eles se despedem um a um, enquanto Chaves permanece sentado em volta da fogueira. Mmomentos inesquecíveis dessa sequência de episódios!

O Aniversário do Seu Madruga

Durante toda a série, Seu Madruga (ou Don Ramón, nas primeiras dublagens) nunca pareceu se preocupar com a idade, até o dia em que chega seu aniversário. O que era para ser um dia feliz se transforma em uma sucessão de incidentes cômicos cheio de frases inesquecíveis (“Seu Madruga, o senhor não vai morrer. Vão matar o senhor!”). E aqui é justamente o aniversariante que rouba a cena não só por entender tudo errado mas pela sua reação ao imaginar o que seriam os preparativos para o seu velório, com direito a café da Dona Florinda e os clássicos bolos da Bruxa do 71. E como não lembrar o inesquecível momento em que ele se olha no espelho e vê seu esqueleto, ao som da Marcha Fúnebre? Mas, como não poderia deixar de ser, tudo termina em confusão. Não sem antes vermos tudo esclarecido.

Um Astro Cai na Vila

Episódio que conta com a participação especial do ilustre Héctor Bonilla, que deixa as mulheres da vila babando por ele e os homens, claro, enciumados. Tem como esquecer o professor Girafales indignado com Dona Florinda e tendo até mesmo que se submeter a trocar o pneu do carro do ator? Destaque do episódio, aliás, é Dona Florinda, que se mostra uma noveleira de primeira. Há outros momentos hilários, quando o narrador quase solta um “Bruxa do 71”, mas se corrige a tempo, e a clássica “Sim, te perdôo”. Ah, e o final, também é excelente, já que Héctor se mostra humilde e volta para presentear seu mais novo amigo, Chaves, com uma bola de futebol.

Seu Madruga Professor

Que Seu Madruga nunca foi muito “chegado” à escola, isso todos nós sabemos, agora o que ninguém imaginava é que ele tinha talento para professor, e é isso o que torna esse episódio hilário e inesquecível. Vê-lo na frente do quadro negro ensinando frações às crianças e usando Quico amarrado a uma linha de trem já é perfeito, mas ver sua explicação para que os alunos nunca chegassem perto de locais ou garrafas contendo caveiras (porque essa caveira significa PE-RI-GO!) é maravilhoso. Tanto que até o próprio Professor Girafalez fica abismado. Se todos os meus professores tivessem dado aulas como a do Seu Madruga aposto que eu nunca teria sentido sono ou desejado secretamente que eles perdessem a hora nas segundas-feiras de manhã…

Nem Todos os Bons Negócios São Negócios da China

Quem não se lembra desse episódio? Depois de ganhar uma gorjeta, Chaves resolve investir e criar seu próprio negócio, uma tenda de refrescos, com sabores únicos e exclusivo, como: laranja que parece limão e tem gosto de tamarindo! E não tem de abacaxi, entendeu Quico?! Tudo ia bem, até Quico resolver se tornar um concorrente, com sua barraca high-tec. Mas a confusão é generalizada quando os garotos, ao imaginarem que a Bruxa do… ops, Dona Clotilde, estava enfeitiçando o Seu Madruga, derramam um remédio para insônia na bebida, levando os clientes a pegarem no sono. Claro que também não podemos deixar de lembrar o Quico tomando água suja!

As Aulas de Desenho

Algumas crianças podem não ter talento algum para o desenho (como é o meu caso), mas o que não falta nessa fase da vida é imaginação, e é disso que o episódio trata – a imaginação das crianças, que transformam qualquer rabisco em uma obra de arte. Escolher o personagem que mais se destaca aqui é um pouco difícil, por isso eu escolho dois: Quico e Chaves. O bochechudo, sem dúvida, por sua máquina de escrever de uma tecla só e o Chaves por seu quadro rabiscado a que ele deu um nome tão complicado que nem o professor sabia dizer qual era. Se bem que não podia deixar de citar o Godinez também, com seu tabuleiro de xadrez para iniciantes, e o autor do texto repleto de “x”, escrito na máquina de escrever com uma tecla só.

__________________

Quarenta anos de exibição ininterrupta, um marco reconhecido até no Guiness. Com tantas histórias divertidas e marcantes, mesmo com as famosas desavenças entre o elenco, o que temos para lembrar da série são apenas coisas boas. Que as próximas gerações possam continuar acompanhando esse fenômeno.

Bateu saudade dessa turma? Não deixe de conferir o nosso especial sobre a série que todos já assistiram.

Parabéns Chaves, e parabéns a nós, que crescemos junto com essa turma.


Tobias Romanzini

Porto Alegre - RS

Série Favorita: Grey's Anatomy

Não assiste de jeito nenhum: Fringe e séries policiais

  • July

    Amei o post !
    Chaves é uma série que marcou minha infancia, e vendo esses videos lembro que não tem como não rir ! Todos os episodios são hilários !
    A Casa da Dona Clotilde é maravilhoso, e o do Seu Madruga Professor nunca vi (!) e preciso assistir haha

  • OzzyCrazy

    Sou muito fã do seriado Chaves e fã do personagem Seu Madruga.

