Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Luke Cage – 1×07 Manifest

Por: em 1 de outubro de 2016

Luke Cage – 1×07 Manifest

Por: em

Assim como em Step in the Arena conhecemos a história por trás de nosso herói, Manifest mostra a verdade sobre Boca de Algodão, Mariah e o legado de Mama Mabel.

luke-cage-1x07-mama-mabel

Quando os flashbacks começam a contar a história dos Stokes, somos apresentados a um Cornell que deveria ter ido à Juilliard, por seu talento e sonho de ser um musicista. Apesar de ter sido moldado para ser um assassino, essa não é sua verdadeira natureza. Talvez, se as coisas tivessem sido diferentes e outras oportunidades fossem dadas a ele, não o teríamos como um dos vilões de Luke Cage. Foi muito interessante notar como o diretor explorou isso. Em diversos momentos, a câmara enquadra Cornell em frente a imagem do BIGGIE e sua coroa – seria uma alusão ao futuro que ele teria, se houvesse seguido seu verdadeiro sonho?

Enquanto Mama Mabel encaminhava Cornell para assumir o seu lugar, Mariah era incentivada em seus estudos. Ou seja: Os caminhos não foram escolhidos por nenhum dos primos, mas sim determinados pela matriarca. Mesmo após a morte dela, Mariah e Boca de Algodão tentaram manter o seu legado, – não apenas o poder e o dinheiro, mas proteger o Harlem – o que mostra o quão grande era a influência dela na vida dos dois. No entanto, a chefe dos Stokes não podia prever que uma das mais importantes lições que ensinou a seus pupilos – “Primeiro a família. Sempre” – desmoronaria e culminaria na morte de Cornell.

Quando analisamos que essas palavras foram ditas logo após forçar seu sobrinho a matar Tio Pete, a quem deixou que abusasse de Mariah durante anos, era possível ver que sua lição seria esquecida em algum momento. E não dá para ignorar a participação de Shades na queda de Cornell. Eu me perguntei várias vezes qual seria o papel dele na trama, já que sempre pareceu rondar os fatos, mas nunca interferiu diretamente. Em Manifest, ele age de forma objetiva e fria quando Boca de Algodão ultrapassa os limites. Mas o que não fica muito claro é se isso faz parte dos planos de Kid Cascavel ou se o assassino atuou por conta própria. 

luke-cage-1x07-mariah-shades

Apesar de um dos destaques ter sido a ameaça de Cornell de enviar Luke Cage/Carl Lucas de volta à Seagate, com a morte do vilão e o início da “Era Mariah”, aparentemente não teremos nenhuma reviravolta quanto a isso nos próximos episódios. Mas não dá para esquecer deste segredo, já que a detetive Misty parece estar cada vez mais perto de descobrir que Luke não é quem diz ser. Se isso chegar a ser um problema, Claire pode chamar seu amigo advogado de Hell’s Kitchen, a quem fez menção neste episódio (e criou muitas expectativas em todos nós). Mas a maior ameaça de todas é que nosso herói é  tão inabalável como achávamos que era, depois de ter sido alvejado.

Tanta coisa aconteceu que não dá para ignorar o quão chocante foi esse episódio. Mariah subindo ao poder – com Shades nos bastidores – vai transformar o Harlem completamente. A recém descoberta de que Luke Cage não é tão imbatível quanto pensamos, muda tudo também. Nesta segunda metade da temporada, só dá para ter uma certeza: tudo é possível nos próximos episódios.

luke-cage-1x07-cornell-luke
E ai,  quais suas teorias quanto aos fatos de Manifest? Comente com a gente e não deixe de acompanhar essa maratona de perto!


Carolina Tavares

Advogada paulistana, é viciada em leitura desde que se entende por gente. Vê mais séries do que deveria e menos do que gostaria. Quer ser uma mistura de Olivia Pope, Alicia Florick e Annalise Keating algum dia.

São Paulo/SP

Série Favorita: The Blacklist

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×