Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Ligações Perigosas – Episódio 7

Por: em 13 de janeiro de 2016

Ligações Perigosas – Episódio 7

Por: em

Depois de mentir, trair, manipular e usar as pessoas ao redor, Isabel e Augusto começam a ter que lidar com as consequências dos seus atos. O reflexo na vida deles ainda se dá de forma indireta, mas essa situação não deve durar muito tempo.

augusto-isabel

Augusto prometeu que fugiria com Mariana e nem a notícia de que Cecília estava grávida o fez recuar da ideia. Foi Isabel quem lhe abriu os olhos para o que ele estava fazendo, e como aquela história terminaria quando ele se sentisse entediado. Percebe-se que Isabel conhece muito mais Augusto que o contrário, já que a leitura que ela fez de seu velho amigo foi mais precisa que ele mesmo poderia fazer. Mas seu discurso não foi um alerta, não foi um conselho, não foi um aviso de quem quer ver o bem do outro. Isabel, que tantas vezes manipulou as pessoas com mentiras, desta vez usou a verdade para manipular Augusto e ferir ainda mais Mariana. Ela não aceita ser a “segunda” na vida de  nenhum dos homens ao seu redor, e faz o que for preciso para aniquilar as que são mais importantes que ela.

A gravidez de Cecília poderia ser o seu fim, mas Isabel preferiu convencer a menina de que é apenas um alarme falso, certamente para ter o controle absoluto sobre a informação, enquanto seduz Felipe para que ele mesmo se torne seu aliado e uma das suas armas. Felipe é um romântico à moda antiga, mas é um homem feito também. Ele acreditou nas palavras de Isabel e se deixou envolver pela madame porque aquilo era conveniente de alguma forma, não por uma inocência cega. Felipe pode ser tímido e ter mais respeito pelas mulheres que Augusto, mas também não é nenhum santo, como ninguém ali.

Mariana é o tipo de pessoa que se entrega completamente àquilo em que acredita. Se entregou à religião, se entregou à caridade, se entregou ao casamento e por fim, se entregou ao amor a Augusto. Mas descobrir que tudo não passava de uma ilusão, de uma mentira, tirou dela a sua razão de existir e a vontade que tinha de viver. Como Augusto mencionou, Mariana é uma mulher extraordinária, mas não sabe disso. Ela não faz ideia de que é um ser humano pleno e por isso deposita todas as suas necessidades em uma paixão. Mas o que resta a alguém que traiu seus votos, traiu sua fé e foi traída por aquele que amava? A morte pareceu o caminho mais fácil, talvez o mais seguro e certamente menos doloroso que conviver com a vergonha e com a decepção.

mariana

O que ela encontrou foi pior que a morte, foi uma prisão em que todos os dias são iguais, e em que todos os dias ela lembra e é lembrada do que fez. Mariana está arruinada e Augusto é forçado a lidar com isso, a assumir para si mesmo que ele destruiu a única mulher que o tocou de alguma forma. No fim do dia, no entanto, o que ele perdeu? Uma amante? Sua devota? Enquanto Mariana saiu sem dignidade e quase sem vida do golpe que ele planejou, ele apenas ficou com peso na consciência e acha que isso já lhe dá o direito de tentar forçar Isabel a dormir com ele como uma forma de compensa-lo pelos terríveis danos sofridos. Augusto é o tipo de homem que pode até ter uma vasta lista de mulheres na sua vida, mas é incapaz de amar de fato uma delas, porque não considera que as mulheres são pessoas com os mesmos direitos que ele, acha que elas devem estar ali para servi-lo sempre que ele tiver vontade, acreditar nas suas mentiras e ceder às suas investidas mais violentas quando as palavras não bastarem.

Só que Isabel não é como Cecília, e ele sabe disso. Apesar de por duas vezes ter tentado se impor à força, ele conhece a amiga e sabe que ela o colocaria na cadeia se fizesse algo contra a sua vontade. Em uma chantagem bem barata, ele fez com que ela escolhesse: ou pagaria a aposta e dormiria com ele, ou eles entrariam em guerra. A resposta foi bem óbvia, já que ainda está para nascer quem faça Isabel se dobrar, e agora os dois aliados de uma vida inteira estão em lados opostos do campo de batalha.

Pensando friamente, as armas de ambos são as mesmas. Os dois foram tão parceiros nos crimes, nas intrigas e nas manipulações que é praticamente impossível incriminar o outro sem se jogar no fogo junto. A única vantagem de Isabel está em Felipe. Apesar de ter sido a mentora de todo o jogo envolvendo ele, Cecília e Augusto, ela agora tem a confiança do rapaz na sua palavra e a gravidez da sobrinha como prova da traição de Augusto com o amigo.

augusto-felipe

Algumas observações:

– Marjorie estava, mais uma vez, impecável na pele de Mariana. Tudo que essa mulher faz fica bom, é isso mesmo?

– Cecília jurando que Augusto estava apaixonado por ela é a prova de que, apesar de estar toda modernosa, ela ainda é uma garota ingênua pra caramba.

– Aliás, impagável a cena em que ela aparece com a blusa com os botões todos forçados por causa do crescimento dos peitos e a Isabel diz que magina, tá ótima.

– Vai ser divertido ver a cara de tacho da Iolanda quando descobrir que a filha se envolveu com Augusto, e que a culpada por isso foi Isabel.

Quem você acha que vai sair vitorioso no duelo entre Isabel e Augusto? Deixe seu comentário e até amanhã!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×