  • Quando eu era criança não gostava de chaves. Achava muito tosco!
    Foi só crescer um pouquinho para entender as entrelinhas e perceber a genialidade por trás de um simples menino sem-teto. Hoje eu adoro!
    Meu episódio preferido é o de Acapulco!

  • Andrezza

    Que post lindo! Parabéns Tobias e Rose!
    De todos esses, os meus preferidos são Acapulco, O Festival da Boa Vizinhança e o da Casa da Bruxa do 71 (lembrar do “Outro Gato” me faz rir sozinha).
    Tem mais um que me marcou muito, o do Natal na casa do Seu Barriga. Uma data tão bonita e feliz, mas que ser difícil para uma criança órfã como o Chaves.

  • Lucas

    Adorei relembrar! 😀

  • Renata

    Vocês não imaginam como fiquei feliz de ler esse post!
    Sou muito fã do seriado, de saber falas de cor e, claro, parar para assistir toda vez que passa um episódio no sbt.
    Nos meus 23 anos de vida já devo ter assistido a todos os episódios, mas é impossível não rir das piadas, por mais bobas que sejam.

  • Arthur de Melo Barbosa

    Parabéns! Tudo de bom! Gostei de relembrar esses momentos da série!! hehehehe

    Pena que não teve um final certo né? Mas todos são muito bons! Também gosto do episódio do Dia dos Namorados! Bastante engraçado! Hoje no SBT passou o da Festa da Boa Vizinhança! Hehehehe Muito bom!

    Ainda bem que ninguém fez clichê da série ou alguma coisa parecida! HAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA Não podemos esquecer do episódio que chamam ele de ladrão! Que atire a primeira pedra a pessoa que não ficou com dó ou derramou lágrimas por causa da injustiça com o pobre menino?

    Parabéns a equipe! Vlw! Sempre com um ótimo trabalho!

    PS: Gente eu já vi em vários lugares em sites, especialmente no Orkut, que mostrou os “7 ou 8 Mistérios de Chaves”. Mas afinal, qual é o verdadeiro nome dele??? kkkkkkkkkkkkk Ninguém sabe …….

    • Tobias

      Roberto Gomes Bolaños tinha planejado a morte do Chaves no episisódio final, ele seria atropelado ao tentar salvar uma criança, mas a filha dele o desencorajou. O episódio final de Chaves é “Aula de Geografia”. Interessante, não?!

      Já pensou se o Chaves morresse! :O

  • Jorge R.

    Nunca vou me esquecer de Chaves, eu chorava quando ele ficava só na praia de Acapulco e me estabacava de rir no episódio da casa da Bruxa do 71. Outro episódio muito dramático era o que ele falava ao Seu Madruga que não tinha conhecido o pai ou a mãe, a lágrima descia. Só que o personagem que eu mais ria era o Quico, hilário. Ei, tem uma história que tinha uma personagem chamada Angelica e que ela desaparecia do nada. Um final que sempre quis ao Chaves era que ele falasse o nome dele, onde ele morava, já que ele falou que não ficava só no Barril, e que ele encontrasse a mãe dele. Série inesquecível. Se tiver filhos, a primeira coisa que farei é comprar os DVD´s de Chaves para eles.

  • Eu nunca morri de amores pelo Chaves, mas consigo entender o apelo que a série tem com a maioria das pessoas. Fico feliz em ver seu espaço garantido aqui no blog!

  • Bruno

    Chaves é demais!! Sem dívidas é o melhor programa de todos os tempos.

    É tão fascinante que nos faz rir, se emocionar e até mesmo nos dar lições de moral..

    Agora eu morro de rir com as piadas do chaves no episódio do despejo do Seu Madruga..

    Seu Madruga: “Você sabe o q aconteceu quando o Marciano perdeu o cinturão?

    Chaves: “Cairam as calças dele” kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    E a risada do chavinho no episódio do troca de chapeu é classica..

    E a carta da chiquinha é show de bola.

    “Ontem de manhã minha tia desentupiu o umbigo” kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Larissa

    “Gente” essa serie jamais vai sair da minha lista… o sbt repete e repete, mais eu assisto. O festival da “boa vizinhança”, é demais. Só da raivinha quando a Dona Florinda da os tapas rotineiros no Seu Madruga. Eu torcia pra ele aprontar uma pra ela.. Enfim…

    CHAVES S2!!!

  • Rafael

    Chaves realmente é genial. Esqueceram de colocar aquele episódio clássico: “o gato ou kiko?” kkk…

    O Chaves atropela o gato do Kiko e o pessoal da vila faz um tribunal para julgar o Chaves. Esse episódio é muito engraçado e deveria ser destacado tbm.

×